Enquanto lojistas de shopping centers se mostram animados em relação ao Dia da Criança, os lojistas de rua preveem o pior desempenho nas vendas dos últimos três anos.
Essa é a projeção da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Um crescimento de 4% das vendas a prazo é esperado na data, valor menor que o visto em 2010 (8,5%), 2011 (5,9%) e 2012 (4,8%).
A projeção se mantém em linha com as análises do varejo até aqui. No Dia dos Pais, por exemplo, a CNDL havia previsto o pior resultado nos últimos três anos, fato que se concretizou com o crescimento de 3,7% observado.
A alta do dólar é tida como uma das principais razões para a situação. No mês passado, a moeda chegou a R$ 2,45 em um momento crucial para o varejo, quando os comerciantes reforçam seus estoques de mercadorias.
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Jr., itens como smartphones, tablets e notebooks são alguns dos presentes mais procurados e também mais afetados pela oscilação cambial, já que boa parte deles é cotada em moeda estrangeira.
"Se pais gastavam R$ 100 nos presentes, talvez a solução deste ano seja optar por um brinquedo um pouco mais barato", afirma o executivo.
Já a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) projeta alta de 12% nas vendas do período ante 2012.
Mesmo com a elevação do dólar, a entidade aposta nos brinquedos nacionais em vez dos importados.
Veículo: DCI