BRF inaugura centro de P&D no interior paulista

Leia em 3min 20s

A BRF inaugurou na quinta-feira passada, em Jundiaí (SP), o BRF Innovation Center, centro de pesquisas dotado de modernos laboratórios, cozinhas experimentais e minifábricas para produção-piloto. O projeto, que contou com investimento de R$ 58 milhões, faz parte da meta da companhia de duplicar, até 2015, os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Equipado com instrumentos de última geração destinados à pesquisa de produtos, embalagens e processos, o BRF Innovation Center ocupa área de 10 mil metros e deve contar, de imediato, com 150 profissionais, entre engenheiros, farmacêuticos, nutricionistas, químicos e veterinários. Os antigos centros de P&D da Sadia e da Perdigão, localizados em Videira (SC) e São Paulo, passam a operar em Jundiaí com o objetivo de favorecer a sinergia entre pesquisadores e demais áreas da empresa.

O complexo está dividido em quatro áreas: criação e pesquisa, aplicação, cozinha e análise sensorial. Nesta nova estrutura, diferente das anteriores, haverá uma área de aplicação para a realização de testes. Serão minilinhas de produção específicas para as avaliações. "Agora, não precisaremos mais depender das unidades produtivas para realizar esses testes. Poderemos simular produção em larga escala, projetar custos e testar parâmetros de processos e características de qualidade dos novos produtos", afirma o vice-presidente de Operações e Tecnologia da BRF, Nilvo Mittanck. O complexo contará ainda com cinco cozinhas experimentais, para receber diferentes clientes, que permitirá a realização de testes sensoriais, treinamentos, ações de divulgação e, principalmente, o desenvolvimento em conjunto de produtos entre a BRF e seus principais clientes.

Com o novo centro, a BRF se torna referência em desenvolvimento tecnológico no setor de alimentos e reforça sua posição como uma das empresas mais inovadoras do mundo. A companhia tem atualmente 3,3 mil produtos em seu portfólio, dos quais 450 foram lançados em 2012. Alguns se destacam pela exclusividade e inovação, como o Chester Assa Fácil; o Hot Pocket, linha de pizzas e lanches prontos; o Meu Menu, pratos congelados e individuais; as lasanhas de massa integral e a maionese preparada com óleo de girassol, únicas no mercado; além do iogurte Batavo Pedaços, com até dez vezes mais frutas. E os diferenciais não são apenas os lançamentos de novos produtos, mas também inovações em pesquisas para redução de sódio, gordura e açúcar, por exemplo, e na área de embalagens.

Segundo Mittanck os investimentos no espaço de Jundiaí são compatíveis com a estratégia da BRF, de ser cada vez mais protagonista nos segmentos em que atua e reconhecida como empresa com vocação para a inovação. A escolha da cidade para a instalação do complexo baseou-se em uma série de fatores favoráveis, tais como: proximidade com São Paulo - maior mercado consumidor -, importantes rodovias e aeroportos, aos principais pólos tecnológicos, universidades, e aos grandes centros urbanos.

"Será uma referência dentro e fora da companhia, tanto na criação de novos negócios quanto na solução de problemas", afirma Mittanck. "O objetivo é ganhar tempo nos projetos e no atendimento aos clientes", complementa.

Sustentabilidade - As inovações no projeto do Innovation Center também são percebidas nos conceitos sustentáveis adotados na construção do complexo. Foram projetados sistemas de reutilização de água das chuvas, aproveitamento de energia solar, cobertura com jardins naturais para manter o ambiente mais fresco, o que reduz o consumo de energia e favorece a climatização interna.

O projeto é considerado modelo para futuras instalações da BRF, e é candidato à certificação internacional Leed, selo dedicado a construções sustentáveis e considerado o principal para edificações no país.

A BRF, detentora das marcas Perdigão, Sadia, Batavo e Elegê, tem cerca de 115 mil funcionários, conta com 50 unidades industriais no Brasil e onze no exterior (nove na Argentina, uma na Inglaterra e uma na Holanda), além de centros de distribuição que abrangem todo território nacional. Hoje, a BRF exporta seus produtos para mais de 120 países. Em 2012, a companhia registrou faturamento de R$ 28,5 bilhões.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Governo zera imposto de importação do feijão

Já em vigor, a medida visa facilitar a compra externa, aumentar a oferta no mercado interno e reduzir o pre&ccedi...

Veja mais
Brasileiro compra mais e 3M amplia mix

A americana 3M lançou este mês no Brasil 18 itens de limpeza doméstica da marca Scotch Brite, entre ...

Veja mais
São Martinho reverteu perda e fechou 4º trimestre com lucro

O grupo São Martinho, um dos maiores do segmento sucroalcooleiro do país, registrou lucro líquido d...

Veja mais
Após suspensão da venda de lotes de leite no Paraná, BRF pede contraprova

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná suspendeu a venda de dois lotes do leite UHT "desnatado, rico em...

Veja mais
Governo apoia importação de feijão para conter alta de preço

O governo federal zerou ontem o imposto de importação incidente sobre diversos tipos de feijão para...

Veja mais
Beleza Natural vende participação à GP

A rede de salões e produtos capilares voltada para cabelos crespos Instituto Beleza Natural está finalizan...

Veja mais
UE, Japão e Canadá lideram críticas ao Brasil na OMC

A orientação política tomada pelo governo brasileiro é privilegiar a produção ...

Veja mais
Agricultor da UE pode ter subsídios menores

Negociadores da União Europeia se reuniram ontem para negociações para finalizar as reformas da pol...

Veja mais
Governo zera imposto de importação de feijão para conter inflação

Para ajudar a combater a inflação, o governo decidiu reduzir de 10% para zero o Imposto de Importaç...

Veja mais