Soja: cooperativas lideram embarques

Leia em 1min 30s

A consultoria Safras & Mercado, através de seu Instituto de Pesquisas Agroeconômicas promoveu o estudo mais completo e fiel já realizado até hoje com os produtores de soja do Brasil. A iniciativa concretizou-se durante a Expedição Soja Brasil, realizada pelo Canal Rural e Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), a qual contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT) e a consultoria de Safras & Mercado. A pesquisa realizada pela consultoria servirá para o planejamento de toda a cadeia produtiva, tais como: planos de expedição geográfica, planos de expansão de produção, planos de investimentos em marketing, entre outros.

De acordo com o resultado da pesquisa listado pelo Instituto de Pesquisas Agro Econômicas Safras & Mercado, a maior parte da comercialização do produto é via cooperativa, atingindo marca de 58,4%, tornando-a visível nos estados do Paraná e no Rio Grande do Sul. Com 18,3% estão os cerealistas e, o mais baixo é atingido pelos comerciantes com apenas 3,5%.

Um dos temas, também, abordados na pesquisa foi o número de veículos dos produtores. Cerca de 45% dos produtores com até mil hectares usam apenas uma caminhonete e 38%. Já para propriedades acima de 5 mil hectares o número de produtores com apenas uma caminhonete é reduzido para 38%, entretanto, 60% possuem pelo menos 1 caminhão.

"A pesquisa permitiu compreender as necessidades dos sojicultores em cada região e ao mesmo tempo conhecer a sua intenção de compra em relação a determinados bens e serviços. Esta informação é de extrema relevância para toda a cadeia produtiva, para que a oferta e a necessidade dos produtores e empresas se encontrem", explica o diretor geral de Safras & Mercado, Fernando Burgos.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Indústria começa a prestar mais atenção no público masculino

Pesquisa divulgada esta semana pela ToolBox, consultoria especializada em marketing de vendas, batizada "Homens à...

Veja mais
Maioria dos clientes utiliza mais de três pontos de compra

O consumidor brasileiro adota como regra a busca incansável pelo melhor custo-benefício. Uma série ...

Veja mais
Produção de TV de plasma cresce 484%

O bolso apertado do brasileiro e o desejo de assistir aos jogos em televisores de tela grande deram novo impulso à...

Veja mais
Kantar Worldpanel divulga as 50 marcas de consumo mais escolhidas no Brasil

Estudo usa metodologia exclusiva para o mercado de bens não duráveis e mapeia as marcas mais escolhidas de...

Veja mais
Consumidor multicanal exige uma nova estratégia

Assim como já ocorreu na Coreia do Sul, Japão e está acontecendo em muitos países, nos pr&oa...

Veja mais
Companhias de 'produto único' ampliam suas ofertas

Forno de Minas lidera o mercado na comercialização de pão de queijo no Brasil. Mas a companhia cres...

Veja mais
Empresa muda o jogo para reter mão de obra

Apesar de atuarem em universos extremamente distantes, há muito mais semelhanças entre a gigante multinaci...

Veja mais
Adoção de práticas de confiança traz resultado concreto para o varejo

Considerado o papa da gestão organizacional e do ensinamento de adoção de práticas bem-suced...

Veja mais
Cecafé: vendas externas do grão no país crescem 8,3%

As exportações brasileiras de café (verde, torrado moído e solúvel) em abril crescera...

Veja mais