Vendas na Páscoa têm pior resultado em 5 anos, diz CNDL

Leia em 1min 20s

As vendas a prazo neste último período de Páscoa (entre 13 e 19 de abril) cresceram 2,55% em relação a igual período do ano passado (entre 24 e 30 de março de 2013), informou a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O resultado, no entanto, não foi nada animador para o setor. "Este foi o resultado mais fraco dos últimos cinco anos", resume a CNDL, em nota sobre os resultados da Páscoa 2014.

Para a CNDL, o desempenho reflete o baixo crescimento da atividade econômica brasileira e, de certa forma, já era esperado pelos comerciantes. "Projetávamos o pior crescimento dos últimos cinco anos, por volta de 3,5%. Mas essa variação de 2,55% veio aquém do esperado e frustrou ainda mais os lojistas", avalia o presidente da confederação, Roque Pellizzaro Junior.

O presidente do CNDL destaca que a Páscoa representa a primeira grande festa do ano para o comércio e pode funcionar como um termômetro para o desempenho da atividade comercial ao longo de 2014. "Não só pelo que este resultado representa, mas pelo que todos os indicadores de confiança do empresário e do consumidor também apontam, 2014 será um ano de fraquíssimo crescimento para o varejo", avalia Pellizzaro Junior.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) atribui o resultado ao menor crescimento da massa salarial, à alta dos juros e, principalmente, à inflação elevada. "Mesmo indicando estar sob controle, a inflação ainda é alta e diminui o poder de compra do consumidor, o que impacta nas vendas", explica a economista do SPC Brasil, Luiza Rodrigues.



Veículo: A Tarde - BA


Veja também

Estimativa de crescimento da economia em 2014 registra leve queda

A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia foi levemente ajustado...

Veja mais
Vendas de Páscoa cresceram 1,6%, informa Serasa

Para o órgão, foi o resultado mais fraco de vendas nos últimos cinco anosO indicador de atividade d...

Veja mais
Supermercados são os menos afetados com a alta da inflação

Mesmo com a perspectiva de que a inflação fique pouco acima do teto da meta, na casa de 6,8% neste ano, se...

Veja mais
Comércio cresceu 1,3% em março, aponta IDV

As vendas reais do varejo em março de 2014 cresceram 1,3% na comparação com o mesmo mês do an...

Veja mais
ACSP: vendas do comércio em SP cresceram 3,5%

De acordo com balanço divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as vendas do ...

Veja mais
Alimentos respondem por mais da metade da inflação de abril

O aumento dos preços dos alimentos respondeu por mais da metade do Índice de Preços ao Consumidor A...

Veja mais
Alimentação puxa desaceleração da alta do IPC-S, diz FGV

O grupo Alimentação, que recuou de 2,05% na primeira quadrissemana de abril para 1,79% na segunda, foi o q...

Veja mais
Varejo perderá 11 dias de faturamento com o Mundial

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) acredita que a Copa do Mundo pode fazer com que o...

Veja mais
O alto preço dos ovos de Páscoa

Para entender os motivos do valor elevado dos ovos de Páscoa, Ole Hansen, chefe de estratégia de commodity...

Veja mais