Mercado brasileiro de computadores comercializou 30 unidades por minuto em 2012

Leia em 2min 30s

Em 2012, o mercado brasileiro de PCs não teve o desempenho esperado e apontou queda de 2% em relação a 2011, segundo o estudo Brazil Quarterly PC Tracker, realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Durante todo o ano, foram vendidas 15,5 milhões de unidades, sendo 8,9 milhões de portáteis (notebooks, netbooks e ultrabooks) e 6,6 milhões de desktops.

O resultado do quarto trimestre fi cou aquém do esperado. Este é um período que, normalmente, aponta crescimento, mas, em 2012, foram vendidas 3,7 milhões de unidades, ou seja, 8% menos em relação ao terceiro trimestre. Do total, 41% foram desktops e 59% portáteis. “A queda se deu porque muitos varejistas ainda tinham estoques dos trimestres anteriores, formados com base no otimismo do início do ano em relação à economia do País”, declara Camila Pereira Santos, analista de mercado da IDC Brasil.

De acordo com o estudo da IDC Brasil, outro fato que deve ser levado em conta para a queda do mercado de PCs é que o usuário doméstico, que durante todo o ano de 2012 representou 66,6% do mercado total de computadores, optou por dispositivos mais baratos como tablets e smartphones. Os outros 26,7% foram para o segmento corporativo e 6,7% paragoverno e educação. “Assim como já era previsto, a distribuição dos recursos dos brasileiros entre computadores, tablets e smartphones contribuiu fortemente para os resultados abaixo do esperado para as vendas de computadores. Muitos já tinham optado por investir em produtos que tiveram redução de impostos como os carros e os de linha branca”, completou a analista da IDC.

No consolidado do ano de 2012, os desktops tiveram queda de 12% em relação a 2011 e os portáteis cresceram 7%. Segundo Camila, o que mantém o desktop no mercado é o segmento corporativo. “Existe uma tendência de queda, mais muito lenta porque a base de computadores instalados em empresas ainda é grande e a compra de notebooks por este segmento não é rápida”.

Durante todo o ano de 2012, foram vendidos 30 computadores por minuto no Brasil. Com o total de 15,5 milhões de unidades comercializadas, o País volta a ocupar a quarta posição no ranking mundial do mercado de PCs, ficando atrás de China, Estados Unidos e Japão.

Para o ano de 2013, a IDC espera que sejam comercializados 14,4 milhões de computadores, ou seja, 7,2% menos do que no ano passado. Olhando para uma perspectiva mensal, em janeiro de 2013, de acordo com o Brazil Monthly PC Tracker, nota-se que o desempenho já expressa o indicativo de queda durante o ano com resultado de queda de 22% quando comparado ao mês anterior (dezembro de 2012) e recuo de 4% se comparado com o mês de janeiro de 2012.

 


Veículo: Empresas & Negócios


Veja também

Assembleia aprova projeto que prevê valor proporcional de produtos nos supermercados

A Assembleia Legislativa gaúcha aprovou na última terça-feira o projeto do deputado Miki Breier (PS...

Veja mais
Maioria dos chocolates não informa sobre quantidade de cacau no rótulo, diz pesquisa do Idec

De oito marcas pesquisadas, apenas uma traz o dado sobre o percentual estampado na embalagem - Além disso, entre ...

Veja mais
Bem Brasil comemora crescimento

Empresa mineira processa batatas pré-fritas congeladas em sua unidade de Araxá, no Alto Paranaíba.A...

Veja mais
Nova classe C e maior perspectiva de vida da população impulsionam as vendas de medicamentos

As vendas de medicamentos no Brasil deverão crescer, em média, entre 15% e 20% este ano sobre a receita de...

Veja mais
Pesquisa de preços do Procon-PE encontra diferenças de até 130%

Entre os dias 5 e 18 deste mês, o Procon-PE pesquisou os produtos mais comercializados no período da Semana...

Veja mais
Governo discute legislação para queijos artesanais

Regras em Minas Gerais serão debatidasA falta de parâmetros voltados à produção artesa...

Veja mais
Setor de consumo vira estrela de fusões

Com expansão da renda e chance de consolidação, empresas voltadas ao consumidor doméstico li...

Veja mais
Batavo promove campanha para nova linha de sucos

A Batavo lança o primeiro anúncio em TV aberta do novo suco da marca: Batavo Hidra. A propaganda integra u...

Veja mais
Vendas de computadores têm queda de 2% em 2012

No ano passado, 15,5 milhões de unidades foram vendidasAs vendas de computadores no Brasil alcançaram 15,5...

Veja mais