Carga tributária baixa para vender mais confecção

Leia em 2min 10s

O setor têxtil vai apresentar ao governo federal, amanhã, proposta para a criação de um regime tributário específico voltado às empresas de confecção. Será uma tentativa de reduzir a carga tributária dessas empresas, que hoje chega a 18% da receita bruta, para até 6%. O setor, em especial os fabricantes de vestuário, enfrenta forte concorrência de importações vindas da Ásia. Entre janeiro e março, o País importou 5% a mais de roupas do que em igual período do ano passado. Já as exportações caíram 10,7% na mesma base de comparação.

Os dados são da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), entidade responsável pela elaboração da proposta, chamada de Regime Tributário Competitivo para Confecção (RTCC), que será entregue ao governo. Para obter a redução na carga que incide sobre as confecções, a proposta prevê redimensionar o peso dos tributos federais recolhidos por essas empresas.

Segundo a Abit, reduzindo a tributação sobre a produção para os 6% pretendidos seria possível à indústria de confecção "elevar em 69% o volume de produção até 2025 e gerar 300 mil empregos".

Além de pedir um regime de tributação diferenciado, o setor têxtil também tentará convencer o governo da necessidade de blindar suas empresas da ofensiva chinesa por meio de salvaguardas. A Abit já encaminhou ao governo federal, em agosto do ano passado, pedido de salvaguarda para 60 produtos de confecção chineses. Os 60 itens da China que a Abit tenta barrar representam mais de 80% das importações brasileiras de vestuário. Quando os pedidos de salvaguarda foram protocolados, o governo federal solicitou mais detalhamentos aos empresários têxteis, que deverão ser apresentados amanhã.

Entre janeiro e março deste ano, as importações totais do setor – incluindo confecções e produtos têxteis, como tecidos, fios e fibras – alcançaram US$ 1,85 bilhão, um crescimento de 4,7% na comparação com igual período do ano passado. Já as exportações chegaram a US$ 608 milhões, configurando queda de 6,1%.

No mesmo período, conforme a Abit, a produção do segmento têxtil recuou 7,11%. Especificamente no setor de vestuário, a redução foi de 7,05%. Já o varejo de vestuário, entre janeiro e março, obteve um desempenho positivo de 2,28% em volume de vendas e de 6,88% na receita nominal, ambos ante igual período do ano anterior.

Para a Abit, a discrepância entre o volume de produção do setor têxtil do País, que está em queda, e as vendas no varejo, que crescem, é um indicativo do avanço das importações no mercado brasileiro.

       

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Alimento seguro é essencial à vida

Rodrigo LorenzoniA legislação sanitária brasileira, desde 1950, determina que nenhum alimento de or...

Veja mais
Comércio otimista com festas juninas

Supermercadistas mais cautelosos.O comércio de Belo Horizonte está otimista em relação &agra...

Veja mais
Concessões devem reduzr os custos logísticos

Processo deve sair até o fim do ano.As novas concessões ferroviárias, que devem sair até o f...

Veja mais
Romance faz bem ao comércio

O namoro faz bem ao comércio. E, por mais uma vez, isso ficou provado na pesquisa sobre as vendas à vista ...

Veja mais
Rio e São Paulo com déficit de padeiros

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Rio estima que h&aacut...

Veja mais
Incentivo para compra de eletrodomésticos já beneficiou 12 mil

Nos primeiros dias do programa Minha Casa Melhor, quase 12 mil pessoas já contrataram o crédito para finan...

Veja mais
Certificados ambientais ainda não convencem brasileiros

CRIADOS HÁ CERCA DE TRÊS DÉCADAS, OS CHAMADOS “SELOS VERDES” AINDA PASSAM DESPERCEBIDOS ...

Veja mais
Ano da quinoa

Especialistas discutem prioridades para pesquisa com planta nativa das altitudes andinas, mas que pode ganhar espa&ccedi...

Veja mais
Atacarejo tem preços até 37% mais baratos

Andréa Ciaffone Comprar mais barato é das melhores sensações que um consumidor pode ter. Qua...

Veja mais