Mercado mundial de açúcar deve ter 4º ano seguido de excedente

Leia em 2min

O mercado de açúcar deverá ter um excedente global de 3,7 milhões de toneladas no ano-safra internacional 2013/2014 (de outubro de um ano a setembro do ano seguinte), no quarto ano consecutivo de superávit pesando sobre os preços da commodity, projetou o banco holandês Rabobank em relatório divulgado ontem.

O Rabobank, principal banco do mundo especializado em alimentos e agronegócio, ponderou que o número preliminar é bastante inferior ao volume de 12 milhões de toneladas de excedente previsto para o atual ciclo 2012/2013.

"Depois de três excedentes globais consecutivos, e o correspondente declínio nos preços mundiais de açúcar, poderia ser esperado que [o setor] veja uma queda na produção mais em linha com [o nível] de consumo", disseram os analistas do banco em relatório trimestral.

Mas o excedente de oferta previsto ainda pesará sobre os preços no mercado internacional, uma vez que implica estoques maiores e não altera a relação consumo/estoques globais.

A moagem de cana no Centro-Sul do Brasil é estimada em 585 milhões de toneladas, com incremento de 10% sobre o ciclo anterior, segundo o Rabobank.

O número está próximo da estimativa da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), que apontou a moagem perto de 590 milhões de toneladas no ciclo 2013/2014 da Região Centro-Sul, que vai de abril a dezembro.

Os analistas apontaram uma melhora nos níveis de ATR (Açúcar Total Recuperável, que é o teor de sacarose na cana), indicador de produtividade industrial, acumulados nos primeiros dois meses da safra do Brasil, em relação às últimas temporadas. O ATR cresceu 6% ante o ciclo anterior para 121,45 kg por tonelada de cana moída, sendo também o maior nível das últimas seis safras.

O Rabobank prevê que 46% da cana-de-açúcar moída durante esta temporada deve ser destinada ao açúcar e o restante para o etanol, contra 50% do ciclo anterior.

O número favorável ao etanol reflete a crescente demanda doméstica, além dos estímulos recentes para o setor como desoneração fiscal e linhas de créditos a custo mais baixo para produção e estocagem do biocombustível.

A moagem de cana-de-açúcar no acumulado da safra 2013/2014 do centro-sul até 16 de junho somou 151,6 milhões de toneladas, alta de 57% ante mesmo período do ciclo anterior. As chuvas recentes interromperam a moagem no Centro-Sul, e podem afetar a produção de açúcar, segundo avaliação da Unica.

Mas a Somar Meteorologia já aponta clima mais seco favorável aos trabalhos em campo, o que permitiria uma recuperação de eventuais atrasos.



Veículo: DCI


Veja também

Preço de cafés especiais cai pela metade em dois anos

O recuo dos preços do café no mercado internacional desde o fim de 2011 afetou não apenas os produt...

Veja mais
Ração mais barata garante abastecimento de produtores

Após um ano da escassez de milho e farelo de soja para ração de aves e suínos, os produtores...

Veja mais
Câmara retira adicional da multa do FGTS

Casa aprova projeto que derruba cobrança extra de 10% do fundo paga por empregadores em demissões sem just...

Veja mais
Da garagem para a cozinha

A empresa brasileira NKS lançará no dia 15 uma linha de eletrodomésticos que levará a assina...

Veja mais
Netshoes gera caixa e equilibra operação

Uma eventual abertura de capital é hoje "uma opção, não uma necessidade" para a varejista de...

Veja mais
Importações de lácteos recuaram de janeiro a maio

Apesar da redução dos embarques de leite em pó para o Brasil e das cotas criadas para evitar que um...

Veja mais
Dificuldades nas estradas continuam

Apesar de decisões judiciais terem liberado a circulação de veículos nas estradas de alguns ...

Veja mais
Macarrão é vetado em lojas do Rio por conter larvas

O Procon-RJ determinou que a Nissin-Ajinomoto Alimentos retire dos mercados do Rio um lote do macarrão instant&ac...

Veja mais
Indústria competitiva

Sérgio Carneiro Filho é empresário e presidente da Associação Brasileira de Embalagen...

Veja mais