Geadas 'poupam' a maior região cafeeira do Paraná

Leia em 2min

As geadas ocorridas na madrugada de ontem no Paraná, no sul de Mato Grosso do Sul e em áreas localizadas no sul de São Paulo prejudicaram principalmente café, trigo, milho, cana e hortaliças. No Estado de São Paulo, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) informou que a geada afetou o trigo no Vale do Paranapanema, o café em Piraju e Sarutaiá e as hortaliças em todas as principais regiões produtoras.

No caso do trigo, estima-se que 52% das áreas cultivadas no Paraná estão em floração e frutificação, fases mais suscetíveis aos danos derivados das geadas. "Ainda é cedo para avaliar os problemas com as geadas", afirmou Hugo Godinho, agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral). O órgão, ligado à secretaria estadual da Agricultura, projetava uma colheita de cerca de 2,7 milhões de toneladas de trigo este ano. Os prejuízos com a geada devem ser detalhados no levantamento que o departamento divulgará em agosto.

Também no Paraná, as geadas atingiram com mais intensidade os cafezais nas regiões de Londrina, Apucarana, Maringá e Ivaiporã, no norte e parte do noroeste do Estado, segundo Paulo Franzini, coordenador do setor de café do Deral. Nesta região cafeeira, cerca de 80% da área total - estimada em 27 mil hectares - foi afetada pelas geadas, de acordo com Franzini

Já o norte pioneiro, principal região produtora de café do Paraná, responsável por quase 60% da produção estadual do grão, foi atingida com menor intensidade, conforme informações de Franzini.

Os estragos serão mensurados na próxima safra (2014/15), pois as plantas já haviam encerrado a maturação dos grãos, que seguem em colheita. "Ainda é prematuro fazer cálculo", afirma Franzini. Mas a próxima temporada, que tinha potencial de crescimento ante a atual, não deverá ser superior em virtude das geadas. Para este ciclo (2013/14), a estimativa é que a colheita atinja de 1,62 milhão e 1,8 milhão de sacas, ante 1,51 milhão de sacas em 2012/13.

Um quadro mais sólido sobre os efeitos da geada na próxima safra somente serão visíveis na florada, em outubro e novembro. A primeira estimativa para a próxima temporada de café no Paraná deverá ser divulgada em dezembro.

A atual onda de frio que atinge o país é a mais intensa em pelo menos 13 anos. Segundo a Somar Meteorologia, ainda serão registradas baixas temperaturas hoje em todo o Centro-Sul e ainda há condições para a ocorrência de geadas no Sul do país. O frio começará a perder força somente na próxima sexta-feira.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Redes buscam logística eficiente

A acelerada expansão das redes de franquias nem sempre tem sido acompanhada por estruturas logísticas azei...

Veja mais
Redes internacionais de alimentação saem em busca de parceiros

Características como tamanho, evolução e maturidade do segmento de alimentação fora d...

Veja mais
Franquias: Prova de resistência

A desaceleração da economia e a queda das vendas no comércio afetaram o setor de franquias, que vem...

Veja mais
Clima tenso na BRF às vésperas de mudanças

Na última terça-feira, o "núcleo duro" do conselho de administração da BRF se reuniu ...

Veja mais
Fibria acredita na retomada da demanda a partir do próximo mês

Passada a temporada de verão no Hemisfério Norte, que tradicionalmente desacelera os negócios com c...

Veja mais
Freada exerce maior impacto sobre setor de commodities

Se um setor sentiu as dores da desaceleração chinesa de forma mais aguda, foi o de recursos naturais. O cr...

Veja mais
FAO busca parceria com Embrapa para setor de algodão

Uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricult...

Veja mais
Geadas ameaçam produção e podem pressionar preços

As novas geadas previstas para as regiões produtoras de São Paulo e Paraná devem afetar grandes &aa...

Veja mais
Brasileiros gastam R$ 2,5 bi com compras em sites estrangeiros

Uma pesquisa  realizada pela PayPal, empresa de soluções em pagamentos on-line, aponta que os brasile...

Veja mais