Supermercados investem em robôs com IA que permite conversas com os clientes

Leia em 4min

O Robios Go, robô da Human Robotics, melhora a experiência do cliente, recebendo-o de forma amigável, fornecendo informações de produtos e até mesmo conduzindo ele fisicamente até os itens

 

Imagine entrar em um supermercado e ser recebido por um robô? Embora possa soar como algo saído de um filme de ficção científica, utilizar a tecnologia para criar experiências de compra inovadoras é uma das tendências globais.

 

Esses atendentes robóticos têm como objetivo tornar a jornada de compra dos clientes mais conveniente, interativa e agradável, refletindo as mudanças nos hábitos de consumo.

 

No Brasil, a ideia de ser atendido por um robô já é uma realidade em alguns lugares, como no Supermarket, loja da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, proporcionando uma nova perspectiva sobre como a tecnologia está transformando o varejo tradicional.

 

O mais novo atendente do estabelecimento é o Robios GO, criado pela Human Robotics, para interagir de maneira autônoma e humanizada com os clientes, desempenhando funções como auxiliar na jornada de compra, guiar pelos corredores e gôndolas e fornecer informações sobre os produtos.

 

“Esses robôs têm se destacado nesse tipo de estabelecimento, despertando curiosidade e contribuindo para a melhoria do fluxo de clientes ao guiá-los para ofertas e produtos, proporcionando uma nova experiência ao público. Além disso, o robô opera como aliado dos colaboradores, fornecendo informações completas e relevantes sobre qualquer item”, explica Olivier Smadja, CEO da Human Robotics”, explica Olivier Smadja, CEO da Human Robotics.

 

Segundo Claudia Fernandes, Gerente de Marketing do Supermarket, a ideia de incluir um robô no atendimento foi para proporcionar, justamente, uma melhor experiência para o cliente da loja. “Nossa intenção foi oferecer interações personalizadas e divertidas, contribuindo para a construção de relacionamentos duradouros”, conta.

 

Lá, o robô guia os clientes pelo supermercado, agradece, cumprimenta com uma “carinha” programada, com piscadinha e sorriso, tudo para tornar a interação mais interessante e conquistar o consumidor.

 

Olivier explica que a presença da inteligência artificial (IA) incorporada no Robios GO possibilita, após um treinamento apropriado, realizar conversas avançadas com os clientes. Isso resulta em uma melhoria significativa na interação e na capacidade de resposta do robô.

 

Inovação

Claudia Fernandes destaca, ainda, a importância de investir em inovação e que isso pode trazer impactos positivos para o seu negócio. “Investir em inovação é se diferenciar da concorrência. Além de assegurar a competitividade no mercado, garante a sustentabilidade a longo prazo, pois cria uma percepção de valor pelos clientes, associando a empresa a uma imagem moderna”.

 

Uma pesquisa da CX Trends 2023, realizada pela Opinion Box em parceria com a Octadesk, destaca a importância da experiência do cliente (CX) em todas as fases do processo de vendas. Dados revelam que 87% dos consumidores preferem marcas que oferecem uma boa experiência, e 75% estão dispostos a pagar mais por isso.

 

Aprimoramento do pós-venda

Além disso, os robôs de autoatendimento contribuem para a coleta de dados valiosos dos hábitos de compra dos clientes, alimentando o banco de dados do empreendimento e, assim, aprimorando o relacionamento com o consumidor no pós-venda.

 

Ao coletar dados como preferências de compra, histórico de interações, feedbacks e outras informações, as empresas aprimoram o seu CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), possibilitando uma compreensão mais aprofundada das necessidades e expectativas do cliente.

 

“Ao ter acesso a essas informações no CRM, as empresas conseguem melhorar a interação de diversas maneiras. Como, por exemplo, personalizar ofertas com base nas preferências individuais, antecipar necessidades, oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado, e até mesmo prever tendências futuras”, explica Olivier.

 

O CEO da Human Robotics destaca que a utilização de robôs pode, além disso, otimizar a contagem e organização do estoque, bem como auxiliar na precificação dos produtos. Ao identificar os itens com maior demanda de venda, os gestores podem tomar decisões de compra mais precisas e negociar preços no mercado, aumentando, assim, a competitividade.

 

Apoio ao Marketing

Os robôs podem trabalhar em conjunto com as equipes de marketing, sendo verdadeiros impulsionadores das vendas de determinados itens. Ao mostrar ou levar os clientes até os produtos, oferecendo uma abordagem única e diferenciada, eles estimulam a decisão de compra, influenciando diretamente em suas escolhas. “Essa estratégia, adotada em campanhas de marketing nos supermercados, permite que os robôs desempenhem o papel de promotores, destacando produtos e incentivando as vendas”, finaliza Olivier da Human Robotics.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Rede Pague Menos apoia oficinas culturais para crianças e adolescentes em Valinhos (SP)

Projeto busca proporcionar uma ocupação em tempo integral, com foco na educação, ao mesmo te...

Veja mais
Aumento da satisfação do cliente impulsiona vendas de rede britânica

Morrisons tem trimestre mais forte dos últimos três anos, apoiada nas métricas de atendimento ao con...

Veja mais
St Marche investe em soluções de IA para aumentar vendas e diminuir o desperdício

Nos primeiros testes, 70% das recomendações de compra feitas pela inteligência artificial foram util...

Veja mais
Assaí inaugura loja em local histórico do 1º Atacarejo do Brasil

Unidade foi transformada para abrigar o modelo mais moderno da Atacadista; foram gerados mais de 500 empregos   O...

Veja mais
Prezunic inaugura loja do bairro Vila Isabel, no Rio de Janeiro

Unidade de número 38 homenageia um dos bairros cariocas mais tradicionais da cidade   Cheia de novidades, ...

Veja mais
Para Walmart, consumidores continuam mais focados em conveniência

John Furner, CEO da varejista, acredita que preço fica em segundo plano quando os clientes economizam tempo e t&e...

Veja mais
Grupo Koch inaugura loja Komprão em Palhoça (SC)

Com 9,5 mil m² de área construída e estacionamento com 273 vagas, empreendimento possui ilumina&ccedi...

Veja mais
Carrefour lança propaganda interativa em campanha de Páscoa

Espectador interage no vídeo, escolhe os produtos e, ao final, é direcionado para carrinho dentro do e-com...

Veja mais
COOP fecha o exercício de 2023 com faturamento de R$ 2,7 bi

No período, a rede de varejo também gerou cerca de 1 mil empregos e chegou a 129 mil novas associaç...

Veja mais