Gastronomia fatura com o Dia dos Pais em Belo Horizonte

Leia em 4min 30s

Ao contrário do varejo geral em Belo Horizonte, que prevê aumento máximo de 3,5% nas vendas em razão do Dia dos Pais, os donos de restaurantes, pizzarias, choperias e lojas de vinho estão animados com a data comemorada no domingo. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel MG) espera aumento de 50% no faturamento. O salto, porém, não se deve apenas à data: os comerciantes apostam em diferentes estratégias para atrair a clientela, como novidades no cardápio, promoções, jogos e brincadeiras.

“Parte expressiva da receita da alimentação fora do lar em agosto é decorrente do aumento de consumo nos restaurantes no Dia dos Pais”, explica Fernando Júnior, presidente da entidade. O Xico da Carne, por exemplo, preparou programação lúdica entre as 12h e as 16h, horário em que a garotada poderá confeccionar lembrancinhas, como cartões e gravatas, com materiais reciclados para presentear os pais. “Estimamos um público 20% maior em nossas três unidades”, diz o diretor do grupo, Rodrigo Nascimento, acrescentando que outro chamativo será o festival de algodão doce e pintura facial para os pequenos.

O proprietário da Pizza Sur, Gustavo Roman, acredita num movimento 30% maior nas três casas da rede. “É muito mais cômodo e prazeroso acordar e levar o pai para um descontraído almoço do que preparar tudo em casa”, disse. Já na Royal Vinhos, com duas unidades na capital e mais de 1 mil rótulos à venda, as promoções devem impulsionar as vendas em até 15%. “Culturalmente, a bebida é um bom presente para a data, além de acompanhar bem o almoço de domingo”, comenta o empresário Cristóvão de Morais Filho.

Chamativos

O tradicional restaurante e choperia Pinguim, que espera aumento de 25% no público e de 15% na venda da bebida. Tem como chamativo o cardápio variado. “Haverá um buffet especial. Pratos como caneloni e costelinha barbecue poderão ser saboreados à vontade pelo preço único de R$ 39,90. Já para o fim de tarde e à noite, nosso cardápio conta com mais de 130 pratos”, afirma a gerente de Marketing da casa, Carolina Gonzalez Martini. Ela estima um público em torno de 500 pessoas.

Na choperia Krug Bier, a equipe de funcionários será reforçada para atender a expectativa de aumento de 20% no público em relação aos dias normais. A casa aguarda cerca de 600 pessoas. O chamativo não será apenas a bebida gelada: a Krug vai oferecer pratos com filé, salmão e outros ingredientes. O Baby Beef também aposta num aumento considerável no público. Nos domingos normais, a casa serve de 700 a 900 rodízios. Para o Dia dos Pais, a previsão é chegar a 1,2 mil unidades.

Ao contrário do varejo geral em Belo Horizonte, que prevê aumento máximo de 3,5% nas vendas em razão do Dia dos Pais, os donos de restaurantes, pizzarias, choperias e lojas de vinho estão animados com a data comemorada no domingo. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel MG) espera aumento de 50% no faturamento. O salto, porém, não se deve apenas à data: os comerciantes apostam em diferentes estratégias para atrair a clientela, como novidades no cardápio, promoções, jogos e brincadeiras.

“Parte expressiva da receita da alimentação fora do lar em agosto é decorrente do aumento de consumo nos restaurantes no Dia dos Pais”, explica Fernando Júnior, presidente da entidade. O Xico da Carne, por exemplo, preparou programação lúdica entre as 12h e as 16h, horário em que a garotada poderá confeccionar lembrancinhas, como cartões e gravatas, com materiais reciclados para presentear os pais. “Estimamos um público 20% maior em nossas três unidades”, diz o diretor do grupo, Rodrigo Nascimento, acrescentando que outro chamativo será o festival de algodão doce e pintura facial para os pequenos.

O proprietário da Pizza Sur, Gustavo Roman, acredita num movimento 30% maior nas três casas da rede. “É muito mais cômodo e prazeroso acordar e levar o pai para um descontraído almoço do que preparar tudo em casa”, disse. Já na Royal Vinhos, com duas unidades na capital e mais de 1 mil rótulos à venda, as promoções devem impulsionar as vendas em até 15%. “Culturalmente, a bebida é um bom presente para a data, além de acompanhar bem o almoço de domingo”, comenta o empresário Cristóvão de Morais Filho.

Chamativos

O tradicional restaurante e choperia Pinguim, que espera aumento de 25% no público e de 15% na venda da bebida. Tem como chamativo o cardápio variado. “Haverá um buffet especial. Pratos como caneloni e costelinha barbecue poderão ser saboreados à vontade pelo preço único de R$ 39,90. Já para o fim de tarde e à noite, nosso cardápio conta com mais de 130 pratos”, afirma a gerente de Marketing da casa, Carolina Gonzalez Martini. Ela estima um público em torno de 500 pessoas.

Na choperia Krug Bier, a equipe de funcionários será reforçada para atender a expectativa de aumento de 20% no público em relação aos dias normais. A casa aguarda cerca de 600 pessoas. O chamativo não será apenas a bebida gelada: a Krug vai oferecer pratos com filé, salmão e outros ingredientes. O Baby Beef também aposta num aumento considerável no público. Nos domingos normais, a casa serve de 700 a 900 rodízios. Para o Dia dos Pais, a previsão é chegar a 1,2 mil unidades. 

Veículo: O Estado de Minas


Veja também

Dia das Crianças deverá ser menos "chinês"

Dólar favorece produto nacional.Um Dia das Crianças menos "chinês" é a expectativa dos comerc...

Veja mais
IPI baixo da linha branca e móveis não deve ser renovado

No fim de junho, o governo renovou por mais dois meses a redução do IPI para os itens da linha branca e po...

Veja mais
Safra de grãos deve ser maior da história

Com preços recordes, produtores se preparam para aumentar mais a área plantada   O Brasil deve ter ...

Veja mais
Indústria de higiene e beleza aposta em nicho

Oferecer produtos a consumidores ainda pouco atendidos pelo mercado é a estratégia de pequenas e mé...

Veja mais
Alpargatas aumenta preço e corta custo para margem voltar a subir

A fabricante de calçados Alpargatas garante que a margem bruta vai voltar a crescer no terceiro trimestre. Entre ...

Veja mais
Unilever terá novo centro de distribuição

A Unilever, fabricante de produtos de limpeza, cosméticos e alimentos, aprovou a instalação de cent...

Veja mais
Macy's tem melhor resultado em dois anos

O lucro líquido da rede americana de lojas de departamentos Macy's alcançou US$ 279 milhões no segu...

Veja mais
Log-In começa novo serviço para o Maranhão e o Pará

Esta semana o navio Log-In Pantanal deve deixar Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com carga de arroz que será des...

Veja mais
Baguette carioca

Uma placa na entrada da boulangerie Guerin, aberta há três meses, em Copacabana, sugere aos clientes que el...

Veja mais