Movimento de consumidores nas lojas cresce 0,2% em julho

Leia em 1min 10s

O movimento dos consumidores nas lojas avançou 0,2% na comparação com junho, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Os maiores avanços foram vistos nas lojas de veículos, motos e peças (1,0%), de combustíveis e lubrificantes (0,4%) e de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (0,2%). Os segmentos que tiveram recuos foram os de material de construção (-0,2%) e o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,1%).

Segundo os dados, na comparação com julho de 2012, o movimento no comércio de varejo ficou estável. No acumulado do ano foi registrada alta de 6,8%, com influência dos segmentos de combustíveis e lubrificantes (7,4%), de móveis, eletroeletrônicos e informática (6,0%) e o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (6,0%). Os segmentos de veículos, motos e peças e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios apresentaram desempenhos semelhantes (3,8% e 3,6%, respectivamente) e o de material de construção exibiu expansão de 2,2% no período.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o crescimento verificado no mês pode ser considerado moderado considerado o cenário econômico de queda do poder aquisitivo do consumidor, inflação, juros altos e crédito seletivo. “Chama a atenção que os dois maiores crescimentos de atividade no mês são de setores interligados: veículos, motos e autopeças (1%) e combustíveis e lubrificantes (0,4%). A data-base, negociação salarial, de classes de trabalhadores representativas (bancários, metalúrgicos etc.) neste 2º semestre, as promoções das montadoras e o lançamento dos modelos 2014 podem ter alavancado o movimento nesses segmentos”.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Tomate perde a majestade

Depois de ficar conhecido como vilão da inflação e virar alvo de piadas e protestos nas redes socia...

Veja mais
Arcor reforça estratégia de marketing e investe R$ 15 milhões na linha Butter T offees

O objetivo da fabricante de alimentos é posicionar a marca no mercado para crescer 90% em marketing share, elevan...

Veja mais
Condor aposta na Barbie

A boneca mais famosa do mundo é a inspiração da nova coleção infanto juvenil de escov...

Veja mais
Abag debate os gargalos que afetam agronegócio

Evento realizado em São Paulo teve como tema central os problemas de infraestrutura para escoamento da produ&cced...

Veja mais
Safrinha força queda do preço do milho

Para os produtores de milho, o mês passado foi de apreensão em relação ao clima. Houve muita ...

Veja mais
Capacidade de estocagem é muito baixa

De acordo com o levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), enquanto a cap...

Veja mais
Infraestrutura é o grande gargalo

A falta de infraestrutura adequada é o principal fator que vem causando perdas da competitividade do agroneg&oacu...

Veja mais
Compra por impulso chega a 25% dos gastos no supermercado. Veja como fugir da tentação

Arroz, feijão, pão, detergente, xampu... e balas, revistas e brinquedos. O carrinho de compras do vigilant...

Veja mais
Farmácias disputam consumidores com os supermercados

Venda de não medicamentos já cresceu 17%Quem nunca aproveitou uma ida à farmácia para compra...

Veja mais