Agentrics PLM, da brasileira Neogrid, adquire Trace One

Leia em 2min 10s

A Agentrics PLM, empresa controlada pela brasileira Neogrid, anuncia hoje a aquisição da companhia francesa Trace One, especializada em softwares para o desenvolvimento de produtos de marca própria com acesso remoto via internet (a chamada nuvem).

As empresas combinadas darão origem à Trace One-Agentrics PLM. O valor da operação é mantido em sigilo pelas companhias. André Ghignatti, executivo-chefe da Agentrics PLM, informa que a compra será realizada com recursos próprios e que a Neogrid terá direito a uma cadeira no conselho de administração da nova empresa.

A Agentrics PLM é resultado do desmembramento da Agentrics, empresa especializada em sistemas de logística para o varejo, que teve 90% do seu capital comprado em 2009 pela Neogrid, por US$ 50 milhões. A Agentrics continua a existir, focada em seu negócio original. Já a Agentrics PLM foi criada para atuar na área de gestão do ciclo de vida de produtos (PLM, na sigla em inglês). Basicamente, desenvolve softwares que permitem gerir o ciclo de vida dos produtos, desde a concepção e o design de embalagens e rótulos, até o processo de produção, descarte e reciclagem.

Ghignatti afirma que a Agentrics tinha interesse em expandir essa área de negócios para atender o mercado de marcas próprias. "O segmento cresce fortemente no Brasil e no exterior", diz. Abrir uma companhia foi considerada a melhor estratégia para competir nesse segmento. "Dessa forma, as empresas manterão o seu foco e os clientes serão atendidos com mais qualidade."

A Trace One-Agentrics PLM nasce com uma equipe de 250 pessoas (80 delas ligadas à Agentrics) e operação em 13 países, incluindo Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Brasil e países da Europa e da Ásia. Fora do Brasil, a Trace One já atendia 12,5 mil fabricantes de marcas próprias e grandes grupos varejistas, como as americanas Walgreens e Best Buy, a dinamarquesa Bestseller e a japonesa Coop Saporo.

No Brasil, entre os clientes da Agentrics que podem passar ser atendidos pela nova companhia estão Pão de Açúcar, Carrefour, Lojas Americanas e Magazine Luiza.

A operação é a quinta aquisição realizada pela Neogrid, companhia administrada pela Miguel Abuhab Participações (MAP), de propriedade de Miguel Abuhab, fundador da Datasul, que foi vendida em 2008 para a Totvs. A Neogrid tem como principal negócio prover consultoria e tecnologia para as áreas de logística e de suprimentos das empresas.

Entre 2006 e 2009, a MAP adquiriu as empresas Xplan Business Solutions, Mercador (do grupo Telefônica), Agentrics e Vivacadena. Quando a Agentrics foi comprada, a MAP decidiu manter o nome da empresa na Europa e nos EUA.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Venda de calçado pela Internet cresce até 50%

Com um faturamento de R$ 600 milhões alcançado em 2011, a brasileira Netshoes - loja virtual especializada...

Veja mais
Avanço das compras on-line marca mudança de hábitos dos consumidores

Atualmente, quando o negócio é fazer compras, há uma maior probabilidade de que os consumidores rec...

Veja mais
MercadoLivre concentra investimento em tecnologia

Com doze anos de existência, o MercadoLivre, especializado em comércio eletrônico, registra crescimen...

Veja mais
Walmart leva rede de aplicativos

Para acompanhar a evolução do comércio eletrônico, o grupo varejista Walmart adquiriu a empre...

Veja mais
Flores4all: flores de Holambra para todo o Brasil

A distância deixou de ser problema para quem quer comprar as flores de Holambra, antiga colônia holandesa di...

Veja mais
Avanço das compras on-line marca mudança de hábitos dos consumidores

... aponta pesquisa global da KPMG   Atualmente, quando o negócio é fazer compras, há uma ma...

Veja mais
Máquinas de vendas automáticas movimentam mais de R$ 600 milhões

Há 15 anos no varejo brasileiro, esses equipamentos, mais conhecidos como vending machines ainda têm muito ...

Veja mais
Cartão de crédito avança no varejo

Para a Fecomércio, tendência é que esse cenário favorável ao "dinheiro de plást...

Veja mais
Cresce a disputa para vender flores na internet

A venda on-line de flores iniciou no Brasil nos anos 90, quando a internet ainda engatinhava. De lá para cá...

Veja mais