Santa Amália amplia produção e lança produtos

Leia em 4min 30s

Empresa vai investir pesado em propaganda e marketing ao longo do ano, com aportes somam R$ 40 milhões

Pouco mais de um ano após ser comprada pela peruana Alicorp, a mineira Santa Amália Alimentos, com planta em Machado, no Sul de Minas, dá início ao seu plano de expansão. A empresa, que ampliou em 30% sua capacidade produtiva no segmento de massas com a construção de mais uma linha de produção, está lançando novos produtos e vai investir pesado em propaganda e marketing ao longo do ano. Os aportes somam R$ 40 milhões. O objetivo é ampliar o market share no segmento de massas em Minas Gerais de 42,5% para 50% em três anos. Para 2014, a meta da empresa é crescer acima de dois dígitos tanto em volume de venda quanto em faturamento.

As informações são do gerente de Marketing da Santa Amália, Felipe Abramides. Ele afirma que a empresa está com um plano robusto de crescimento que envolve, principalmente, ações de propaganda e marketing. No próximo fim de semana, a empresa lança sua campanha publicitária em TV aberta da linha Speciale, que inclui massas que não necessitam de óleo e azeite na preparação. A atriz mineira Débora Falabella estrela os vídeos. A linha foi lançada nesta semana e é a aposta da empresa para este ano. Além das campanhas em televisão e mídia impressa, a Santa Amália vai desenvolver outras ações de marketing.

"Nós vamos fazer o envelopamento das gôndolas dos supermercados e também vamos ter uma ação no estacionamento das grandes redes que será a nossa cozinha itinerante.  um caminhão que tem uma cozinha no baú e viajará por toda Minas Gerais com um chef a bordo que vai oferecer degustação dos nossos produtos para os clientes. A linha Speciale não precisa de óleo ou azeite no preparo, mas nós precisamos provar isso para o consumidor, que está acostumado com esse modo de preparar. Também teremos um novo site e ações nas mídias sociais. Assim, pretendemos chamar a atenção do cliente dentro da loja, no estacionamento e também dentro de casa com a campanha de TV e as ações na internet", diz.

Abramides destaca que a nova linha de produtos traz uma inovação de conceito, já que muda a forma como donas de casa e até chefs de cozinha preparam as massas. As campanhas serão voltadas para esse novo conceito. Ele conta que o produto foi desenvolvido a partir de pesquisa realizada dentro da casa dos clientes. "Nós perguntamos a várias donas de casa se elas usavam óleo ou azeite no preparo das massas e elas nos disseram que sim, mas gostariam de não usar. Então nós desenvolvemos um produto que ficasse soltinho sem a necessidade do óleo ou do azeite e demos para elas testarem. Foram vários protótipos até chegar ao resultado final", lembra.

Cereais - Em junho, a Santa Amália vai lançar mais uma linha de produtos. Dessa vez, ela vai englobar cereais matinais, segmento que a empresa ainda não atua. Além de massas, ela tem mais 30 categorias de produtos, como achocolatados, misturas prontas, refresco em pó, azeites e vinagres, condimentos, extratos e molhos, sopas e cremes, temperos, entre outros. As massas, no entanto, ainda são o carro chefe e a empresa acredita que pode crescer nesse segmento. Atualmente, ela tem 42,5% do mercado mineiro e produz 100 mil toneladas/ano.

"Acreditamos que o consumo de massa no Brasil ainda tem um grande potencial de crescimento. Nossa meta é, dentro de três anos, ter 50% do mercado de Minas Gerais nesse segmento", afirma Abramides. Para suportar esse crescimento, a Santa Amália acaba de ampliar a capacidade produtiva de sua fábrica em 30%. Ele explica que a planta já estava operando próximo de 100% da capacidade no segmento de massas e que essa nova linha foi construída para produção de massas de corte fino, como o spaghetti.

Para 2014, a perspectiva da empresa é crescer acima de dois dígitos tanto em volume de produção (100 mil toneladas/ano) quanto em faturamento, que no ano passado girou em torno de R$ 500 milhões. Todas as ações já citadas, que somam investimentos de R$ 40 milhões para o atual exercício, têm esse objetivo. Atualmente, a Santa Amália gera, na fábrica de Machado, cerca de 1,4 mil empregos diretos. Se somados os demais funcionários e os colaboradores indiretos esse número chega a 2 mil pessoas.


Atuação - Além da planta, a empresa tem possui sete filiais nos municípios de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH), Uberlândia (Triângulo), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte), Atibaia (SP), Duque de Caxias (RJ) e Serra (ES); além de representação nos estados da Bahia, Tocantins, Rondônia, Pará e Sergipe, através de distribuidores parceiros. A empresa já tem inserção no mercado internacional com presença consolidada em países da África, África, Ásia, Europa e América Latina.

Em fevereiro de 2013, o Pastifício Santa Amália foi adquirido pelo grupo peruano Alicorp por R$ 190 milhões. A companhia é uma gigante em bens de consumo na Região Andina, que possui operações em seis países da América Latina (Argentina, Colômbia, Equador, Chile, Brasil e Peru) e exporta para mais de 23 países. Sua sede principal está localizada no Peru, com 16 plantas de produção.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Farmacêutica tem nova liderança no Brasil

A primeira coisa que Patrice Zagamé fez quando assumiu a liderança do laboratório francês San...

Veja mais
Pesquisa Akatu: brasileiro quer produtos com baixo gasto de energia

Levantamento indica porque as pessoas dizem "sim" ou "não" na hora de escolher.Informação de qualid...

Veja mais
Setor de medicamentos prevê alta de até 5,68% a partir de 31 de março

Cálculo foi feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Br...

Veja mais
IBGE prevê safra de algodão maior do que em 2013

A safra de algodão em 2014 deve ser bem melhor do que no ano passado, afirmou o gerente da Coordenaç&atild...

Veja mais
FGV: preços agrícolas no atacado aceleram em março

A inflação no setor agropecuário registrou forte aceleração no atacado. Os preç...

Veja mais
Copa faz indústria aumentar a fabricação de TVs

A Copa do Mundo já aumentou a produção de televisores no país. A indústria corre para...

Veja mais
Confiança do consumidor fica estável em fevereiro

O Índice Nacional de Confiança dos consumidores elaborado pela Associação Comercial de S&ati...

Veja mais
Comércio eletrônico e o CDC

Mauro Roberto Martins Junior é advogado do escritório Pinhão e Koiffman, especialista em Direito da...

Veja mais
Encontro debaterá produção de azeite em Minas Gerais

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vai realizar amanhã e na sexta-feira o 1º...

Veja mais