Produto com preço baixo vai garantir a receita do setor nas festas juninas

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Fabricantes esperam vender produtos típicos mesmo fora do período sazonal. No ano passado, as vendas de amendoim e pipoca somaram R$ 1,25 bilhão e R$ 385 milhões, respectivamente

 



As fabricantes de alimentos estão apostando no preço baixo dos produtos relacionados à festa junina para incrementar as vendas. Por serem facilmente comercializados fora do período das festas, os produtos representam uma aposta segura para o setor. "A vantagem dos produtos que comercializamos é que, embora sejam doces típicos das festas juninas, eles são normalmente consumidos nos outros meses do ano", afirma o diretor comercial da Santa Helena, Luís Roberto Bertella. A empresa, dona da marca Paçoquita, projeta alta de 20% no volume de vendas no período, na comparação com o registrado em 2014.

Segundo ele, os produtos podem ser vendidos por até cinco meses após o término do período de festas. "O preço também é atrativo, porque não são itens caros", diz. O executivo reconhece que o mercado está mais difícil este ano, mas espera que o lançamento de novos produtos, ainda em fase de consolidação, ajude a alavancar as vendas junto com o aumento da popularidade dos produtos derivados de amendoim. A expectativa da Santa Helena é ampliar em 20% o volume de vendas este ano, mesmo percentual previsto para o período de festa junina.

Na avaliação do economista da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), Denis Ribeiro, datas como as festas juninas são importantes para o calendário do setor, pois ajudam a movimentar as vendas. "As empresas aproveitam esses eventos para estimular o consumo de alguns produtos." De acordo com a consultoria Euromonitor, a venda de amendoim avançou 73,8% entre 2009 e 2014, somando R$ 1,25 bilhão no último ano.

"O amendoim é um produto que não pode ficar de fora das festas juninas", disse o vice-presidente de amendoim da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), André Guedes. A General Mills, dona da marca Yoki, também investe no lançamento de produtos a base de amendoim para a data. Segundo a companhia, o bolo sabor paçoca, um dos destaques da marca nas festas de junho, ganhou uma versão para consumo individual esse ano. Além dos lançamentos, a Yoki terá uma campanha específica para explorar o tema da festa junina.

"Embasado no conceito 'Quem curte faz em casa', o objetivo é estimular o consumidor a fazer uma festa junina em casa para sua família e amigos com os produtos da Yoki", afirma a fabricante, em nota enviada à imprensa. A companhia não divulga números ou projeções de vendas. Além dos bolos, a Yoki aposta na linha de pipocas doces.

No ano passado, as vendas de pipoca do setor totalizaram R$ 385 milhões, uma alta de 73,6% na comparação com as vendas em 2009, segundo levantamento da Euromonitor. Para a Zaeli Alimentos o milho de pipoca, junto com o amendoim, são os produtos cuja demanda mais cresce nesse período. A fabricante paranaense espera que a queda de temperatura também estimule a compra dos produtos, com os consumidores procurando opções de alimentos econômicas e para refeições em casa.

"Por ter um preço baixo, o consumidor não deixa de comprar produtos como esses", destaca o diretor comercial da Zaeli, Aleksandro Siqueira. Este ano, a empresa projeta alta de 20% no faturamento com as vendas no período. Para o ano todo, a Zaeli prevê o mesmo percentual de expansão, com alta de 12% a 14% em volume.

Entrada

Para aproveitar o estímulo gerado pela festa junina nas vendas do setor, a Bimbo do Brasil vai lançar um novo sabor na linha de bolos Ana Maria. Essa será a primeira vez que a empresa investe em um produto específico para a data.

"Vemos potencial em produtos sazonais, principalmente a festa junina", conta o diretor de marketing da fabricante, Alejandro Hernandez. Ele lembra que a Bimbo também produz itens específicos para o Natal, verão e Páscoa.




Veículo: DCI


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