Reserva de Minas faturou 20% a mais em 2012

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Doces chegam aos EUA, Canadá, Portugal e Alemanha


Uma saborosa receita de doce de nata suíça feita em um antigo fogão industrial para ser oferecida como presente aos amigos deu origem, há 13 anos, em Machado, no Sul de Minas Gerais, à Nata Suíça Reserva de Minas Indústria e Comércio Ltda, que hoje emprega diretamente 140 funcionários e distribui uma diversificada linha de doces de leite e de frutas para todo o Brasil. Capaz de processar até 20 mil litros de leite por dia e 100 toneladas de frutas por mês, a Reserva de Minas dispõe de duas unidades que compõem o parque produtor, uma para os produtos derivados de leite e outra para os de fruta, conforme preconiza a legislação sanitária.

Segundo o gerente do departamento comercial da empresa, Leandro de Souza Gonçalves, a Reserva de Minas cresceu 20% em faturamento em 2012 em relação ao ano anterior (valores não divulgados) e deve manter o ritmo em 2013. "Comemoramos um excelente ano não apenas em relação ao futuramento, mas também quanto à carteira de clientes. Conseguimos distribuir para todo o país e também exportar. Já chegamos aos Estados Unidos, Canadá, Portugal e Alemanha", destaca Gonçalves.

O foco principal de atuação da empresa em 2013 será a conquista de novas parcerias com redes supermercadistas. Para garantir a entrega dos produtos, a Reserva de Minas também fortalece a sua logística, com o incremento da frota própria e transportadoras parceiras. "Quando fechamos com uma rede de supermercados isso quer dizer que ganhamos 30, 40 ou até mais unidades para abastecer, então precisamos estar preparados. A logística é sempre uma dificuldade em um país tão grande e com tantos problemas de infraestrutura, mas resolvê-los é parte da obrigação de quem quer crescer. A única coisa que não pode acontecer é um consumidor procurar o produto em um ponto de venda em que está acostumado e não encontrar", explica o gerente.

Diet - A vedete do crescimento da empresa em 2012 foi o lançamento do Doce de Leite de Soja, especialmente para os consumidores com rejeição à lactose. A novidade veio acompanhada de outros lançamentos como a linha de doces de frutas com zero açúcar (marmelada, goiabada, figada e bananada) e a linha Diet que cresceu com o Doce de Nata Suíça Diet (exclusividade da marca). Todo o leite e as frutas usadas pela indústria vem de parceiros da região do Sul de Minas e do interior de São Paulo, próximo à divisa do Estado. "O sucesso foi tão grande que tivemos que importar poupa de marmelo do Chile para dar conta das encomendas. Já o Nata Suíça Diet agradou em cheio porque os diabéticos só tinham como opção o doce de leite tradicional diet", relembra o executivo. No ano passado as linhas Diet e Zero cresceram 28% em vendas.

Para 2013 o laboratório de desenvolvimento de novos produtos da Reserva de Minas está trabalhando no lançamento de uma nova linha de doces de frutas e geleias diet e zero açúcar. Já pelo lado comercial a fabricação de marcas de terceiros deve ser reforçada assim como o fornecimento de embalagens especiais para pousadas e hotéis, especialmente no período da Copa das Confederações, que acontece na segunda quinzena de junho, com sede nas principais capitais do Brasil.

Outro ponto que merece atenção especial da direção da empresa para manter as metas de crescimento é a formação de mão de obra, já que a fábrica deve passar por uma expansão já em 2014. "Somos uma empresa familiar e sempre fizemos questão de trabalhar bem com os nossos funcionários. Temos o cuidado de qualificar constantemente nossa mão de obra.  mais fácil continuar atuando com quem já tem história na empresa do que com novos contratados. Assim como muitas outras empresas temos sofridos com o assédio aos nossos empregados, mas isso faz parte do jogo e temos que estar prontos", completa.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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