Comércio aposta nas vendas de fim de ano para recuperar resultado de 2014

Leia em 2min 10s

O comércio pernambucano, apesar de não ter alcançado as metas de vendas esperadas para o ano de 2014, está otimista quanto aos resultados do final do ano. A principal aposta é que no período que antecede o Natal haja uma recuperação do faturamento. É o que aponta uma pesquisa do Centro de Pesquisa do Instituto Fecomércio-PE, realizada em parceria com o Sebrae em Pernambuco e com a Ceplan Multiconsultoria. A confiança média dos empresários numa melhoria do cenário para o setor foi de 45,3%, com destaque para o otimismo dos empreendedores do interior, a exemplo dos resultados de Goiana (62,4%) e Caruaru (58,2%).

Os empresários esperam aumentar em 3,2% as vendas de fim de ano em relação ao ano passado e mais uma vez o município de Goiana se destacou na expectativa positiva. Lá, os empresários esperam um crescimento de 17,2% nas vendas. Pelo menos 34,1% dos entrevistados pretendem aumentar o quadro de funcionários para o período, enquanto 65,6% manterão o mesmo número de empregados.

O levantamento entrevistou 2.788 empresários/gestores e 3.816 consumidores de 17 cidades do estado. Com a intenção de 71,8% dos entrevistados de comemorarem o Natal e de 64,6%, de comemorarem o reveillon, as duas datas devem mobilizar as vendas dos setores de comércio e serviços e ajudar nos resultados dos empreendedores no final de 2014. Ao todo, 74,3% dos entrevistados pretendem comprar presentes no Natal. O destaque ficou para os municípios de Garanhuns e Caruaru - onde nada menos do que 93% e 92,4% das pessoas pretendem presentar alguém nesta data.

O valor médio que o pernambucano gastará com essas festas é de R$ 922,80, dos quais pelo menos R4 459,79 serão gastos com presentes. Vestuário (66,4%), calçados (35%), brinquedos (34,9%) e perfumes/cosméticos (27,6%) foram os itens mais citados. Segundo o levantamento do Fecomércio, 41,8% dos entrevistados vão utilizar o 13º salário para comprar presentes e 40,6% devem usar a bonificação para pagar dívidas. Para 23,6%, a destinação do 13º será a poupança ou outra aplicação financeira.

Pelo menos 60,2% das famílias pernambucanas tinham algum tipo de dívida em outubro deste ano. Nos municípios de Garanhuns (83,6%), Serra Talhada (80,9%) e Goiana (72,5%) está o maior número de pessoas com alguma dívida. Já o percentual dos que tinham alguma dívida em atraso em outubro deste ano era de 49,6%.

Uma questão interessante mostrada pela pesquisa é que os entrevistados consideraram 2014 um ano atribulado e cheio de percalços a serem superados. A expectativa de crescimento das vendas para o ano é de apenas 1,5% em relação ao ano passado. Já para 2015, os empresários esperam uma melhora do cenário.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Vendas no varejo crescem 3,8% em outubro, diz IDV

As vendas reais no varejo cresceram 3,8% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2013, de acordo...

Veja mais
Juro ao consumidor aumenta e deve subir mais, diz BC

Taxa média vai a 44% ao ano em outubro com a alta do 'spread', a parcela que inclui custos e ganhos dos banco. Em...

Veja mais
Cerca de 18% dos brasileiros devem comprar em sites globais em 2015

Os brasileiros descobriram uma forma mais barata de comprar pela internet. A procura por produtos em lojas virtuais estr...

Veja mais
E-bit estima aumento de 22% nas vendas online no Natal

As vendas do comércio eletrônico podem crescer 22% no Natal deste ano na comparação com o mes...

Veja mais
Movimento do comércio cresceu 0,2% em outubro

O movimento no comércio brasileiro cresceu 0,2% neste mês de outubro de 2014, em relação a se...

Veja mais
Entidades preveem baixo crescimento das vendas no Natal

As vendas do próximo Natal devem ter um crescimento modesto em relação ao resultado do ano passado....

Veja mais
Preços ao consumidor avançam na terceira semana do mês

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) ficou em 0,58% na terceira semana de novembro, alta de 0,...

Veja mais
Alimentação volta a pesar na alta do IPC-S no mês

O grupo alimentação, que avançou 0,66% na terceira quadrissemana de novembro, foi um dos cinco grup...

Veja mais
Gastos na web devem crescer de 54% para 79% das despesas

Consumidor acredita que comprará em telas no carro ou em eletrodomésticos     Longe de ser um...

Veja mais