Empresários miram interior, Nordeste e Norte

Leia em 4min

Atingir mercados em regiões mais remotas do Brasil já é uma realidade para o franchising. Após uma grande quantidade de novas operações no interior do Sudeste e em cidades próximas a capitais, estados como Rondônia, Alagoas, Piauí e Pará são apostas do setor para manter o faturamento crescendo acima de dois dígitos, como ocorre desde 2005, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Para o presidente da holding de franquias SMZTO, José Carlos Semenzato, o franchising já enxerga oportunidades de negócio em todas as regiões do País. "Temos um movimento muito forte de desenvolvimento no interior do Brasil, com regiões demonstrando grande potencial hoje, como o interior do Nordeste e o Centro-Oeste". A SMZTO possui atualmente 12 marcas e encerrou 2012 com mais de 600 franquias. A intenção é chegar a cerca de 1.100 unidades até o fim deste ano.

Segundo Semenzato, é comum observar algumas características específicas nas empresas que dão grande importância ao interior. "Marcas que estão indo para essas regiões são, em geral, de investimento reduzido, abaixo dos R$ 200 mil, já que possuem atratividade e o franqueado acaba se envolvendo diretamente com o negócio."

A saturação dos grandes centros urbanos também colabora com a abertura de franquias no interior do País. O presidente e fundador da consultoria especializada em franchising Praxis Business, Adir Ribeiro, relata que cidades mais afastadas possuem alguns atrativos interessantes para empresários, além do aumento recente da demanda. "Temos uma sobrecarga dos grandes centros, não só de empresas como também estrutural, com aumento dos congestionamentos, por exemplo.

Além disso, o interior oferece incentivos fiscais para gerar novos empregos e trazer receitas para a cidade".

Serviços ganham força

Adir Ribeiro destaca ainda que alguns segmentos estão mais aquecidos. "O Brasil despertou para o franchising. Com fatores como ascensão da classe média, a interiorização ganha força. De maneira geral, franquias de serviços, redes de idiomas e cursos de ensino estão em evidência."

Um exemplo desse quadro é a Praquemarido, marca da SMZTO de reformas e reparos em imóveis. Com mais de 130 franquias comercializadas, o player já está presente em cidades como Boa Vista (RR), Maceió (AL) e Rio Verde (GO). A marca requer um investimento inicial que varia entre R$ 76 mil e R$ 139 mil e tem um faturamento médio mensal entre R$ 39 mil e R$ 79 mil após 8 meses de operação.

Outro player do segmento de serviços é a House Shine. A marca portuguesa que começou a expansão no Brasil em julho do ano passado já comercializou mais de 250 unidades, possui 80 implantadas atualmente e a expectativa é que esse número chegue a 360 ao final do ano.

Entre os locais que já contam ou contarão em breve com uma unidade da companhia estão Teresina (PI), Belém (PA) e várias cidades do interior paulista, como São José dos Campos, Piracicaba e Atibaia.

"Nós trabalhamos com preços diferenciados, nos adaptando à realidade local das cidades no interior. Como mão de obra qualificada está cada vez mais difícil de ser encontrada, a demanda tem sido bem grande, e o resultado com as regiões mais afastadas têm sido bem bacanas", afirma a diretora de expansão da House Shine, Lilian Esteves.

O valor pago pelos clientes varia, e o orçamento é feito após a visita de um consultor. Após esse procedimento, duas profissionais de limpeza são enviadas ao local na data estipulada, já com todos os materiais necessários para o serviço. "O investimento total por parte do franqueado varia entre R$ 60 mil e R$ 87 mil, e o faturamento médio fica entre R$ 40 mil e R$ 80 mil após o ponto de equilíbrio", explica Esteves.

As expectativas da House Shine no Brasil são ambiciosas: a empresa espera encerrar 2013 com um faturamento de aproximadamente R$ 92 milhões. A projeção da empresa é que em 2016, quando o processo de expansão já estiver em um estágio mais avançado, esse valor salte para até R$ 625 milhões.

Dados do mercado

No ano de 2012, o setor de franchising brasileiro teve faturamento total de R$ 103,3 bilhões, um crescimento de 16,2% ante o observado em 2011. A projeção da ABF é que em 2013 o aumento gire em torno de 16%.

O Estado de São Paulo é atualmente o local com maior número de franquias em funcionamento. Ao término de 2012, 64% do faturamento nacional movimentado pelo franchising tinha origem paulista.

Desta quantidade, uma grande parte já é referente a cidades como Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São José dos Campos. Cerca de 27% de todas as redes do País estavam concentradas no interior de SP em 2012. Essa fatia gerava um equivalente a 28% do faturamento nacional com franquias.



Veículo: DCI


Veja também

Agronegócio impede queda maior da balança

Os produtos do agronegócio continuam segurando a balança comercial brasileira. O desempenho desse setor at...

Veja mais
Segmento de refrigeração deve crescer 8% neste ano

O mercado nacional de refrigeração deve crescer 8% neste ano, de acordo com estimativa divulgada pela Asso...

Veja mais
Condé Nast amplia negócios de moda na web

A Condé Nast, editora que está por trás de revistas como "Vogue" e a "GQ", está ampliando su...

Veja mais
Demanda dá sustentação a commodities, diz Monsanto

A demanda mundial por alimentos tende a seguir em ligeira expansão nos próximos anos e essa tendênci...

Veja mais
Marketing do varejo

Pela primeira vez em Porto Alegre, o Congresso Internacional de Varejo terá como atração principal ...

Veja mais
Eletrônicos vão ficar mais caros com a alta do dólar

Geladeiras, fogões e lavadeiras devem ficar até 5% mais caros ainda este ano no PaísA desvaloriza&c...

Veja mais
Natália Christmas encerra produção

Empresa agora atende clientes com produtos chineses.A Natália Christmas, empresa mineira do grupo Embrasil especi...

Veja mais
Café da Mantiqueira ganha selo

Meta é agregar valor ao produto oferecendo grão de alta qualidade e sabor diferenciado.O Serviço Br...

Veja mais
Doçuras e saudáveis: Alimentos premium são mais valorizados

Nesta onda de valorização de alimentos premium e mais saudáveis, quem está se dando muito be...

Veja mais