Comércio apela para promoções em novembro

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Tamanho é o receio dos lojistas belo-horizontinos quanto ao desempenho das vendas do varejo no Natal, que 70,7% deles estão realizando algum tipo de promoção ou liquidação em novembro, mês que antecede a tradicional melhor época do ano para o segmento.

 

 

 



A tensão é resultado do cenário econômico brasileiro atual que tem mantido baixo os níveis de comercialização. A estratégia visa fazer com que alguns consumidores antecipem as compras e aproveitem a primeira parcela do 13º salário, que começou a ser paga ontem, para adquirir presentes.

"É claro que não vai ser essa injeção de recursos que vai salvar o desempenho do setor, até porque pesquisas anteriores indicaram que a maioria dos consumidores vai utilizar a renda extra para pagar suas dívidas. Ainda assim, os lojistas estão apostando as últimas fichas", diz o economista da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) Gabriel Ivo, ao comentar a Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista da Capital.

Conforme ele, as promoções e liquidações estão sendo adotadas como estratégia pelos empresários para elevar as vendas neste mês e atrair os clientes às compras, mesmo antes do Natal. "A competição acirrada, típica do comércio varejista, tem exigido uma postura estratégica na definição da política de preços e promoções. Assim, tem sido decisiva também a criatividade na conquista do consumidor, seja por meio do atendimento e do mix de produtos, ou de novos canais de comercialização", destaca.

Faturamento - A pesquisa da entidade revelou que para 56,1% dos empresários consultados, o faturamento em novembro deste ano será melhor do que no mês anterior. Em relação a igual mês do ano passado, os entrevistados estavam mais otimistas, uma vez que no mesmo período esse percentual foi de 62%. No entanto, os investimentos em estoques de mercadorias em outubro, para serem comercializados neste mês, mantiveram o mesmo volume para 78,4% dos empresários.

Considerando o longo prazo, 97,7% dos entrevistados responderam que o faturamento de sua empresa daqui a seis meses estará melhor ou igual, o que demonstra um otimismo nas vendas. Na outra ponta, 2,4% dos entrevistados esperam receita menor no próximo semestre.

Sobre o desempenho das vendas em outubro, a pesquisa revelou que para 46,5% dos empresários o faturamento de outubro de 2014 foi melhor do que o faturamento de setembro. Segundo 29,8% deles, o resultado do nono mês deste exercício foi melhor do que no ano anterior. No entanto, 30,1% tiveram um faturamento abaixo ao de outubro de 2013 e 40,1% mantiveram o faturamento daquele ano.

A saúde do fluxo de caixa no décimo mês de 2014 foi melhor em relação ao mês anterior para 40,1% dos empresários, uma vez que em setembro esse item correspondeu a 37,7% das respostas. Para 45,5% a situação financeira foi igual ao mês passado, índice maior do que o apurado no mesmo período do mês anterior (37,4%).

Além disso, 69,8% dos comerciantes afirmaram que fecharam o mês com o estoque no ponto ideal, resultado abaixo ao apurado em setembro (78,2%). Outros 18,8% fecharam outubro com o estoque acima do esperado, enquanto o percentual de empresários que fechou o mês com o estoque abaixo do ideal foi de 11,4%.




Veículo: Diário do Comércio - MG


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