Prorrogação de IPI puxa negócios da Eletrozema

Leia em 2min 20s

Comercialização da rede de eletrodomésticos sediada em Araxá subiu 17% em abril na relação com mesmo mês de 2011.

 
A prorrogação da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca, anunciada no fim de março pelo governo federal, ajudou a incrementar as vendas do comércio. Na Eletrozema, rede de eletrodomésticos com sede em Araxá (Alto Paranaíba) o aumento registrado em abril chegou a 17% na relação com o mesmo mês do ano passado. O grupo possui 333 lojas, espalhadas por cinco estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

 
"O crescimento nas vendas pode ser atribuído, principalmente, ao grande alarde que a mídia faz quando o governo divulga a adoção desse tipo de medida. Com medo de não conseguir adquirir os produtos, a um preço mais acessível, os clientes lotam os corredores das lojas", explica o diretor-geral, Romeu Zema. Ele acrescenta, ainda, que os produtos que impulsionaram os lucros foram as máquinas de lavar, os microondas e as geladeiras.

 
O empresário ressalta que não teve dificuldades para atender esse aumento da demanda. Isso porque, segundo ele, a indústria brasileira está mais bem preparada para atender encomendas em prazos mais curtos. Além disso, ele explica que em muitos meses do ano a quantidade produzida pelos fabricantes ultrapassa o que foi pedido pelas lojas, o que favorece a formação de estoque.

 
Para o Dia das Mães, a Eletrozema projeta um crescimento de 28% ante o mesmo período do exercício anterior. Desse total, os produtos de linha branca devem corresponder a 5%. O diretor-geral esclarece que, na data, os bens mais vendidos são os aparelhos de som, celulares e televisores LCD, não beneficiados pelo incentivo tributário.
 

Zema conta que o principal fator considerado na hora de escolher uma cidade para abrigar uma nova filial da rede é a disponibilidade de mão de obra qualificada. E o plano de expansão do grupo segue ambicioso em 2012, com a previsão de abertura de 50 a 60 lojas até dezembro. "Apesar de já estarmos presentes em outros estados, nosso foco continua no interior de Minas Gerais. Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, por enquanto, ainda não fazem parte dos nossos planos", revelou em entrevista recente o diretor comercial, João Bosco de Oliveira.

 
A redução do IPI não fez a alegria apenas das redes especializadas em eletrodomésticos. Isso porque os hipermercados também conseguiram aumentar os seus lucros com os produtos da linha branca, após a adoção da medida que baixou os preços. Em Minas Gerais, o Extra Hipermercados alavancou as vendas desses bens em 60%, desde o fim de março, segundo dados divulgados pela assessoria de imprensa d empresa. Os produtos mais procurados foram os refrigeradores inox e as lavadoras acima de 10 quilos.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Lojistas do interior projetam alta de até 10% nas vendas

O comércio do interior de Minas aguarda ansioso a chegada do Dia das Mães, considerada a segunda melhor da...

Veja mais
Adidas eleva metas do ano

A Adidas aumentou a previsão de lucro para 2012, após registrar  melhor performance que as rivais Nik...

Veja mais
Redes exportam churrasco e macarrão

Grupos miram mercado nos EUA e no México; adaptação de cardápio e escolha de sócio s&...

Veja mais
Inauguração

A Renner deve manter o mesmo ritmo de inauguração de lojas neste ano.A previsão da companhia &eacut...

Veja mais
China tenta trocar imagem de 'lixo' por luxo

Para competir com marcas europeias, país quer superar rótulo de terra das bugigangasA bebida é serv...

Veja mais
Paulista desperdiça 30% daquilo que compra

Embrapa alerta sobre quantidade de comida jogada fora. Gastos podem chegar a R$ 150 mensais por pessoa Alface, p&at...

Veja mais
As marcas mais valiosas do Brasil em 2012

Pela terceira vez consecutiva, a Petrobras é a grife mais valorizada do País, segundo ranking DINHEIRO/Bra...

Veja mais
Marisa deve registrar mais um trimestre fraco

A Marisa deve registrar mais um trimestre difícil, com lento crescimento das vendas e margens sob pressão,...

Veja mais
Estée Lauder dobra rede da MAC no Brasil

Há 21 anos no grupo americano de beleza Estée Lauder, os últimos seis como presidente, John Demsey ...

Veja mais