Alimento seguro é essencial à vida

Leia em 1min 40s

Rodrigo Lorenzoni

A legislação sanitária brasileira, desde 1950, determina que nenhum alimento de origem animal e seus derivados pode ser liberado para o consumo sem que tenha passado por fiscalização industrial e sanitária por parte dos serviços de inspeção municipal, estadual e federal. Segundo dados do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura do RS, 117 médicos-veterinários se revezam na inspeção de 324 estabelecimentos, e muitos também desempenham outras atividades, a exemplo da defesa sanitária. Leia-se: mesmo sendo obrigatório, nem todos os estabelecimentos são fiscalizados. Por vezes, a legislação não é cumprida. Há situações em que não é verificada a qualidade do alimento e do processo industrial. Resultado prático: por ineficiência do Estado, temos no mercado consumidor alimentos “travestidos” de legais, de inócuos e de íntegros.

Contratar médicos-veterinários é indispensável, mas, por si só, a ação não resolve. O crescimento do parque industrial sempre será maior do que a capacidade do governo em contratar. Por mais que se contrate, sempre existirão mais estabelecimentos e menos fiscais. Esse cenário não é privilégio da inspeção estadual. Como está a inspeção federal que atende aos estabelecimentos exportadores e desatende aos de comércio interno? Como estão as inspeções municipais? Quando existentes, são meramente cartoriais, na maior parte dos municípios. É preciso rever o modelo.

O Brasil sempre privilegiou a inspeção industrial em detrimento da inspeção de consumo. Se fiscalizarmos o ponto de venda, retirando o produto impróprio para o consumo, a indústria terá maior preocupação com a qualidade e exigirá a presença da fiscalização em seu estabelecimento. A qualidade do alimento não deve ser uma “política de governo”, mas, sim, uma “política de Estado”. É dever constitucional do governo garantir a saúde da população por meio do acesso a alimentos seguros. Ao CRMV-RS, cabe orientar e alertar o poder público sobre os riscos da ausência de fiscalização por médicos-veterinários oficiais em cada estabelecimento industrial, distribuidor ou comercial. A garantia da qualidade do alimento não é um objetivo em si. O objetivo maior é a preservação de um bem inestimável: a saúde.
 
Presidente do Conselho Regional de Medicina-Veterinária/RS



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Agora é o leite que entorna a inflação

Depois dos aumentos no início do ano, entressafra antecipada eleva preços de lácteos em até ...

Veja mais
Comércio otimista com festas juninas

Supermercadistas mais cautelosos.O comércio de Belo Horizonte está otimista em relação &agra...

Veja mais
Concessões devem reduzr os custos logísticos

Processo deve sair até o fim do ano.As novas concessões ferroviárias, que devem sair até o f...

Veja mais
Carga tributária baixa para vender mais confecção

O setor têxtil vai apresentar ao governo federal, amanhã, proposta para a criação de um regim...

Veja mais
Romance faz bem ao comércio

O namoro faz bem ao comércio. E, por mais uma vez, isso ficou provado na pesquisa sobre as vendas à vista ...

Veja mais
Rio e São Paulo com déficit de padeiros

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Rio estima que h&aacut...

Veja mais
Incentivo para compra de eletrodomésticos já beneficiou 12 mil

Nos primeiros dias do programa Minha Casa Melhor, quase 12 mil pessoas já contrataram o crédito para finan...

Veja mais
Certificados ambientais ainda não convencem brasileiros

CRIADOS HÁ CERCA DE TRÊS DÉCADAS, OS CHAMADOS “SELOS VERDES” AINDA PASSAM DESPERCEBIDOS ...

Veja mais
Ano da quinoa

Especialistas discutem prioridades para pesquisa com planta nativa das altitudes andinas, mas que pode ganhar espa&ccedi...

Veja mais