Vendas no comércio cresceram em março

Leia em 1min 50s

VAREJO: Pesquisa do IBGE revela crescimento do comércio, apesar da crise econômica

 



O índice do volume de vendas do comércio varejista paraense voltou a subir, de acordo com o divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente a março de 2015. O indicador avançou 3,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Este resultado simboliza uma retomada de fôlego, uma vez que em dezembro de 2014 o indicador caiu 4%, em fevereiro, 4,9% e em janeiro, 1,7%, sempre fazendo o paralelo com o mesmo mês do ano anterior. O resultado atingido no terceiro mês deste ano foi o sexto melhor em relação ao apresentado pelo comércio das demais unidades federadas. O ritmo de crescimento médio nacional, em março, foi de 0,4%. Em 12 meses, o volume de vendas do comércio local do Estado acumula alta de 2% e no ano, 5%.

A receita nominal das vendas do Pará acelerou 10,6% entre março de 2015 e março de 2014. Este resultado representa aumento de ritmo em relação aos percentuais de novembro de 2014 (8,6%), de dezembro de 2014 (0,6%), de janeiro (3,1%) e de fevereiro (1%). Em outubro do ano passado, o índice desta avaliação cresceu 16,6%, em setembro, 5,2%, em agosto, 3,2%, e em julho, 4,6%. Ou seja, a proporção em que cresceu o indicador entre os meses de março é a mais alta em pelo menos sete meses, desconsiderando o resultado do décimo mês de 2014. O percentual mais recente (março), obtido no Pará, é o sétimo mais alto do País, atrás dos percentuais de Roraima (31,5%), Acre (20,4%), Rondônia (12,1%), Sergipe (13,5%), Mato Grosso do Sul (11,3%) e Rio de Janeiro (11,1%).

A PESQUISA

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. A pesquisa foi iniciada em janeiro de 1995, apenas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, produzindo indicadores de faturamento real e nominal, pessoal ocupado e salários e outras remunerações.



Veículo: O Liberal - PA


Veja também

Grupo alimentação foi o que mais contribuiu para desaceleração do IPC-S, diz FGV

O grupo Alimentação, que recuou de 0,93% na primeira quadrissemana de maio para 0,73% na segunda leitura d...

Veja mais
Impostômetro alcança R$ 700 bilhões e terá nova metodologia, diz ACSP

O total de impostos, taxas e contribuições pagos pelos brasileiros neste ano deve alcançar R$ 700 b...

Veja mais
Como algumas indústrias vêm driblando a crise econômica

Em 2014, o volume de vendas da fabricante de produtos de limpeza Bombril aumentou 10,4% em relação ao ano ...

Veja mais
Momento na economia é de cautela, mas não de paralisação

Neste momento de ajuste da economia, é preciso que os empreendedores tenham cautela, mas não fiquem parali...

Veja mais
Faturamento do setor cai 5,7% e completa 12 meses de retração

A queda no faturamento do comércio varejista paulista continua e completa 12 meses consecutivos de resultados neg...

Veja mais
Com vendas fracas, lojistas partem para redução de custos

Alta na energia, mão de obra, aluguéis e mercadorias afetam a receita   Diante do aumento dos custo...

Veja mais
Vendas do Dia das Mães têm leve baixa na RMB

Para os lojistas, as vendas ficaram dentro do que era esperado para a data   As vendas relativas ao Dia das M&ati...

Veja mais
SPC afirma que inadimplência brasileira chega a 40%

Levantamento do SPC Brasil mostra que quatro de cada dez brasileiros estão inadimplentes, sendo a marca da s&eacu...

Veja mais
Produtos que mais subiram na internet surpreendem

Apesar de no ano passado a média de preços no comércio eletrônico (e-commerce) ter caí...

Veja mais