De olho no avanço do comércio pela internet e no consumo de celulares, foi lançada na semana do Natal a loja virtual Webfones. O aporte inicial de R$ 200 mil, de um investidor europeu, cujo nome não é informado, deu vida ao site especializado em telefonia móvel. A expectativa é faturar até R$ 12 milhões em 2013.
"A gente quer que, quando o consumidor pense em smartphones e tablets na internet, ele pense na gente", diz o fundador Guilherme Ribeiro, de 28 anos, que já comandou a área de telefones nas varejistas Submarino e Magazine Luiza. Em 2011, deixou o Magazine para abrir o próprio negócio.
"Eu vi o quanto as pessoas realmente querem ter um celular cada vez melhor; é uma cultura brasileira", diz Ribeiro. Para ele, a única maneira de oferecer a maior variedade de celulares, tablets e acessórios do mercado era com uma loja virtual especializada.
A loja está funcionando desde 21 de dezembro. Neste mês, ele iniciará ações de marketing em mídias digitais como Google e Buscapé. Até o fim do ano, a estimativa é investir cerca de R$ 500 mil.
Ribeiro almeja fechar o primeiro ano de operação com faturamento de até R$ 6 milhões. Para 2013, a meta é vender entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões. A partir de dados do mercado, ele estima que a venda on-line de celulares tenha movimentado R$ 2 bilhões em 2011, ou 10% de todo o faturamento do comércio eletrônico brasileiro no período.
Segundo Ribeiro, a loja terá preços competitivos em relação a grandes varejistas devido a acordos com fornecedores e à manutenção de uma "operação enxuta". Os serviços de logística e de tecnologia são tercerizados, e apenas o atendimento é interno. (AM)
Veículo: Valor Econômico