Fabricante portuguesa de máquinas de café expresso e cápsulas planeja 100 cafeterias até 2015; a partir de agosto, produtos estarão nas redes Extra e Carrefour
Antes de dar seu primeiro grande passo no Brasil, a portuguesa Delta Foods chegou a cogitar se o nome da empresa poderia ter impacto negativo junto aos consumidores brasileiros. O receio foi motivado pelas recentes denúncias de irregularidades envolvendo a xará Delta Construção.
No entanto, aos poucos o medo desapareceu, afinal Delta não é sinônimo somente de más lembranças. No Brasil, a palavra estampa a fachada de escolas, supermercados e bares, além de darnomeaumadas maiorescompanhias aéreas do mundo.
Até mesmo dentro da empresa portuguesa existem várias “Deltas”. No Nordeste, a fabricante de cafés e máquinas atua desde 2008 com as cafeterias Delta Expresso. As 13 lojas são franqueadas do grupo europeu, que tambémpossui uma unidade própria, a Delta Q, localizada no Shopping Vitória, no Espírito Santo. “O nome servirá para diferenciar as nossas lojas das franquias”, afirma Marcos Cardoso, presidente da Delta Foods no Brasil.
A meta é inaugurar 100 pontos de venda até 2015, sendo que deste total cerca de 80% serão franquias. Até lá, a companhia espera faturamento de aproximadamente R$ 200 milhões. Enxurrada A partir de 1 de agosto, os produtos da Delta não serão mais exclusividade de sua rede de cafeterias.
As cápsulas e máquinas de café expresso ganharão as gôndolas de supermercados como Extra, Carrefour, Se Marche e Empório São Paulo. Com esta estratégia, a empresa pretende bater sua principal concorrente, a Nespresso. A marca da Nestlé comercializa suas cápsulas somente em suas 11 lojas, localizadas no estado de São Paulo. E as máquinas da Nespresso são vendidas apenas em varejistas consideradas premium como a Fast Shop.
Projeções feitas pela Nestlé mostram que o mercado de máquinas de café expresso apresenta excelentes perspectivas. Hoje a inserção nos 47,3 milhões de domicílios brasileiros é de 5%. Dentro de dez anos, pelo menos metade dos lares devem ter um equipamento. Com este cenário, o executivo da Delta Foods começa a sonhar com a construção de fábricas de torrefação e máquinas no Brasil. “É um plano para daqui dois ou três anos. Tudo vai depender do desempenho do produto”, afirma.
No mundo a Delta Foods, fundada em 1961, está presente em 33 mercados. O café de suas cápsulas é importado de 16 países. Angola, Colômbia, Honduras, Panamá e Guatemala estão entre eles
Veículo: Brasil Econômico