Fabricantes preparam-se para a próxima geração de TVs

Leia em 2min 10s

Televisores OLED começam a chegar ao mercado neste ano, mas preços ainda são salgados

 


A próxima geração de TVs atende por uma sigla de cinco letras: OLED. O nome pomposo “Organic Light Emitting Diode” pode ser traduzido de forma simples: televisores com essa tecnologia são mais finos, consomem menos energia, oferecem melhor reprodução de cores e têm altíssima definição. E podem ter telas flexíveis. “A tecnologia de TV evolui para esse equipamento ser a janela do consumidor”, compara Carlos Paschoal, gerente geral de Marketing da Sony.

No mês passado, a consultoria DisplaySearch estimou que,em 2016, o mercado mundial de TVs OLED deve chegar a 7,2 milhões de unidades.Outra consultoria, a IHS iSuppli, calculou,emoutubro, que a receita gerada por televisores OLED chegará a US$ 13,9 bilhões em 2016, a partir de US$ 500 milhões em 2013, a caminho de US$ 17,3 bilhões em 2017. Os primeiros modelos com grandes telas chegam ao mercado este ano, mas ainda terão baixos volumes e preços altos —na casa de US$ 10 mil para modelos de 55 polegadas, calcula a Display Search.

 “Com certeza vai começar pelas séries top dos fabricantes. À medida que aumenta a demanda, passa a custar menos. Vai ser a mesma evolução que vimos com plasma e LCD”, diz Jorginaldo Dantas, gerente de Marketing técnico da TP Vision, cujas TVs têm a marca Philips. A LG saiu na frente na corrida do OLED. Desde janeiro aceita pedidos, na Coréia do Sul, de seu primeiro modelo comercial, com 55 polegadas, por US$ 10 mil. Aindanoprimeiro trimestre, promete lançar em outras regiões do mundo, incluindo a América do Sul. Já a TP Vision não terá produtosOLEDem2013 e a japonesaPanasonic estáemfase de desenvolvimento de televisores.

Renata Assis, diretora de Marketing da Panasonic, calcula que as TVs OLED estarão no mercado em um ou dois anos, incluindo o Brasil, foco da empresa. E objetivo é apresentar produtos com preços menos salgados do que ocorreu com os primeiros televisores LED, LCD e de plasma. “A intenção é que isso não se repita, porque os primeiros consumidores ficam frustrados. É óbvio que no começo tem um preço premium, para gerar desejo e demanda, mas nada como foi no passado”.

Paschoal afirma que na Sony o OLED ainda está em fase de maturação. “Precisa passar por testes de usabilidade e preço com o consumidor final. Nossa expectativa é ter em dois a três anos”. Por hora, a aposta da empresa é a TV 4K, com quatro vezes mais definição do que os aparelhos LED. “Pretendemos ter produtos acessíveis a todos os bolsos neste ano. Hoje o 4K é o acessível para o consumidor.”


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Hipermercados e supermercados puxam varejo em 2012

A atividade de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo puxou a alta de 8,4% nas venda...

Veja mais
Trigo ganha competitividade, diz Cepea

O trigo voltou a ser competitivo em relação ao milho nos últimos meses em importantes praças...

Veja mais
Arcor vai disputar mercado de bombons

A argentina Arcor, fabricante de chocolates, chicletes, balas e biscoitos, anuncia hoje seu projeto mais importante para...

Veja mais
Arrozeiros se mobilizam para a criação de cotas de importação

Intenção é fixar volume de entrada do produto estrangeiro em 850 mil toneladas anuaisA abertura ofi...

Veja mais
Lojas ampliam descontos na semana final do Liquida

Para equalizar os estoques, comerciantes apostam em promoções derradeiras, com ofertas melhores do que as ...

Veja mais
Pão francês chega a custar quase R$ 12 em BH

Levantamento do Procon revela que o preço médio na capital é de R$ 9,25. Na Região Centro-Su...

Veja mais
Smirnoff Ice ganha campanha para divulgar novo sabor

A companhia de bebidas Diageo lança nesta semana uma campanha para divulgar a introdução do sabor m...

Veja mais
Cooxupé busca elevar exportação de café em 18%

Meta é chegar a 2,5 milhões de sacas de 60 kg embarcadas, diz o presidente da cooperativa A Cooxup&eacu...

Veja mais
Setor óptico vê ampliação de lojas físicas e varejo eletrônico

Empresários que atuam no setor óptico com a venda de óculos de sol e de grau, além de invest...

Veja mais