Varejo de vestuário desacelera e segue o PIB

Leia em 2min 40s

O varejo de vestuário crescerá mais próximo do desempenho do PIB em 2013, após alguns anos em que teve expansão consideravelmente superior à do principal indicador da economia. Projeção do Instituto de Marketing Industrial (Iemi) mostra crescimento de 3,1% em número de peças este ano, para pouco mais de 7 bilhões. Em faturamento, haverá alta de 5,3%, para quase R$ 170 bilhões, abaixo dos 7,6% registrados em 2012.

Marcelo Villin do Prado, diretor do Iemi, não vê grandes movimentos para ampliar a área de vendas das lojas neste ano. "Ao que tudo indica, o crescimento do varejo de superfície [grandes magazines] será mais comedido a partir de agora. Em grande parte, porque a base de comparação está maior, após a expansão dos últimos anos".

Apesar do desempenho positivo, o ano de 2012 não foi fácil para o varejo de vestuário. As redes entraram em janeiro com estoques elevados e, ao longo do ano, acirraram a concorrência em preços, comprimindo a rentabilidade. O inverno pouco rigoroso acarretou desacertos de mix e, posteriormente, mais promoções.

Diante disso, a Lojas Marisa já colocou como prioridade para 2013 a recuperação da sua margem bruta, que ficou abaixo dos níveis históricos este ano. A ideia é ganhar 1,5 ponto percentual no indicador no prazo de 12 meses.

Em nome da eficiência operacional, a Restoque, dona da Le Lis Blanc, anunciou que vai pisar no freio. A empresa dobrou sua área de vendas em 2012, alcançando mais de 210 lojas. Mas o ritmo acelerado de expansão acabou comprometendo as margens, uma vez que as novas lojas e marcas da Restoque ainda não alcançaram todo o seu potencial de vendas. Em 2013, a Restoque pretende abrir entre 35 e 40 lojas, incluindo todas as suas bandeiras - Le Lis Blanc, Noir, Le Lis, Le Lis Blanc Beauté, John John e Bo. Bô.

Em recente relatório sobre o setor de varejo, o HSBC diz que a administração da Hering "continua cautelosa" a respeito da perspectiva para crescimento de receita e indicou novamente que os dias de crescimento significativo não se repetirão.

Embora não revele quantas lojas pretende abrir em 2013, a C&A informa que deve manter o "mesmo ritmo acelerado" de 2012, quando foram inauguradas 25 unidades e reformadas outras seis. A empresa diz que vai chegar a dez novas cidades e a um novo Estado, gerando mais de dois mil empregos diretos. A varejista pretende reinaugurar mais de 15 lojas. No total, a C&A tem 230 lojas no país.

Do lado da indústria de vestuário, 2013 será um pouco melhor do que 2012, prevê o Iemi, em parte devido ao câmbio mais favorável. O crescimento em número de peças deve ficar em 2%. O faturamento cresceria 5,5%.

A indústria nacional de vestuário não tem acompanhado o crescimento da economia de 2009 para cá e perdeu espaço para os importados. Em 2012 o setor fabricou 6 bilhões de peças, uma queda de 5,5% sobre 2011, e faturou R$ 90,7 bilhões, alta de 2,5%. "Os preços na fábrica tiveram que ser reajustados para fazer frente ao aumento dos custos de produção", disse Prado, do Iemi, para quem 2012 foi um dos piores anos para a indústria de vestuário no país.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Venda além dos free shops

A Mondeléz International (antiga Kraft Foods) reforça seu portfólio de chocolates no mercado brasil...

Veja mais
Antigripal Naldecon volta às farmácias

Depois de ficar quase um ano fora das gôndolas das farmácias brasileiras, o antigripal Naldecon voltou a se...

Veja mais
Porto Alegre abrirá lojas domingos e feriados em 2013

O acordo firmado em dezembro entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas-Porto Alegre) e o Sindicato d...

Veja mais
Empresa de pão de mel planeja expansão por meio de franquias

Expectativa da Água na Boca é abrir 25 quiosques e mais cinco linhas de produção para ganhar...

Veja mais
Setor supermercadista disponibilizou 3,6 mil vagas temporárias no RS

O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, informa que, a...

Veja mais
Custos pressionam o setor lácteo de Minas

Concorrência com Argentina e Uruguai também afeta atividade no Estado O aumento significativo dos custos de...

Veja mais
Reserva de Minas faturou 20% a mais em 2012

Doces chegam aos EUA, Canadá, Portugal e AlemanhaUma saborosa receita de doce de nata suíça feita e...

Veja mais
Dívidas do consumidor preocupam o comércio

Para voltar a ter acesso ao crédito e poder comprar mais no Natal, os consumidores, não apenas da capital ...

Veja mais
Preços do material escolar devem subir neste mês conforme a inflação

Apesar de os produtos que compõem a cesta de material escolar terem subido menos que a inflação acu...

Veja mais