Paulistanos estão mais dispostos a comprar no 2º tri

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A intenção de compra do paulistano no varejo cresceu 3,6 pontos porcentuais no período relativo de abril a junho em comparação ao primeiro trimestre de 2014, informou nesta quinta-feira, 10, levantamento do Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/Fia) em parceria com a Felisoni Consultores Associados. A pesquisa mostra que 53,2% dos paulistanos pretendem adquirir um bem durável no segundo trimestre, ante 49,6% no primeiro período do ano.

Na comparação com o segundo trimestre de 2013, porém, o levantamento informa que a intenção de compra do paulistano recuou 6 pontos porcentuais. Para o período de abril a junho do ano passado, 59,2% dos pesquisados sinalizavam a intenção de comprar um bem durável. De acordo com o Provar/Fia, o resultado do segundo trimestre de 2014 é o menor para este período do ano desde 2004, quando a intenção de consumo foi de 45,1%.

A amostra de intenção de compra do paulistano no varejo físico é composta por 500 consumidores e aborda diversas categorias de produtos, além da utilização do crédito nas compras de bens duráveis.

Internet

A intenção de compra do paulistano na internet no segundo trimestre deste ano recuou 3 pontos porcentuais, para 85,3%. O indicador de intenção de compra no e-commerce do primeiro trimestre de 2014 havia ficado em 88,3%.

O indicador divulgado hoje representa uma expressiva alta em comparação à intenção de compra do paulistano na internet observada na pesquisa do segundo trimestre de 2013, quando o índice foi de 76,5%.

De acordo com a pesquisa, entre os itens que os paulistanos mais mencionaram que pretendem comprar na internet estão nos segmentos de telefonia e celulares (27,6%), informática (25,8%) e eletroeletrônicos (23,9%). De acordo com o Provar/Fia, todas as outras categorias do e-commerce apresentaram queda ou estabilidade na intenção de compra em relação ao primeiro trimestre de 2014.

A situação de comprometimento de renda do paulistanos melhorou no levantamento do segundo trimestre de 2014 do Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/Fia) em parceria com a Felisoni Consultores Associados. Os dados divulgados hoje mostram que atualmente sobram 10,7% da renda das famílias da cidade de São Paulo, ante 9% da pesquisa anterior.

De acordo com o Provar/Fia, o crediário é o principal fator para o resultado do segundo trimestre de 2014, responsável pelo comprometimento de 22,7% do orçamento familiar paulistano. As outras obrigações mencionadas no levantamento foram educação (20,1%) e alimentação (18,6%). A intenção de uso de crédito para novas compras se manteve estável em relação à pesquisa anterior, em 72,1%.

O levantamento do Provar/Fia mostra que 21,4% dos paulistanos pouparam uma parte das suas receitas nos últimos três meses, ante 26% na pesquisa anterior.

Preferência

Os itens que serão mais adquiridos pelos paulistanos no segundo trimestre de 2014 são vestiário e calçados (21%), telefonia e celulares (11,8%) e viagens e turismo (10,6%). O menor índice foi observado em relação aos imóveis, 1,6% no segundo trimestre deste ano.



Veículo: A Tarde - BA


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