Expocaccer aposta em marca própria para ganhar mercado

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Meta é investir R$ 2 mi em ações de marketing.

A demanda crescente pelos cafés especiais no mercado interno está incentivando a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), com sede em Patrocínio, no Alto Paranaíba, a investir na divulgação, disponibilização e fortalecimento da marca própria Dulcerrado no mercado local. A expectativa é de investir cerca de R$ 2 milhões na expansão da marca nos próximos dois anos.

De acordo com o superintendente da Expocaccer, Sérgio Geraldo Dornelas, o mercado interno para os grãos especiais é promissor e o volume do produto disponibilizado ainda é pequeno, o que abre caminhos para a expansão da marca própria da cooperativa.

"O consumo de café no mercado interno cresce cerca de 3,5% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira da Industria do Café (Abic), e dentro desse cenário também é crescente a demanda pelo grão especial. A maior divulgação dos diferenciais do produto tem incentivado o consumo, por isso nosso plano é investir no fortalecimento da nossa marca própria, pretendemos inaugurar no próximo ano uma cafeteria e, com isso, disponibilizar parte da nossa produção para o mercado interno", diz.

A Expocaccer planeja inaugurar a cafeteria, que levará a marca Dulcerrado, para comercializar exclusivamente os cafés da Expocaccer. A intenção é que ao longo dos próximos anos, a cooperativa possa oferecer esse modelo de franquia. O empreendimento deve consumir cerca de R$ 1 milhão.

A cooperativa também estuda o aporte de mais R$ 1 milhão para a instalação de uma minitorrefadora em Patrocínio. A expectativa é que a indústria comece a operar no segundo semestre de 2015, com capacidade inicial de processar 6 mil quilos do grão por mês.


Expansão -
Há seis anos, quando ocorreu o lançamento da marca própria, a cooperativa industrializava apenas 50 quilos por mês e, em 2012, saltou para 275 quilos, volume que deve aumentar em torno de 45% até o final deste ano.

Segundo a coordenadora do Café Industrializado Dulcerrado, Lidiane Araujo Martins, a cooperativa está desenvolvendo vários projetos para divulgar a marca. Ao longo dos próximos meses serão montados pequenos cursos e eventos para divulgar o café em bares, restaurantes e hotéis do município de Patrocínio e região próxima.

"Nosso objetivo é criar parcerias com os hotéis, bares e restaurantes da região de Patrocínio, para que o nosso café seja disponibilizado para os clientes. Vamos mostrar a forma correta de preparação e o diferencial da bebida. Precisamos investir em formas de valorizar o café especial e a região de produção", diz.

Os investimentos para consolidar a marca incluem também um diagnóstico que tem o objetivo de verificar o nível atual de gestão do negócio e o mercado-alvo a ser alcançado no processo de expansão. Em paralelo, estuda o reposicionamento da marca, que vai ganhar novas embalagens e uma estrutura logística adequada ao mercado de cafés especiais.

O lançamento da nova fase do café Dulcerrado está previsto para setembro deste ano, quando o produto já será oferecido em embalagens de 250 e 500 gramas, nas versões torrado e moído, e de um quilo, apenas o torrado, para expresso.

De acordo com o analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) Marcos Geraldo Alves da Silva, os investimentos da cooperativa na marca própria tiveram como incentivo a demanda crescente pelo grão por parte de visitantes e turistas.

"Patrocínio é reconhecido pela produção de cafés especiais, e muitas pessoas que passam pela cidade, seja a turismo como a negócios, buscam nas redes hoteleiras e nos restaurantes o café especial produzido na região, porém a bebida não é disponibilizada. Diante a crescente demanda, a diretoria da Expocaccer resolveu investir neste mercado e as expectativas são positivas", observa Alves.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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