Varejo aposta em música que eleva vendas

Leia em 1min

A música é um fator que pode manter clientes felizes e transitando por horas entre as araras de uma loja - ou levá-los a sair correndo num acesso de raiva.


Os varejistas, que estão acordando para o poder que a música ambiente tem de transmitir a mensagem de uma marca e inspirar os consumidores a gastar, começaram a inovar na forma como montam a lista de músicas de cada loja.

As grandes redes estão se voltando para especialistas como a Mood Media e a PlayNetwork, ambas americanas, para criar listas de música que correspondam aos valores e à estética de design da marca e ao estilo de vida de seus clientes.

A música ambiente da rede varejista de roupas e acessórios Gap tem como objetivo capturar "o otimismo, a democracia e o individualismo", com artistas como Rihanna e o grupo Fun, diz Tricia Nichols, sua diretora de engajamento global do consumidor e parcerias.

Fazer compras com música ambiente provoca a liberação de dopamina, que proporciona uma sensação de prazer e ajuda a aumentar o foco. "Isso pode deixar as pessoas num humor mais generoso", diz Daniel J. Levitin, professor de psicologia e neurociência comportamental.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Pesquisa sugere migração para compra de 'miudezas'

Os dados do varejo de outubro evidenciam que, na média, o consumo arrefeceu. Ao mesmo tempo, os números da...

Veja mais
Tender está 23,9% mais barato neste ano

Preparar a ceia de Natal neste ano pode significar economia para o bolso dos consumidores do Grande ABC. Enquanto a infl...

Veja mais
Estado pode colher maior safra de grãos da história

Farsul projeta produção recorde, mas cotações em baixa tendem a reduzir a renda vinda da agr...

Veja mais
Procon-SP: cesta básica cai 0,74% entre dias 6 e 12/12

O valor da cesta básica apurado no município de São Paulo pela Fundação Procon-SP, &o...

Veja mais
Mondelez vai apostar no Oreo, de novo

A fabricante americana de alimentos Mondelez (ex- Kraft Foods) faz sua terceira tentativa de lançar o biscoito re...

Veja mais
Copa pode ajudar as vendas de 2014

O comércio brasileiro segue com a perspectiva de um 2014 ainda nebuloso. No pior dos casos, o setor manterá...

Veja mais
Índice de emprego na indústria cresce 0,1% no mês de outubro, segundo IBGE

A indústria nacional registrou um oscilação positiva de 0,1% no índice de emprego do setor n...

Veja mais
CNA projeta crescimento de 3,56% para o agronegócio em 2013

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) ...

Veja mais
Produção de grãos deve somar 193,5 milhões de toneladas

Projeção é de retração de 3% para cereaisA produção brasileira de cerea...

Veja mais