Vendas têm queda de 0,7% em Minas

Leia em 2min 40s

Alternância entre resultados positivos e negativos vem ocorrendo no setor no Estado desde

As vendas do varejo em Minas Gerais recuaram 0,7% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do Estado foi inferior à média nacional, que registrou crescimento de 0,2% na mesma base de comparação. A alternância entre resultados positivos e negativos vem ocorrendo no comércio mineiro desde setembro de 2013.

Na avaliação do economista do IBGE Minas, Antônio Braz de Oliveira e Silva, se nos últimos anos o consumo das famílias funcionou como "motor do crescimento" econômico do país, em 2014 ele já começa a dar sinais de ajuste negativo. E em Minas a queda deverá ser ainda mais expressiva, devido às condições econômicas do Estado. "Desde junho de 2012, quando os índices estadual e nacional encontravam-se no mesmo nível, o comércio do Estado cresceu 2,2% e a média nacional 7,8%", exemplifica.

Ainda segundo Silva, o comportamento do varejo no início deste ano é conseqüência do atual cenário econômico vivido pelo país. Ele reitera que a combinação entre alta dos juros, preços elevados, maior controle do crédito e estagnação do mercado de trabalho e dos níveis salariais são os principais fatores que estão contribuindo para o ajuste negativo do setor. "Diante deste cenário, as pessoas estão mais cautelosas, o que está fazendo o consumo crescer menos e o comércio deixar de expandir", diz.

Na comparação entre fevereiro deste exercício e o mesmo mês do ano passado, foi registrada alta de 7% no comércio mineiro, enquanto que no Brasil observou-se crescimento de 8,5%. Quando avaliado o desempenho do setor no primeiro bimestre deste ano, houve aumento de 6,5% no nível de comercialização em Minas e crescimento de 7,4% no âmbito nacional. Já no que se refere aos últimos 12 meses, as altas foram de 2,8% no Estado e de 5% no país.

Segmentos - Na análise mensal, dos oito segmentos avaliados pelo IBGE, um registrou decréscimo nas vendas no Estado: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com recuo de 3,4% em fevereiro deste ano contra o mesmo período de 2013.

Já os resultados positivos, na mesma base de comparação, foram observados nos setores de outros artigos de uso pessoal e doméstico (15,4%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (11,2%); combustíveis e lubrificantes (10,1%); tecidos, vestuário e calçados (6,7%); e móveis e eletrodomésticos (6,5%), com destaque para estes últimos produtos, que registraram incremento de 10,7% nas vendas em fevereiro.

Quando levadas em consideração as vendas efetuadas no acumulado dos dois primeiros meses de 2014, a análise setorial apresentou sete categorias com resultados positivos e uma com retração. Os crescimentos foram observados em outros artigos de uso pessoal e doméstico (14%); móveis e eletrodomésticos (6,9%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,3%); e combustíveis e lubrificantes (7,7%).

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, mais uma vez, apresentaram queda no primeiro bimestre deste ano frente a igual período de 2013, neste caso de 6,8%.



Veículo: Diário do Comércio


Veja também

Preço do ovo de Páscoa supera inflação dos últimos 12 meses

O aumento dos preços dos insumos básicos cacau (que subiu mais de 50%), leite (16%) e açúcar...

Veja mais
CNC vai revisar para baixo previsão de vendas no varejo

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) pretende revisar para ...

Veja mais
Páscoa começa a aquecer o comércio de Rio Preto

A comerciante Conceição Sartorelli: movimento fraco até semana passada e boas expectativas Faltand...

Veja mais
Projeções do mercado para IPCA de 2014 encostam em 6,5%

Os economistas consultados pelo Banco Central para o boletim Focus voltaram a elevar as projeções para a i...

Veja mais
Vendas externas de ovos recuam 26,8% no trimestre

As exportações de ovos in natura e processados totalizaram no primeiro trimestre deste ano 3,7 mil tonelad...

Veja mais
Às vésperas da Páscoa, ovos de chocolate caem em média 15%

Lojas fazem promoções para desovar os estoques a seis dias da data Quem deixou para comprar o ovo de ...

Veja mais
Páscoa: Expectativa do comércio é de gasto médio de R$ 151 em SC

Expectativa do comércio é de gasto médio de R$ 151 em SC e movimento irá se intensificar nos...

Veja mais
Preços de ovos de Páscoa variam até 160%, diz Procon-SP

Uma pesquisa da Fundação Procon-SP realizada no Estado de São Paulo apontou que a diferença ...

Veja mais
Disparada de preços dos alimentos já dura cinco anos

Choque de preços, em momento de inflação já elevada, facilita repasses para outras ár...

Veja mais