Supermercadista pretende voltar a reabrir mercados em 2015

Leia em 2min

Grupo interrompeu expansão neste ano para priorizar integração de lojas. Em 2013, varejista fechou 25 unidades e demitiu funcionários; planos de abertura não foram detalhados



Após passar por um processo de reestruturação no país, o grupo Walmart, maior varejista do mundo e terceira maior rede de supermercados no Brasil, pretende retomar os planos de expansão e abrir lojas no ano que vem. O presidente do grupo no Brasil, Guilherme Loureiro, confirmou que a companhia deve construir hipermercados e supermercados, mas não detalhou os valores nem as cidades escolhidas --ainda estão em definição.

Neste ano, o Walmart não inaugurou unidades no país e concentrou gastos na reforma de 35 lojas. Em 2013, ano em que Loureiro chegou ao comando do grupo, foram fechadas 25 lojas em algumas regiões do Brasil e demitidos funcionários, principalmente da área administrativa.

Eram unidades consideradas com baixo desempenho e as medidas foram necessárias, segundo informou a rede à época, porque o cenário econômico era mais difícil. Além de fechar lojas, o grupo abriu 22 unidades no ano passado, com total de investimento de R$ 1 bilhão.



INTEGRAÇÃO


De acordo com Loureiro, a prioridade para este ano é a integração das lojas com diversas bandeiras. "Com essa integração, toda a nossa operação rodará pelo sistema Walmart [sistema global responsável por automatizar as operações, facilitar a gestão e aumentar a eficiência]. Até o fim deste ano, dois terços do nosso negócio estará integrado [nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste). No próximo ano, em 2015, integraremos as lojas do Nordeste", disse Loureiro.

Com 75 mil empregados em 18 Estados, o grupo tem hoje 544 unidades. Na região Sul, opera com as marcas Nacional, Big e Mercadorama. No Nordeste, com Bompreço e Hiper Bompreço. No Sudeste e no Centro-Oeste, são 59 lojas do Walmart. No país, a companhia tem ainda 49 atacadões (Maxxi Atacado) e 27 lojas do Sam's Club.

O grupo reforçará ainda a campanha Preço Baixo Todo Dia. "Neste momento de incerteza, de economia fraca, é natural se sentir tentado a realizar promoções para atrair consumidores. Mas o Walmart não seguirá esse caminho", disse Loureiro.

"É o momento de reforçar o Preço Baixo Todo Dia para criar um relacionamento de confiança com o consumidor. E, a partir disso, atrai-lo para nossas lojas e aumentar as vendas", completou.

WALMART/ 2013 *
FATURAMENTO R$ 28,5 bilhões
EBITDA não divulga
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 75 mil
PRINCIPAIS CONCORRENTES Grupo Pão de Açúcar e Grupo Carrefour

*dados referentes à operação brasileira



Veículo: Folha de S. Paulo


Veja também

Supermercados se preparam para o Natal

Mesmo com a atividade econômica fraca, redes estimam crescimento de até 30% nas encomendas para o per&iacut...

Veja mais
Dia das crianças: expectativa da Rede Savegnago é aumentar vendas de brinquedos em 40%

Supermercado aumentou oferta de produtos para aumentar a competitividade na data         Com 32...

Veja mais
Vendas de supermercados de SP crescem 4,49% de janeiro a agosto

As vendas reais de supermercados no Estado de São Paulo cresceram de janeiro a agosto 4,49% no conceito mesmas lo...

Veja mais
Casa Fiesta Supermercados lança campanha da Quinzena da Padaria

Até o dia 12 de outubro quem for ao Casa Fiesta Supermercados poderá comprar itens com descontos especiais...

Veja mais
Pão de açúcar e instituto Rodrigo Mendes lançam coleção exclusiva

Colaborar para a construção de uma sociedade mais inclusiva por meio de uma atitude #praserfeliz. Assim, o...

Veja mais
Pão de Açúcar inaugura 5 minimercados nesta 3ª feira

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) inaugura nesta terça-feira, 30, cinco lojas do Minimercado Extra...

Veja mais
Amis vê retomada no último trimestre

Após quatro quedas consecutivas, segmento em Minas Gerais aposta suas fichas nos últimos meses do ano Dep...

Veja mais
Pequeno negócio cresce com curso adaptado

Supermercados, mercearias, farmácias e pet shops estão entre os beneficiados pelo projeto da Abad, que pro...

Veja mais
Walmart vai vender conta corrente em seus supermercados

Produto estará disponível em todas as lojas da rede nos Estados Unidos até o fim de outubro Al&eac...

Veja mais