Confiança do consumidor cresce 2,8% em setembro

Leia em 1min 10s

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontou que houve aumento de 2,8%, no mês de setembro na comparação com agosto, na confiança dos consumidores da região em relação o atual cenário econômico. Para a entidade, o avanço na confiança do consumidor no mês passado reflete a desaceleração inflacionária e também o menor endividamento dos mesmos.

Segundo a Fecomercio-SP a apuração é segmentada por idade, sexo e renda e o único grupo que registrou queda do índice de confiança em setembro, em relação a agosto, foi o de renda superior a dez salários mínimos, com recuo de 3,8%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o índice despencou 21,5% para essa faixa de renda (de 164,3 pontos para 129 pontos).

Em contrapartida, as famílias com renda menor estão mais otimistas. Para essa parcela de paulistanos, o índice subiu 5,9% em setembro em relação a agosto e perdeu 9,7% em relação a setembro do ano passado. Apesar da redução em relação ao mesmo mês de 2012, essa foi a menor queda de confiança verificada em relação aos grupos pesquisados.

Os dois indicadores que compõem o índice de confiança foram favoráveis em setembro. O índice que mede a percepção em relação às condições econômicas atuais subiu 4,8%, em setembro. Já o indicador que mede as expectativas futuras cresceu 1,4% As mulheres mostraram-se mais otimistas no período.




Veículo: DCI


Veja também

Procon dá dicas aos consumidores sobre o Dia da Criança

Uma pesquisa realizada pelo Procon Campinas em parceria com a Fundação Procon de São Paulo, relativ...

Veja mais
Commodities em grãos derrubarão IGPs, avalia Rosenberg

Os próximos IGPs (Índices Gerais de Preços) devem ficar "mais amenos" daqui para frente, disse o ec...

Veja mais
Hamilton Beach quer 6% do mercado nacional de eletroportáteis em 5 anos

Entusiasmada com o potencial de consumo dos brasileiros, a norte-americana Hamilton Beach desembarca no País com ...

Veja mais
Custos logísticos voltam a crescer no País

Os custos logísticos voltaram a crescer no Brasil, aponta uma pesquisa do Instituto de Logística e Supply ...

Veja mais
AB InBev suspenderá venda da marca Budweiser na Itália

A Anheuser-Busch InBev, maior grupo cervejeiro do mundo, informou que vai parar de vender a cerveja Budweiser na It&aacu...

Veja mais
Inbev perde direito à marca Budweiser na Itália

A cervejaria estatal tcheca Budejovicky Budvar informou ontem que um tribunal italiano proibiu sua arquirrival, a gigant...

Veja mais
Biosev planeja captar US$ 300 milhões

A companhia sucroalcooleira Biosev lançou uma oferta para captar US$ 300 milhões em bônus seniores s...

Veja mais
Terceira Idade é significativa classe consumidora

A “nova geração” de idosos está mais ativa, mais preocupada com a saúde e mais r...

Veja mais
Village Lança Novas Embalagens Da Linha De Panetones

A Village, tradicional fabricante de panetones, está lançando as novas embalagens para a Campanha de seus ...

Veja mais