Meirelles admite mais imposto

Leia em 2min 10s

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não descarta a possibilidade de aumento de impostos no Orçamento de 2017, que precisa ser enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional até 31 de agosto. “Estaremos apresentando a proposta no início da próxima semana, quando esse assunto será decidido de forma definitiva”, disse Meirelles, ontem, um dia após o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmar, no Rio, que o governo não pretende aumentar tributos no ano que vem.
 
“A questão tem que ser tratada com muita responsabilidade. Na medida em que seja possível, de fato, não haverá aumento. Estamos olhando isso com muito rigor. E, a princípio, não vemos necessidade. No entanto, se necessário, sim, pode haver alta de imposto”, afirmou o titular da Fazenda, após audiência na comissão especial da Câmara que examina a proposta de emenda à Constituição que fixa teto para os gastos públicos. Ele reforçou que a proposta do Orçamento já contempla o limite para o crescimento das despesas dos Três Poderes previsto na PEC, que considera a inflação do ano anterior.
 
Meirelles disse que existe “um esforço arrecadatório necessário” para o cumprimento da meta fiscal de 2017, de um deficit de R$ 139 bilhões. Uma parte do aumento de receita, segundo ele, virá da recuperação da economia, pois o governo prevê crescimento de 1,6% no ano que vem, o que deverá aumentar a arrecadação; o restante, de outorgas, concessões e privatizações. “A prioridade é o ajuste fiscal, é a meta de primário do ano que vem. O que for necessário, será feito”, disse. Ele afirmou que a PEC não reduzirá os gastos com saúde e educação. Se a regra estivesse vigorando neste ano, afirmou, os recursos para esses dois setores seriam mais elevados do que os atuais.
 
A diferença nos discursos dos ministros quanto ao que virá no Orçamento de 2017 mostra que o governo de Michel Temer continua dando sinais contraditórios ao mercado, segundo o economista Alexandre Espírito Santo, da Órama Investimentos. “O ambiente político é complicado pelo julgamento do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, na semana que vem. O ajuste necessário é muito duro. E é ruim pedir para a sociedade colaborar mais uma vez, como sempre faz, enquanto o governo não sinaliza um corte efetivo de despesas e aumenta os gastos com o funcionalismo”, criticou. “A melhor sinalização que o governo Temer poderia dar é encaminhar logo a reforma da Previdência. Essa, sim, será a grande virada, e vai conseguir fazer a economia voltar a crescer de forma mais sustentável.”
 
Fonte: Jornal Correio Braziliense  


Veja também

Alta do feijão tem forte desaceleração e prévia da inflação oficial perde força

IPCA-15 de agosto ficou em 0,45%, depois de subir 0,54%, em julho.Taxa de agosto é a maior para o mês desde...

Veja mais
Confiança do comércio melhora em agosto, diz FGV

Índice que avalia o nível de confiança avançou 7,2 pontos.Melhoraram avaliaçõe...

Veja mais
Importações e exportações seguem em queda

Ainda que a região de Campinas tenha reduzido déficit comercial em relação a julho, a tend&e...

Veja mais
Vendas no varejo recuam 7,2%, aponta IDV

São Paulo - As vendas do varejo recuaram 7,2% em termos reais em julho na comparação com o mesmo m&...

Veja mais
Confiança dos empresários do comércio gaúcho avança 11,4% em agosto

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) apresentou alta de 11,4% no mês...

Veja mais
IAV-IDV projeta perspectivas melhores para os próximos meses

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) de  julho fechou com qu...

Veja mais
Confiança do consumidor sobe 2,6 pontos

Alta em agosto ante julho é atribuída à satisfação com o cenário atual, como m...

Veja mais
Representantes das associações estaduais participam da Expoagas 2016

        Reunidos na 35ª Expoagas, em Porto Alegre, representantes (pres...

Veja mais
Confiança do consumidor no Brasil sobe e atinge maior patamar desde janeiro de 2015, diz FGV

SÃO PAULO, 24 Ago (Reuters) - A confiança do consumidor do Brasil subiu pelo quarto mês seguido em a...

Veja mais