Gastos na web devem crescer de 54% para 79% das despesas

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Consumidor acredita que comprará em telas no carro ou em eletrodomésticos

 

 



Longe de ser uma novidade, a compra pela internet é uma realidade na vida dos consumidores e a expectativa é que esse mercado avance junto com o desenvolvimento de novas tecnologias. Divulgada nesta semana, pesquisa realizada pelo Mercado Pago mostrou que os gastos com compras na internet devem crescer de 54% para 79% das despesas do clientes nos próximos dez anos. Além disso, uma parcela considerável dos entrevistados acredita que, no futuro, comprará pelo computador de bordo de seus carros ou por telas de eletrodomésticos, como geladeiras.

A gerente de Marketing do MercadoPago, Celina Styne Ma, explica que a pesquisa foi realizada em agosto com 600 consumidores que fizeram alguma compra no último ano. Os entrevistados responderam um questionário on-line e representaram seis países diferentes da América Latina: Brasil, Argentina, México, Chile, Colômbia e Venezuela. Segundo ela, o objetivo é entender os principais comportamentos dos clientes on-line, a fim de se estabelecer tendências e desenvolver melhores ferramentas de pagamento pela internet.

A pesquisa revelou que a maioria (41%) dos consumidores fez sua primeira compra pela internet há mais de três anos, sendo que o restante se divide em prazos mais recentes. Eles também afirmaram que atualmente as despesas on-line representam 54% de seus gastos, mas nos próximos dez anos esse número deve saltar para 79%. "O que vemos é que a maioria dos consumidores já entrou no mercado há mais tempo e que eles pretendem evoluir em suas compras. Então, a expectativa é que cada vez mais clientes entrem nesse mundo conectado", afirma a gerente.

Ela destaca, ainda, que a tendência é que esses clientes também sejam cada vez mais multitelas, ou seja, utilizem diferentes tipos de dispositivos para fazerem compras na internet. Um total de 97% dos entrevistados respondeu que utiliza o computador para usar o e-commerce, mas outros 21% disseram que usam o celular e 12% fazem compras com tablets. A gerente explica que a conta não fecha em 100% justamente porque uma mesma pessoa selecionou mais de uma opção, o que comprova essa característica multitela.

"Um número maior de pessoas ainda usa os computadores porque a maioria das soluções em e-commerce foi desenvolvida para desktop. Mas as adaptações para mobile já são tendência, o que nos leva a crer que os pagamentos via dispositivos móveis vão aumentar", destaca. A pesquisa mostrou que 87% dos consumidores acreditam que, em dez anos, estarão comprando por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Mas o levantamento também traz um dado interessante: uma parcela considerável dos entrevistados acredita que, no futuro, também fará suas compras por dispositivos alternativos. Do total, 20% responderam que deverão comprar pelo computador de bordo do automóvel e 17% acreditam que vão navegar em e-comerce em telas de eletrodomésticos.

A gerente destaca que isso abre novas oportunidades, tanto para os donos de lojas on-line, que terão novos canais para se mostrar, quanto para os produtores de produtos como carros, geladeiras e relógios. Segundo ela, o Mercado Pago já tem um aplicativo para pagamento que pode ser inserido em qualquer objeto que tenha uma inteligência computacional e tenha conexão à internet.


Perfil - A pesquisa do MercadoPago revelou que 74% dos consumidores compram na internet por comodidade. Além disso, o quesito preço também aparece na maioria das respostas: 60% compram on-line em busca de melhores preços e 50% vão aos e-commerce por causa de promoções.

Celina Styne Ma lembra que esses dados ressaltam ainda mais a importância dos aplicativos nos e-commerce e plataformas de pagamento. Isso porque uma das características da comodidade é poder comprar de onde quiser e em qualquer momento, o que apenas os dispositivos móveis oferecem. Na questão do preço, ela afirma que o cliente on-line tem a vantagem de conseguir pesquisar muitas lojas e produtos em pouco tempo, o que não conseguiria fazer fisicamente, visitando loja por loja. " por isso que tantas lojas investem em e-mails marketing com promoções do dia e cupons de descontos", diz.

A maioria dos entrevistados (62%) respondeu que utilizam mais a internet para efetuar pagamentos de serviços, como internet, energia elétrica e água. Mas uma grande parcela também apontou celulares (58%), roupas e acessórios (50%) e objetos para casa e decoração (49%) como os principais itens em seus carrinhos de compras na internet. Para a gerente, tanto celulares, quanto produtos de casa são comuns nas compras on-line porque os clientes já conhecem os produtos em lojas físicas. Já o segmento de roupas e acessórios não tEm essa vantagem, mas ela acredita que a grande procura é um reflexo do setor que é muito forte também fora da internet.




Veículo: Diário do Comércio - MG


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