Conab promoverá leilões do café

Leia em 2min 30s

Contratos de opções para o grão serão anunciados ao longo da 1ª semana de setembro.

Os leilões de contratos de opções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o café deverão ser anunciados ao longo da primeira semana de setembro, período que antecede a reunião da Organização Internacional do Café (OIC), que será realizado de 9 a 13 de setembro, em Belo Horizonte. O leilão é considerado fundamental para amenizar a crise da cafeicultura brasileira e deverá abranger cerca de 3 milhões de sacas de 60 quilos do produto.

Ao todo serão ofertados contratos para comercialização de 3 milhões de sacas de café, ao preço de R$ 343 por saca, com vencimento em março de 2014. O prazo foi anunciado na sexta-feira, durante reunião do Conselho Deliberativo da Política Cafeeira (CDPC), em Brasília.

De acordo com o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e presidente das comissões de Café da Faemg e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, o anúncio é um dos mais esperados pelo setor cafeeiro, que desde 2012 vem trabalhando com preços baixos e custos em elevação.

"Nossa expectativa é que o mercado do café reaja após a realização do leilão. O que também será favorecido pelo crédito disponível através do Banco do Brasil e dos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para a pré-comercialização da safra", diz Mesquita.

A necessidade do setor é que os leilões sejam realizados rapidamente, uma vez que a colheita da safra 2013/14 já abrange 81% do volume previsto de 25,8 milhões de sacas de 60 quilos somente em Minas Gerais. No Brasil, de uma safra de 52,9 milhões de sacas, cerca de 86% já foi colhido.

Segundo as informações da CNA, grande parte da safra atual, estimada em torno de 48 milhões de sacas de 60 quilos, foi comercializada pelos produtores a preços inferiores aos custos de produção. "A situação da cafeicultura é crítica e foi agravada pela morosidade do governo em divulgar as medidas de apoio ao setor. O pacote atual é expressivo e acreditamos que o mercado possa reagir", afirmou Mesquita.

Segundo as informações do Conselho Nacional do Café (CNC), a semana foi marcada por relativa estabilidade nas cotações internacionais do arábica e pela valorização do real ante o dólar resultante das medidas anunciadas pelo Banco Central do Brasil, em 21 de agosto. Os investidores continuam pautando as compras com base em um cenário de ampla oferta e maiores perdas somente não ocorreram em função da valorização do real ante o dólar, nesta semana.

No mercado, a saca de café de 60 quilos de café é negociada em torno de R$ 281,96, o que representa uma queda de 1,32% registrada entre 1º e 29 de agosto, segundo o levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).



Veículo: Diário do Comércio - MG



Veja também

Produtos licenciados invadem lojas de brinquedo

Os produtos licenciados invadem com grande projeção as lojas de brinquedos. Estimativas da Associaç...

Veja mais
Câmbio vai elevar preços de eletrônicos

A desvalorização que o real sofreu ante o dólar desde maio pode começar a refletir em alta d...

Veja mais
Brasileiro assume direção-geral da OMC

O embaixador brasileiro Roberto Azevêdo tomou posse ontem como o sexto diretor-geral da Organização ...

Veja mais
Marcas próprias crescem nas lojas de conveniência

Sexta opção entre as oferecidas para refeições fora do lar, unidades instaladas em postos de...

Veja mais
Crescem os lançamentos de brinquedos

A concorrência acirrada, os importados e a mudança de comportamento das crianças na era digital faze...

Veja mais
Cotações de café robusta seguem estáveis

Os preços do café robusta estão firmes neste início de safra (2013/2014) no Espírito ...

Veja mais
Trigo com baixa qualidade deve estimular importações

Com a queda da qualidade do trigo que está sendo colhido no Paraná, as importações do produt...

Veja mais
Consumidor segue pouco confiante pelo 3º mês seguido

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) atingiu 110,3 pontos em agosto, informou a Confederaç...

Veja mais
Lactalis deverá fazer oferta à LBR até meados de setembro

Os credores da LBR - Lácteos Brasil concordaram ontem em suspender a assembleia de recuperação judi...

Veja mais