Empresários fazem promoção para se livrar de estoques

Leia em 1min 50s

Característico no mês de janeiro, o período de saldões promovidos por diversos players do setor varejista movimentará milhões neste mês de janeiro. O período é caracterizado pela queima de estoques e para que as empresas consigam capital. Um dos destaques neste período é a promoção realizada pelo Magazine Luiza. A partir desta sexta-feira, a rede varejista promoverá a sua já conhecida "Liquidação Fantástica".

Para Nelson de Sousa, professor de Economia e Finanças do Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais (Ibmec), o cenário parece ter virado tradição no País: "Não é saudável para o empresário ter muita sobra em seus estoques. Eles precisam liquidar o que não foi vendido para pagar os custos da operação", explicou ao DCI.

Além desse fato, os lojistas e demais empresários que atuam no setor precisam se programar para a próxima data sazonal. "Eles precisam limpar seus estoques e começar a pensar, agora, no Dia das Mães." Ainda segundo o economista, não existem dados precisos sobre a movimentação financeira, mas ele fica abaixo do que é visto no Natal. "As estimativas feitas são de que esse período tenha movimentação de 10% a 15% menor que no Natal", disse ele.

Eletroeletrônicos

A "Liquidação Fantástica" do Magazine Luiza será realizada em 16 estados, simultaneamente. Depois de redes como Casas Bahia, Ponto Frio, Extra, entre outras, fazerem seus saldões, agora é a vez do Magazine de atender a milhões de consumidores, que serão esperados nas 743 lojas da rede para aproveitar descontos de até 70% em cerca de 3 milhões de produtos. Como é muito aguardada pelos consumidores, em muitas cidades, as filas começam a se formar em frente às lojas com dias de antecedência.

"Já estamos na 20ª edição, e milhões de pessoas conhecem, já compraram na 'Liquidação Fantástica' e sabem que é uma ação com descontos reais, promovida para realizar seus sonhos com economia de verdade", afirma Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza. Os shoppings também estão com lojas em promoção para queimar estoques do final do ano passado. No Central Plaza Shopping, em São Paulo, por exemplo, players como Renner, C&A, Collins, Hering, CNS, Barred's estão com descontos que variam de 10% a 70%.



Veículo: DCI


Veja também

TVs gigantes custam mais que um carro

Painéis luminosos e vídeos coloridos não são novidade em Las Vegas ou na Consumer Electronic...

Veja mais
Múltis desistem de operações na Europa e fecham fábricas

Peter Hulsmans trabalhou para a Ford na cidade industrial belga de Genk por 26 anos. Quando os executivos da montadora o...

Veja mais
Samsung quer ser líder em eletrodomésticos

A Samsung Electronics informou que está a caminho de cumprir a meta de se tornar até 2015 a maior fabrican...

Veja mais
Mato Grosso amplia produção de girassol e atrai indústrias de óleo

O girassol de Mato Grosso está "abandonando" os pássaros e indo para as indústrias produtoras de &o...

Veja mais
Em 2012, preço do algodão caiu 35,8% em relação a 2011

O mercado brasileiro de algodão chega ao fim de 2012 acumulando uma média de preços 35,8% inferior ...

Veja mais
Reajuste de 9% no mínimo impacta no setor de café

Devido ao relevo, a produção de café em Minas Gerais precisa de mão de obra o ano inteiroO r...

Veja mais
Rede mineira de farmácias mantém seu plano de expansão em 2013

Na primeira semana de dezembro último, a Drogaria Araujo alcançou a cifra de R$ 1 bilhão de faturam...

Veja mais
Milho deve substituir trigo na segunda safra, diz Conab

O diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab),...

Veja mais
Varejo passa a funcionar nos feriados a partir de fevereiro em Porto Alegre

Acordo entre sindicatos estabelece termo de autorização para quem optar por abrir lojaA gerente de loja da...

Veja mais