Expoagas tem volume recorde de negócios

Leia em 2min 40s

Segundo os dados da Agas, crescimento foi de 9,7% nos três dias do evento em relação à edição do ano passado

A 32ª Expoagas - Convenção Gaúcha de Supermercados - termina com saldo positivo. Os 340 expositores de diferentes partes do Rio Grande do Sul e de outros estados apresentaram mais de 800 produtos que, em até duas semanas, chegam às gôndolas dos supermercados de todo o Estado. Segundo levantamento, a feira se encerrou nesta quinta-feira com volume recorde de negócios, na ordem de R$ 333,8 milhões – crescimento de 9,7% em relação à edição do ano passado.

O salão de convenções da Fiergs, lotado no último dia do evento, dava mostras da quantidade de visitantes que passaram pela exposição. Segundo apuração, cerca de 37,9 mil pessoas estiveram presentes na convenção até o fechamento – 77% delas representando empresas do varejo. Para o presidente da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, a Expoagas cumpriu seu papel de “consolidar-se como uma vitrine para que as empresas locais ganhem espaço”. Prova disso é que, do total negociado, 49,3% foram efetuados junto a varejistas gaúchos, 41,8% a compradores de outros estados, e 9% a empresas de outros 11 países.

O sucesso das vendas - em média R$ 981,7 mil por estande - foi comemorado por Longo, que destacou a importância dos segmentos limpeza, laticínios e equipamentos. No entanto, a principal surpresa foi a queda de 12,9% no número de empresas varejistas visitantes. “Enfrentamos um grande engarrafamento no primeiro dia, e os pequenos e microempresários do Interior também relataram muitos problemas com a falta de empregados”, justificou.

Sobre a possibilidade de uma estagnação no setor, Longo orientou os empresários a buscarem oportunidades. As maiores preocupações da entidade são com as quedas nas vendas, causadas por dificuldades logísticas, com o fato de os pequenos ainda não terem ido às compras de final do ano e com a não desoneração da folha de pagamento do setor. “Mas não podemos esperar uma solução dos governos, que estão preocupados apenas com as gestões. Os governos vivem em uma ilha de fantasia”, declarou.

Durante a convenção, também foram apresentadas as principais tendências de consumo dos gaúchos. Neste ano foi verificado o crescimento da procura por alimentos funcionais, que tiveram um incremento de 12% nas vendas no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2012; por produtos para animais de estimação/pet, com crescimento de 14%; e pelos itens de higiene e cuidados pessoais, que tiveram incremento médio de 11% nas vendas. Além disso, a feira evidenciou a preocupação dos varejistas em investir no negócio, com cerca de 60% deles se dizendo dispostos a ampliar, melhorar ou reformar suas lojas.

Confiante no crescimento tanto da Expoagas quanto do setor supermercadista em 2014, Longo afirmou que é esperado um número ainda maior de negócios e expositores na próxima edição. “Mesmo com uma situação econômica desfavorável, nós vamos inventar alguma coisa para não decepcionar o expositor”, garantiu. O próximo evento aposta no crescimento econômico gerado pela Copa do Mundo e terá como tema “A melhor jogada para os negócios”.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Lucro da varejista Gap cresce 25% no 2º trimestre

Resultado foi impulsionado por promoções de novos produtos de brim e itens esportivos da marca próp...

Veja mais
Logística é tema de debate na Fenasucro

Setor corresponde a 30% dos custos.O "1º Seminário de Transporte e Logística da Fenasucro", a se real...

Veja mais
Programa Leite Legal será lançado hoje na Faemg

Objetivo é ampliar a qualidade do produto.Ao longo dos dois próximos anos serão capacitados em Mina...

Veja mais
Lojas dos EUA fazem "vaquinha" para sobreviver

Estratégias como vender café, brinquedos e outras bugigangas para preservar os balanços já s...

Veja mais
Usineiro opta por açúcar

Disparada da moeda já influencia o mix de produção.São Paulo - A disparada do dólar j...

Veja mais
Kantar Worldpanel tem novo diretor no Brasil

Marcos Calliari assume o cargo com o objetivo de consolidar a empresa como líder em conhecimento do consumidor br...

Veja mais
Nova campanha de feijão enlatado aposta no apelo emocional

Aqui no Brasil, o feijão faz parte do nosso cardápio no almoço e jantar. No Reino Unido, entretanto...

Veja mais
Indústria de embalagem produz 2,66% mais no 1º semestre

A produção da indústria brasileira de embalagens encerrou o primeiro semestre com alta de 2,66% ant...

Veja mais
Indústria de café pretende ajustar preços

A indústria brasileira de café torrado e moído está em compasso de espera para repensar seu ...

Veja mais