Lavanderias ganham destaque no setor com pontos de coleta

Leia em 2min 30s

Com maior intensidade nos últimos anos, o setor de serviços tem ganhado espaço significativo dentro das franquias. Prova disso é o número crescente de operações de lavanderias que têm apostado em operações menores para lucrar.

Dentre os diversos players do setor, como: 5àSec, Restaura Jeans, entre tantos outros -, cabe o destaque à rede Lavasecco, em atuação desde 2005. Mesmo sendo considerada de pequeno porte, pois possui 18 lojas espalhadas pelo Brasil, sendo de apenas oito empresários que detêm mais de uma unidade e quatro sedes próprias, a marca faturou R$ 8 milhões em 2012 e projeta incremento de 20% nessa margem para os próximos meses.

Segundo Maria Alzira Linares, diretora executiva da Lavasecco é por meio de expansão lenta e qualificada que a operação planeja consolidar-se no mercado brasileiro. "Esse nicho carece de operações diferenciadas, locais em que o consumidor tenha consultoria técnica de como conservar suas roupas", disse Maria, ao que conclui. "Por isso procuramos investidores que queiram dedicar todo o seu tempo nesse negócio".

Em breve a rede tem intenção de atuar com pontos de coleta. O sistema é simples, após a abertura de uma franquia, o investidor pode posteriormente inaugurar um novo ponto, espaço esse apenas para a coleta de serviço, conforme explicou Maria Alzira. "Após a abertura da praça, queremos dar a possibilidade do franqueado abrir a segunda operação como um ponto de coleta. O investimento será menor, cerca de R$ 100 mil, e ele consegue alavancar seu faturamento", disse ela.

Toda a preocupação da marca em ter franqueados distintos deve-se à experiência anterior que a executiva teve no ramo. "Eu e meu marido fomos franqueados de uma rede de lavanderia e percebemos que pagávamos muitas taxas pelo uso da marca. Após desistirmos da operação, com a nossa experiência, resolvemos criar uma marca própria", enfatizou a executiva. Após a abertura da primeira loja, houve procura por parte de investidores e com o auxílio de Marcelo Cherto, proprietário da consultoria Cherto, especializada apenas em franchising, a rede passou a crescer por meio de franquias. "Nosso primeiro franqueado foi um empresário que havia desistido de uma marca concorrente".

Mesmo com toda a preocupação e seleção bem rígida, a Lavasecco pretende abrir este ano de 20 a 22 novas lojas, mas isso dependerá do tempo de importação de todo o maquinário. "Para chegarmos a esse número de lojas, tudo dependerá do tempo que se levará para a importação das máquinas, já que todas vêm da Itália", argumentou a executiva ao DCI.

Quem apostou nesse nicho e já colhe os resultados é a Quality Lavandeira, do grupo Acerte Franchising, que acabou de inaugurar duas novas lojas, com o conceito de ponto de coleta. "O ponto de coleta amplia o leque de clientes, atingindo público de uma outra região. Além disso, tem a vantagem de ter custos de investimentos mais baixos, pois não é necessário maquinário", afirmou José Ventura, diretor de expansão.



Veículo: DCI


Veja também

Dia dos Namorados deve ter avanço de 5,9% em Campinas

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) prevê que o comércio varejista na Regi...

Veja mais
Conab pode rever cotação mínima de milho e algodão

Estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre os custos de produção da agropecuária a...

Veja mais
Desempenho do setor logístico atrai na Bolsa

O setor de logística listado na Bolsa de Valores de São Paulo é a alternativa de preços aos ...

Veja mais
Pet shops menores sobrevivem com serviços

Para continuarem inseridas no crescimento do mercado brasileiro de produtos para animais domésticos, que teve fat...

Veja mais
Alimentos pesam no bolso do consumidor

Professora Marly Ribeiro vai substituir o feijão carioquinha pelo fradinhoO aumento dos preços dos aliment...

Veja mais
Dieese aponta redução no valor da cesta básica em Salvador

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) calculou que o valor da cest...

Veja mais
Apas projeta vendas 5% maiores de itens de festa junina

Os supermercadistas de São Paulo projetam que as vendas de produtos típicos de festa junina, como amendoim...

Veja mais
Comida de abelha

Com a baixa nas floradas entre setembro e outubro, os apicultores da região do Alto do Rio São Francisco s...

Veja mais
Alimentação básica do paraense está mais cara

A alimentação básica dos paraenses continua entre as mais caras do país, segundo um estudo d...

Veja mais