Prestadoras de serviços ganham espaço nos gastos dos brasileiros

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Mesmo sem ultrapassar o segmento de alimentação no franchising que representa em torno de 19,7% do faturamento do setor - responsável no ano passado por mais de R$ 88 bilhões -, empresas que fornecem serviços de beleza, educação, e consultoria imobiliária, entre muitas outras, estão se firmando com força nas franquias no Brasil, e foram responsáveis por 14,9% do ganho do setor em 2011.

Segundo Ricardo Camargo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as operações que envolvem prestação de serviços já são maiores que as do setor de fast-food. "Empresas que prestam serviços já são em maior número, na questão de unidades, que as de alimentação, só perdem em faturamento", explicou o especialista.

Em uma comparação entre a representatividade das atividades divididas em setores, temos o seguinte quadro: informática e eletrônicos tem 1,3% da participação no faturamento do segmento; limpeza e conservação, 0,8%; educação e treinamento, 6,6%; fotografias, gráficas e sinalização 1,8%, e hotelaria e turismo, 3,1% - atividade esta que no ano passado foi a que mais cresceu frente a outros players.

Rogério Feijó, gerente de Relacionamento da ABF, informou que, na comparação de 2010 com 2011, as redes que atuam em serviços cresceram 1%. Na avaliação dos 12 setores do franchising, as prestadores de serviços representaram 27% do faturamento das 1.200 associadas a entidade.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o setor de serviços foi o que mais cresceu - 1,6% - frente aos de maior importância na economia brasileira, como o do agronegócio, que recuou 8,5%, e o da indústria, que cresceu apenas 0,1%, no primeiro trimestre deste ano na comparação com o igual período de 2011.

Outro dado que ajuda a ressaltar a importância dos serviços é que mais de 30% das 470 empresas expositoras na feira promovida pela ABF no começo do mês de junho eram de prestadoras de serviços. Na data, Camargo havia mencionado ao DCI, que no ano passado os destaques foram as empresas voltadas a franquias de turismo, decoração e móveis. Neste ano, a entidade acredita que as franquias de educação, saúde e beleza serão as de crescimento acentuado. "Reforço escolar, acompanhamento de idosos, jardinagem e lavanderias têm sido destaque", explicou. Camargo ainda completou: "São mais empresas nacionais que apostam nesse nicho de mercado".

Demanda

Ambos especialistas da ABF afirmaram que essa é uma das mudanças ocorridas no consumidor brasileiro, que, por não ter tempo para coisas básicas -como lavar roupas, costurar, lavar carros entre tantas outras atividades-, procuram empresas especializadas para suprir essa necessidade.

"Esses consumidores têm buscado comodidade e por isso o setor se mostra tão atrativo aos que querem investir e optam por franquias", explicou Feijó.

Para Filomena Garcia, diretora da Franchise Store - empresa que comercializa franquias e ajuda a implantar o novo negócio, que tem em seu portfólio 15 bandeiras -, realmente existe uma presença mais acentuada das marcas que atuam com prestação de serviço, mas não ultrapassa a da alimentação. "Serviços é um setor crescente, em especial pela proximidade da Copa do Mundo [em 2014]", diz. A especialista, em entrevista ao DCI, destacou que empresários de outros estados têm procurado o segmento de franschising para crescer. "Nos dois primeiros dias da feira, percebemos uma procura intensa de investidores de Minas Gerais, e do sul e do sudeste também", ressaltou.

Empresas

Dentre os diversos empresários atuantes no segmento, vale destacar players como a Sorridents, que tem plano ousado de crescimento para os próximos anos. Segundo Cléber Soares, vice-presidente da rede. Atualmente, 142 consultórios com equipe de dentistas estão espalhados por 14 estados brasileiros, dos quais 41 são operações próprias da rede, e em 2013 a empresa espera ter 200 consultórios abertos. "No ano que vem queremos ter 200 abertos, e em 2016 pretendemos ter 500 unidades sem operação. Para isso vamos procurar investidores dispostos a apostar no nosso trabalho", disse.

Estreante no Brasil, a portuguesa Arranjos Express, que em seu país de origem tem 30 lojas que atuam no mercado voltado à área de limpeza e conservação de roupas, pretende abrir, ainda este ano, 36 lojas em shopping centers e nas ruas de São Paulo. "Traremos ao Brasil um serviço mais profissionalizado de consertos e lavagem de roupas", definiu o empresário Antônio José Isaque Sancheira, diretor da Arranjos Express no Brasil.


Veículo: DCI


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