Danone reage na disputa do iogurte grego

Leia em 3min 30s

Apenas dois anos após lançar seu primeiro produto, em 2007, a Chobani tornou-se a maior vendedora de iogurte grego dos Estados Unidos, um produto que possui maior consistência e sabor mais acentuado que o tradicional. Não é o tipo de sucesso que passa despercebido pela Danone, a maior fabricante de iogurtes do mundo.

Depois de ter sido pega de surpresa pela companhia iniciante, a multinacional francesa reagiu com sua própria marca, a Dannon Oikos. Uma campanha de marketing intensa incluiu um comercial de TV durante o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, e a distribuição gratuita de amostras em supermercados.

O sucesso do esforço tardio da Danone para "segurar" a Chobani é uma demonstração de como o marketing agressivo de um rival estabelecido pode prevalecer sobre a vantagem inicial de uma empresa novata.

A Danone colocou o desenho de uma coluna grega na embalagem e contratou o ator greco-americano John Stamos para o comercial veiculado no Super Bowl, para dar mais autenticidade ao produto.

As vendas do Oikos cresceram 165% nos 12 meses até maio de 2013, segundo a empresa de pesquisas Mintel Group. As vendas da Chobani aumentaram mais de 20% no mesmo período - ela ainda lidera o segmento -, mas a Sanford C. Bersntein diz que a empresa vem perdendo participação de mercado há cerca de 18 meses.

Desde que o avanço do Oikos começou em 2011, a fatia da Chobani no mercado de iogurte grego caiu quase à metade, para 39%, enquanto a da Danone subiu de 18% para 29%, segundo a Bernstein. A marca da Fage Daiury Industry de Atenas está bem atrás, com 8,5%.

Para vencer no mercado americano de iogurtes, que movimenta US$ 7,6 bilhões por ano, é preciso vencer no segmento grego, que em seis meses deve responder por mais da metade das vendas de iogurtes nos EUA, segundo a Bernstein. Para ampliar o alcance da marca, a Danone lançou o Oikos em sabores como "pepino e endro" e testa um frozen yogurt.

Em 2007, a Chobani incluiu um mix de frutas em seu iogurte grego. Desde então, conquistou consumidores com sabores como café com chocolate e figo com casca de laranja. Entre os atrativos estão o fato de que a versão grega tem mais proteínas que o iogurte regular, o que eleva a sensação de saciedade, e tem pouca gordura.

O iogurte grego pode custar até duas vezes mais que o comum, em parte por exigir três vezes mais leite, o que lhe dá a consistência característica. Mesmo assim, em 2011 a Chobani tinha 15% do mercado americano de iogurtes, segundo a Euromonitor. E o mais importante: a Chobani conquistou quase metade das vendas do segmento de iogurte grego, que cresce rapidamente. Já a participação da Danone no mercado americano de iogurtes caiu de 40% em 2010 para 35% um ano depois.

É aqui que entra em cena Sergio Fuster, que em junho de 2011 tornou-se diretor de marketing da Dannon, a unidade da Danone nos EUA. Em setembro, Fuster havia relançado o Dannon Greek como Oikos e pegou dinheiro de outras marcas do grupo para dar suporte ao esforço de vendas. A Danone distribuiu amostrar em supermercados e publicou anúncios em revistas masculinas voltadas para a boa forma física, cujos leitores poderiam ser atraídos pelo grau mais alto de proteínas dos produtos.

A Danone começará a vender "parfaits" (sobremesa que pode levar frutas e cereais) de iogurte grego nos cafés da Starbucks no ano que vem, antes de iniciar as vendas em supermercados em 2015. Levar o produto da Danone para novas categorias faz sentido como meio de limitar a expansão da Chobani, diz Bill Chidley, vice-presidente do Interbrand Design Forum.

A Chobani não está se movimentando para além de sua principal linha. "No momento, nosso grande foco está no iogurte", diz a porta-voz Nicki Briggs. Isso vem significando o corte nos preços para manter consumidores. A Bernstein estima que 43% das vendas da Chobani neste ano, até agora, foram feitas com descontos, contra um terço no caso da Danone.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Franquia de padarias inova com modelo "drive-thru"

A rede de franquias Pão To Go chega com o conceito inovador de padaria drive thru. Com investimento inicial de R$...

Veja mais
Cresce compra de máquinas chinesas e da UE

A indústria brasileira mudou em parte os fornecedores estrangeiros de máquinas e equipamentos mecâni...

Veja mais
Setor está dividido sobre o Consecitrus

Representantes tradicionais dos produtores mantêm críticas ao modelo do conselho proposto pela indús...

Veja mais
Com a seca nos EUA, Brasil pode ser maior produtor de soja em 2013/14

O Brasil deve finalmente superar os Estados Unidos e ser o maior produtor mundial de soja na safra 2013/14, de acordo co...

Veja mais
Começa o plantio de soja em Mato Grosso

Madrugada em Primavera do Leste, sudeste de Mato Grosso. Marco Interlandi se levanta e vai até a janela para proc...

Veja mais
Seleção Brasileira de Alimentos promove produtos brasileiros

Para promover produtos brasileiros no mercado internacional em ano de Copa, foi criada uma Seleção Brasile...

Veja mais
Na Argentina, soja avança sobre área de milho

A área plantada com soja na Argentina em 2013/14 deve crescer 200 mil a 500 mil hectares, conforme as primeiras p...

Veja mais
Shopping Metropolitano define lojas-âncora

Shopping anunciou o contrato com nove grandes operações do empreendimento que abre as portas em 2015O Shop...

Veja mais
Barreiras argentinas, de novo

De tempos em tempos, graças à bonomia da diplomacia companheira, a Argentina se sente à vontade par...

Veja mais