Maioria dos chocolates não informa sobre quantidade de cacau no rótulo, diz pesquisa do Idec

Leia em 2min 50s

De oito marcas pesquisadas, apenas uma traz o dado sobre o percentual estampado na embalagem - Além disso, entre os produtos pesquisados, cinco são fabricados apenas com a quantidade mínima de cacau estabelecida pela Anvisa

   
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com oito das marcas de chocolates mais vendidas no Brasil — Arcor, Brasil Cacau, Cacau Show, Garoto, Hershey's, Kopenhagen, Lacta e Nestlé — concluiu que a maioria não informa no rótulo a quantidade de cacau do produto.

Entre os chocolates ao leite, apenas os da Cacau Show têm o percentual estampado na embalagem, de acordo com o levantamento. “As outras não fazem menção à quantidade do fruto. Ainda não existe lei que obrigue as empresas a colocarem esse dado na embalagem, mas, para o Idec, seria razoável que essa iniciativa partisse dos próprios fabricantes”, informa o comunicado da entidade.

O teor de cacau também não é estampado nas embalagens de muitos chocolates meio amargo e amargo. Dos oito chocolates meio amargo pesquisados, apenas três têm a informação no rótulo: Cacau Show, Hersheys e Arcor. Entre as marcas de chocolate amargo, dois não têm o dado: os tabletes de 40g e 85g da Kopenhagen, e os tabletes de 20g e 100g da Brasil Cacau (marcas que pertencem ao mesmo grupo).

Quantidade mínima

Além disso, entre os produtos pesquisados, cinco são fabricados apenas com a quantidade mínima de cacau estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Para ser considerado chocolate, o produto deve ter, ao menos, 25% de cacau, se for chocolate ao leite”, diz o Idec.

“Seria muito importante que o teor de cacau viesse impresso no rótulo, até porque, se trata de um direito à informação ao consumidor, assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), desta maneira, fica a sensação de que essa informação trata-se apenas de uma estratégia de marketing usada quando isso é conveniente aos fabricantes”, afirma Ana Paula Bortoletto Martins, pesquisadora do Idec.

Ana Paula lembra ainda que os benefícios do cacau à saúde, como a produção de mais serotonina, que dá a sensação de bem-estar e diminui a pressão arterial, estão diretamente relacionados à sua quantidade no chocolate. “É importante que o consumidor esteja atento a essa informação no rótulo, para sua melhor escolha e, no caso de não encontrar, cobre esse direito das empresas, por meio dos canais de atendimento ao consumidor”, afirma a pesquisadora.

Duplo padrão nos produtos importados

O Idec também pesquisou alguns chocolates importados vendidos no Brasil e que têm preços lá fora relativamente equivalentes aos dos chocolates brasileiros escolhidos: Casino Lait Dégustation, Guylian, Lindt Swiss Classic, Milka, Nestlé Crunch e Ritter Sport. E, diferente dos chocolates nacionais, o teor de cacau está presente nos rótulos de todos os chocolates importados pesquisados, mesmo que seja em letras miúdas, no verso da embalagem.

“O que chamou a atenção é que dois desses chocolates estrangeiros, também são fabricados no Brasil: Crunch (da Neslté) e Milka (da Kraft). Nos dois casos, o teor de cacau é maior nos produtos fabricados lá fora: ambos têm no mínimo 30% de cacau (os nacionais têm no mínimo 25%). As duas empresas, portanto, praticam o que se chama de duplo padrão: independentemente de questões relacionadas à legislação de cada país, elas tratam de maneira diferente os consumidores brasileiros e os de seu continente de origem”, destaca o Idec.



Veículo: O Globo - RJ


Veja também

Mercado brasileiro de computadores comercializou 30 unidades por minuto em 2012

Em 2012, o mercado brasileiro de PCs não teve o desempenho esperado e apontou queda de 2% em relaçã...

Veja mais
Bem Brasil comemora crescimento

Empresa mineira processa batatas pré-fritas congeladas em sua unidade de Araxá, no Alto Paranaíba.A...

Veja mais
Nova classe C e maior perspectiva de vida da população impulsionam as vendas de medicamentos

As vendas de medicamentos no Brasil deverão crescer, em média, entre 15% e 20% este ano sobre a receita de...

Veja mais
Pesquisa de preços do Procon-PE encontra diferenças de até 130%

Entre os dias 5 e 18 deste mês, o Procon-PE pesquisou os produtos mais comercializados no período da Semana...

Veja mais
Governo discute legislação para queijos artesanais

Regras em Minas Gerais serão debatidasA falta de parâmetros voltados à produção artesa...

Veja mais
Setor de consumo vira estrela de fusões

Com expansão da renda e chance de consolidação, empresas voltadas ao consumidor doméstico li...

Veja mais
Batavo promove campanha para nova linha de sucos

A Batavo lança o primeiro anúncio em TV aberta do novo suco da marca: Batavo Hidra. A propaganda integra u...

Veja mais
Vendas de computadores têm queda de 2% em 2012

No ano passado, 15,5 milhões de unidades foram vendidasAs vendas de computadores no Brasil alcançaram 15,5...

Veja mais
Cafés especiais estão em alta

Produtores do Sul de Minas estão investindo na melhoria para participar de concursos"Cup of Excellence Natural La...

Veja mais