Depois de abandonada, Forno de Minas renasce das cinzas

Leia em 1min 30s

Vendida para a General Mills em 1999, produtos foram retirados do mercado pelos americanos



Quando, há três anos, readquirama fabricante de pão de queijo Forno de Minas, que havia sido comprada em1999 pela multinacional americana General Mills, os antigos donos da empresa, Hélder Mendonça, Dalva Mendonça e Vicente Camiloti, tiveram que voltar a construir a marca praticamente do zero. “Os americanos resolveram tirar o nome do mercado e isso afetou a imagem da empresa”, afirma Camiloti, diretor comercial da empresa.

A primeira ação para reconquistar os antigos clientes foi voltar a fabricar o produto com a mesma receita utilizada na década de 90. Ao assumir o negócio, a General Mills alterou a fórmula e reduziu a quantidade de queijo. “Procuramos manter a tradição de fazer o produto em escala industrial, mas com sabor caseiro”, afirma Mendonça, presidente da Forno de Minas.

Depois de reestruturar a equipe comercial para reconquistar os antigos clientes, a Forno de Minas passou a investir no lançamento de novos produtos. Entre 2009 e este ano, o total investido em novas linhas será de R$ 40 milhões, resultando em itens como folhados e de empadas congeladas, que devem representar 20% das vendas da empresa em 2012.

Na estratégia para retomar o mercado abandonado com o fim da marca, a maior dificuldade não foi conquistar o cliente final, que ainda tinha boas lembranças do produto. Voltar ao setor de food service é que acabou se transformando no maior desafio. “O sumiço repentino do produto prejudicou nossa relação com os donos de bares e restaurante e demoramos para retomar a confiança”, afirma Camiloti.

Para reconquistá-lo, a empresa teve que adotar uma estratégia adotada no período em que o comando ficou nas mãos de americanos: a redução de preços. “Tivemos que aprender a conciliar nossa receita com os preços menores”, diz Camiloti


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

A modernização da antiga Granado

Companhia centenária investe em imagem retrô para conquistar clientes sem perder os antigos Velha conhecid...

Veja mais
Governo vai reduzir Imposto de Renda sobre PLR, informa ministro

O governo decidiu que vai reduzir o Imposto de Renda cobrado sobre a participação nos lucros e resultados ...

Veja mais
PepsiCo vai associar-se ao Twitter para atrair jovens

PepsiCo fechou uma parceria com o Twitter para transmitir por internet shows de música ao vivo aos consumidores q...

Veja mais
Na rede social, Brasil está no básico

O apresentador chama a "ajudante de palco", em trajes mínimos, e suplicando, pede uma ajuda aos telespectadores. ...

Veja mais
Comitiva da CNA visita portos chineses

Infraestrutura portuária em dois importantes portos da China e o sistema de transporte de uma das maiores transpo...

Veja mais
Queijo obteve reconhecimento de indicação geográfica

Está oficializado: o queijo minas artesanal tipo canastra é aquele produzido somente por sete municí...

Veja mais
Lojistas do interior projetam alta de até 10% nas vendas

O comércio do interior de Minas aguarda ansioso a chegada do Dia das Mães, considerada a segunda melhor da...

Veja mais
Prorrogação de IPI puxa negócios da Eletrozema

Comercialização da rede de eletrodomésticos sediada em Araxá subiu 17% em abril na rela&cced...

Veja mais
Adidas eleva metas do ano

A Adidas aumentou a previsão de lucro para 2012, após registrar  melhor performance que as rivais Nik...

Veja mais