Melhorias genéticas

Leia em 2min 20s

Abelhas brasileiras têm sangue africano, são resistentes e estão passando por seleção para garantir produtividade

As abelhas ‘africanizadas’, resultado do cruzamento da abelha Europa com a africana deram origem a um inseto forte, responsável pelo sucesso da própolis brasileira no mercado internacional, já que o produto é literalmente verde. Isso porque as abelhas ‘africanizadas’ (A. mellifera L) conseguem desempenhar sua função de coletar a resina com grande desempenho e resistência. “Diferentemente de insetos da América do Norte ou Europa, as abelhas brasileiras são resistentes e não precisam tomar antibióticos, o que valoriza o produto nacional”, diz Cézar Ramos Júnior, sócio da empresa Natucentro, que beneficia e exporta a própolis.

Segundo Cézar, um desafio da produção, além da produtividade é elevar cada vez mais a qualidade do produto brasileiro. Para isso, além das técnicas de manejo, os apiários do Alto do Rio São Francisco estão investindo no melhoramento genético, avaliando a resistência e a capacidade produtiva dos insetos.

Outro ponto muito importante é a substituição das abelhas rainhas, técnica de manejo essencial para garantir o desempenho da colmeia. Cézar Ramos explica que o ideal é que as rainhas sejam substituídas a cada ano, mas no Brasil, isso ainda não ocorre porque os apicultores não dominam a técnica. “Por isso vamos em uma missão até a China, para aprender com eles como se faz esse manejo”, diz Ramos. Para se ter ideia, no Brasil a operação que envolve a transferência de uma larva para uma célula especial, para que ela se transforme em um abelha rainha, responsável pela postura de ovos, é de 35%. Na China, 90% das operações são bem-sucedidas. Outro dado intrigante é o que mede o tempo. Enquanto no Brasil gasta-se em média um minuto por larva transferida, na China 100 larvas são transferidas em apenas dois minutos.

Para o sócio da Natucentro, o mercado está aberto para os apiários. Ele lembra que no Brasil, há cerca de 10 anos, consumia-se cerca de 200 quilos de geleia real por mês. Hoje, o percentual saltou para duas toneladas mensais. “No Brasil, 99% da geleia consumida no mercado interno é importada.”

Própolis verde

A presença de minerais no solo, em especial o minério de ferro, aliada à altitude, faz com que Minas Gerais seja o único estado no mundo a produzir a própolis verde, uma resina retirada da colmeia e há muito tempo utilizada no combate a inflamações. Ao todo, 102 municípios, localizados em faixa que vai do Triângulo, passando pelo Centro-Sul, até a divisa com o Espírito Santo, são potenciais produtores da resina. Nesses locais, o pulgão convive com o alecrim-do-campo e o ataca. Para se defender, a planta produz uma resina verde coletada pelas abelhas e levada para a colmeia, para mais tarde ser recolhida pelos apicultores.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Consumo global de lácteos avança

O consumo global de produtos lácteos líquidos (LDP, na sigla em inglês) crescerá 7,5% entre 2...

Veja mais
Sephora puxa expansão do grupo LVMH

Nem morta, Justine Le Sassier compraria uma bolsa Louis Vuitton. "Elas não têm nenhum apelo", afirmou a est...

Veja mais
Centauro investe na venda on-line

Antes da GP Investimentos se tornar sócia da varejista de artigos esportivos Centauro, o lema "Ebitda, juntos ent...

Veja mais
Alimentos recuam, mas outros itens pressionam IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,37% em maio, após alta de 0,55% em a...

Veja mais
Dia dos Namorados deve ter avanço de 5,9% em Campinas

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) prevê que o comércio varejista na Regi...

Veja mais
Conab pode rever cotação mínima de milho e algodão

Estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre os custos de produção da agropecuária a...

Veja mais
Desempenho do setor logístico atrai na Bolsa

O setor de logística listado na Bolsa de Valores de São Paulo é a alternativa de preços aos ...

Veja mais
Lavanderias ganham destaque no setor com pontos de coleta

Com maior intensidade nos últimos anos, o setor de serviços tem ganhado espaço significativo dentro...

Veja mais
Pet shops menores sobrevivem com serviços

Para continuarem inseridas no crescimento do mercado brasileiro de produtos para animais domésticos, que teve fat...

Veja mais