Venda do Dia da Criança define consumo para o Natal

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As vendas de última hora no Dia da Criança foram um termômetro ao varejo neste segundo semestre. Enquanto grandes players como a Marisa e a Lojas Americanas mostraram-se otimistas com os resultados, redes menores, como a Pontual Calçados e a Blanc Brinquedos, por exemplo, terão de aguardar o Natal para ver as vendas subirem.

A superintendente do Shopping Jaraguá Indaiatuba, Silvia Albonetti, no interior de São Paulo (SP), afirmou que mesmo com o horário diferenciado de abertura por conta do feriado - do meio dia às 18 horas - o movimento no empreendimento foi ótimo. "Tivemos um fluxo grande de pessoas e as duas marcas que comercializam produtos para o público infantil, Marisa e Lojas Americanas, estão satisfeitas com as vendas", disse ela. Silvia afirmou que ambas explicaram que o volume de vendas foi maior na sexta-feira e que as expectativas entre os lojistas mencionados são de que a data traga incremento de vendas de 10% a 13%. Sobre os estoques, a superintendente explicou que não houve falta de produtos e que os lojistas não mencionaram se houve excedente do mesmo.

Para Marcelo Blanc, proprietário da Blanc Brinquedos - operação esta do Mais Shopping, em São Paulo -, as vendas mantiveram o ritmo do ano passado. "As vendas ficaram estáveis na comparação com 2012, mas alguns produtos tiveram seus estoques praticamente zerados", explicou ele. O item que teve maior procura e fará com que o empresário tenha de reforçar o estoque é a pelúcia interativa Furby. Os licenciados da Galinha Pintadinha também tiveram boa procura, assim como os bonecos de super-heróis. Já no caso das bonecas, as vendas para meninas deixaram a desejar. "Eu esperava mais das vendas de bonecas", explicou Blanc.

Na rede calçadista Pontal Calçados, mesmo com o movimento intenso no corredor do Mais Shopping, a conversão de vendas ficou aquém do esperado. "No ano passado vendemos 25% a mais que em 2011. Este ano ainda não tenho o dado fechado, mas o volume de vendas foi menor", explicou Gabriel Santos, gerente da loja. Na UZ Games, loja especializada em artigos para videogames também localizada no Mais Shopping, as vendas vêm em trajetória ascendente desde julho deste ano, conforme explicou o subgerente Marcelo Goularte. "De julho para cá, as vendas crescem de 30% a 40%", argumentou ele. A loja, aberta há menos de um ano, tem desempenho melhor e se ancora nos lançamentos de produtos esperados pelo público consumidor, como o Grand Theft Auto V (GTA V), esgotado em todo o mercado. Os próximos lançamentos que farão as vendas disparar até o final do ano são Beyond: Two Souls da Sony e o Pokémon X e o Y, os dois da Nintendo.

Segundo o diretor de operações da Lego no Brasil, Robério Esteves, em agosto os varejistas começaram a receber os produtos da marca para atender a demanda do Dia da Criança. O executivo explicou ao DCI que, como as rupturas são prejudiciais aos empresários do setor, as compras antecipadas se fazem necessárias. "No começo de agosto já estávamos faturando os pedidos para que as empresas tivessem tempo para se preparar para a data", disse.

Esteves explicou também que, mesmo com a antecipação da compra de estoques por esses players, as vendas para o Dia da Criança começaram efetivamente na segunda quinzena de setembro. "Neste período, o movimento começa a ser maior, mas as vendas que serão consideradas o termômetro para o Natal foram as do sábado (12)". O executivo da Lego, que também atua no varejo com três lojas conceito, explicou que na semana do dia 5 de outubro houve uma procura maior por presentes, mas foram as vendas de última hora que definiram os rumos para a necessidade de reforço dos estoques para o Natal.

Questionado se na semana que antecedeu o Dia da Criança houve algum pedido de reposição, Esteves disse apenas que isso não é muito comum, pois o reabastecimento do estoque só seria possível se a logística não fosse um entrave. "Se a logística permitir, entregamos produtos em 24 horas ao varejo", disse sem confirmar se houve pedidos.

Ainda segundo Esteves, com o dólar em alta no meio do ano para cá, foi necessário reajustar o preço aos lojistas em 7%. "Foi um reajuste pequeno, preferimos reduzir as margens a repassar a influência do câmbio nos brinquedos", explicou.

Na rede supermercadista Walmart, por exemplo, de quinta a sábado a rede esperava maior movimento em suas lojas que seria capaz de trazer 10% de incremento no período, na comparação com 2012. Neste ano, os brinquedos mais procurados no Dia da Criança, segundo a rede, foram os artigos licenciados, como Monster Hight, HotWeel e Plans. Além disso, a procura por brinquedos de menor valor agregado, sem marcas conhecidas, mostrou-se aquecida na semana que antecedeu a data, afirmou o Walmart em nota. Como em outras operações, os eletrônicos tiveram destaque. Só na rede houve um aumento de 130% no estoque na categoria de telefonia para atender a demanda da data sazonal.



Veículo: DCI


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