Líderes da UNECS participam de simpósio da Alshop

Leia em 3min 30s

Líderes da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (UNECS) participaram do 2º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, que aconteceu, em Punta del Este, no Uruguai, de 30 de março a 2 de abril. Organizado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), o evento reuniu 250 empresários do varejo, empreendedores de shopping e autoridades em discussões sobre temas recorrentes no setor. A Associação Brasileira de Supermercdados (ABRAS) foi representada pelo diretor de Relações Institucionais, Alexandre Seabra.

 

O presidente da entidade, Nabil Sahyoun, abriu o evento falando sobre o seu otimismo com as conquistas do governo Michel Temer - entre elas, a aprovação da PEC 55, da Lei das Gorjetas e da Terceirização. Pediu o apoio de todos à manutenção da Operação Lava Jato e, também, pressão por parte do empresariado para a aprovação das reformas que estão tramitando no Congresso.

 

Tributos: reforma necessária
O primeiro painel na sexta-feira (31) discutiu os tributos - especialmente o ICMS - e seus impactos no Varejo. Ao deputado Luiz Carlos Hauly, relator da Reforma Tributária, juntou-se a tributarista Raquel do Amaral; o presidente da CACB, George Pinheiro e o fundador da Petz, Sergio Zimerman.

Hauly comparou o excesso de tributos e taxas à gordura trans e ao colesterol, dois males que precisam ser "cortados da dieta" para manter a saúde - não só das empresas, como da própria economia brasileira. Raquel afirmou que a proposta de Reforma "é a ideal, o sonho de cada tributarista", disse. Ela alertou, ainda, para outros custos além da alta carga tributária, como o custo do arrecadar e a da extensa cadeia de decisões acessórias. Afirmou também que a reforma deve ser aprovada ainda nesse ano.


Modernização Trabalhista
Em almoço-debate sobre a Reforma Trabalhista no mesmo dia estiveram reunidos representantes do Governo, das Centrais Sindicais e do empresariado. Os presentes destacaram a importância do setor varejista para a geração de empregos no Brasil e a lamentaram fato de a CLT ser antiga e totalmente voltada para a produção industrial. O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, pediu ao relator do projeto, Deputado Rogério Marinho, a inclusão do trabalho intermitente na reforma, a qual o Deputado prefere chamar de flexibilização. "A regulamentação da jornada intermitente pode levar a criação de dois milhões de vagas", afirmou Solmucci.

 

Marinho reiterou que não haverá prejuízos para os trabalhadores, já que todos os direitos continuarão assegurados. "Nosso compromisso não é com a classe empresarial e, sim, com o país e com o desenvolvimento do Brasil. Mas quem gera emprego é o empresariado e, para que haja condições de gerar empregos é necessário que façamos a nossa parte", pontuou.

 

Terceirização
No sábado, dia 1º, o simpósio teve início com um debate sobre a modernização trabalhista. O Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, juntou-se ao presidente da ANAMACO, Claudio Conz, e o da ABAD, Emerson Destro, para repercutir a recém aprovada lei da Terceirização. Também ouviu dos dois o pedido para avaliar a aprovação da Jornada de Trabalho Intermitente, pleito que a UNECS - União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços - defende desde a sua formação. "A regulamentação da jornada intermitente é muito importante para o setor de comércio e serviços", reiterou Destro.

O ministro disse que essa questão ainda não é um consenso, por isso é necessário estabelecer conversações a respeito - e, nesse sentido, a realização do Simpósio é um passo em direção ao diálogo.

 

Em relação à terceirização, o ministro afirmou que trata-se de um fenômeno global e uma realidade no Brasil. "Temos 12 milhões de trabalhadores nessa modalidade de contrato, inclusive o poder público contrata empresas terceirizadas." A regulamentação da terceirização, disse o ministro, vem justamente na direção de um marco regulatório que dê proteção ao trabalhador. De acordo com Nogueira, o ministério vai agir para evitar a informalidade e a "pejotização" dos trabalhadores

 

Mais informações sobre o simpósio podem ser obtidas no site da Alshop. Clique aqui para acessar.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALSHOP/ABAD

 


Veja também

Temer sanciona terceirização com três vetos, sem salvaguarda para o trabalhador

Presidente havia cogitado alterar texto via MP, mas optou por deixar mudanças para a reforma trabalhista   ...

Veja mais
Pão de Açúcar deve dobrar aposta no setor de atacarejo

Após inaugurar 13 unidades de atacarejo em 2016, empresa controlada pelo francês Casino deve abrir at&eac...

Veja mais
Vendas nos supermercados ficam estáveis nos dois primeiros meses do ano

Vendas nos supermercados ficam estáveis nos dois primeiros meses do ano Em fevereiro, a queda real nas vendas ...

Veja mais
Orientações para economizar nas compras nesta Páscoa

  Bom como todo mundo sabe neste ano, a coisa anda meio estranha os ovos de Páscoa estão em mé...

Veja mais
Conhecimento legal e especializado aplicado ao negócio varejista

    A mais nova seção de SuperHiper, Leis & Negócios, que estreou na edi&cc...

Veja mais
Atacadão inaugura sua primeira unidade de autosserviço Lucas do Rio Verde

Sétima operação da rede no Mato Grosso, unidade tem capacidade para atender 70 mil clientes a cada ...

Veja mais
Sodebo é apontada como líder na categoria de prato semi pronto

Avaliação levou em conta o faturamento ao analisar produtos de alto giro em lojas que possuem cinco ou mai...

Veja mais
Zaffari cai uma posição no ranking dos maiores supermercados do País

O grupo Zaffari, único gaúcho entre as 20 maiores redes de varejo de supermercado no Brasil, caiu uma posi...

Veja mais
Vendas nos supermercados ficam estáveis nos dois primeiros meses do ano

As vendas do setor supermercadista caíram 0,07% nos dois primeiros meses deste ano na comparação co...

Veja mais