Hipermercados e supermercados puxam varejo em 2012

Leia em 1min



A atividade de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo puxou a alta de 8,4% nas vendas totais do varejo em 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segmento também apresentou expansão de 8,4% no volume de vendas no período, o equivalente a 44,6% da taxa do varejo. Ou seja, conseguiu um desempenho acumulado no ano equivalente ao do comércio como um todo. Segundo o IBGE, embora os produtos alimentícios tenham registrado forte aumento de preços no ano, o bom desempenho do segmento reflete o aumento do poder de compra da população.

A atividade de Móveis e eletrodomésticos exerceu o segundo maior impacto no resultado do varejo no ano passado, com aumento de 12,3% nas vendas, o equivalente a 26,6% da taxa anual do varejo. O segmento foi beneficiado pelo aumento da renda e disponibilidade de crédito, mas também pela diminuição de preços de itens favorecidos pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O terceiro maior impacto foi da atividade de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, com aumento de 9,4% (responsável também por 9,4% da taxa total do varejo), com bons resultados em lojas de departamento, ótica, joalheira, artigos esportivos, brinquedos, etc.




Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Sabor & Equilíbrio

Congelados   A Sadia estreia com exclusividade no Rio a campanha da linha Sabor & Equilíbrio. A BRF qu...

Veja mais
Fabricantes preparam-se para a próxima geração de TVs

Televisores OLED começam a chegar ao mercado neste ano, mas preços ainda são salgados   A pr...

Veja mais
Trigo ganha competitividade, diz Cepea

O trigo voltou a ser competitivo em relação ao milho nos últimos meses em importantes praças...

Veja mais
Arcor vai disputar mercado de bombons

A argentina Arcor, fabricante de chocolates, chicletes, balas e biscoitos, anuncia hoje seu projeto mais importante para...

Veja mais
Arrozeiros se mobilizam para a criação de cotas de importação

Intenção é fixar volume de entrada do produto estrangeiro em 850 mil toneladas anuaisA abertura ofi...

Veja mais
Lojas ampliam descontos na semana final do Liquida

Para equalizar os estoques, comerciantes apostam em promoções derradeiras, com ofertas melhores do que as ...

Veja mais
Pão francês chega a custar quase R$ 12 em BH

Levantamento do Procon revela que o preço médio na capital é de R$ 9,25. Na Região Centro-Su...

Veja mais
Smirnoff Ice ganha campanha para divulgar novo sabor

A companhia de bebidas Diageo lança nesta semana uma campanha para divulgar a introdução do sabor m...

Veja mais
Cooxupé busca elevar exportação de café em 18%

Meta é chegar a 2,5 milhões de sacas de 60 kg embarcadas, diz o presidente da cooperativa A Cooxup&eacu...

Veja mais