Sansung lança TV com tecnologia LED no Brasil

Leia em 3min

A Samsung será a primeira marca a vender no Brasil televisores com a tecnologia LED, considerada a sucessora do LCD. O lançamento dos aparelhos no mercado brasileiro faz parte de uma ação mundial de marketing da multinacional coreana, que também está começando a comercializar os produtos em outros países, como os Estados Unidos.

 

O primeiro lote de televisores LED fabricado na unidade da Samsung em Manaus "saiu do forno" na semana passada e chegará às lojas em maio, afirma Marcio Portella Daniel, diretor da divisão de eletrônicos de consumo da multinacional no Brasil. Simultaneamente, a empresa começou a produzir os aparelhos no México, China, Coreia e Leste Europeu.

 

Assim como todos os produtos de categorias inovadoras, os televisores de LED vão ser bem mais caros - cerca de 50% - que os similares com a tecnologia LCD. E devem atrair, nesse primeiro momento, os consumidores mais curiosos.

 

Segundo Daniel, a empresa começou a produzir em Manaus televisores de LED de 40,46 e 55 polegadas. Os modelos estão divididos em três séries, que variam de acordo com as funções oferecidas, como acesso ao " You Tube" e número de quadros transmitidos por segundo (hertz).

 

O modelo de 40 polegadas deve custar nas lojas brasileiras cerca de R$ 6,6 mil. Um televisor de LCD da Samsung do mesmo tamanho é vendido por cerca de R$ 4,5 mil.

 

As expectativas da Samsung são de que, para cada 10 televisores de LCD comercializados, conseguirá vender um aparelho de LED no Brasil este ano. As estimativas para o tamanho do mercado de LCD ainda são divergentes. Segundo Daniel, foram vendidos cerca de 2,2 milhões de aparelhos no ano passado. Para 2009, a projeção é que o consumo continue crescendo, totalizando 3,5 milhões de unidades.

 

Com a crise econômica mundial, o Brasil transformou-se em um dos poucos mercados onde as taxas de crescimento nas vendas de LCD ainda se sustentam em dois dígitos. Esse desempenho explica o interesse da Samsung em incluir o Brasil no lançamento mundial da tecnologia LED, cujos produtos foram mostrados pela multinacional coreana, em janeiro, na feira mundial do setor de Las Vegas (EUA).

 

No caso do LCD, os televisores começaram a ser fabricados em Manaus pelas grandes marcas globais a partir de 2006 e 2007, com alguns anos de atraso. Os balanços das grandes fabricantes mostram, contudo, que as margens de lucro com o LCD deixaram de ser atraentes após a forte queda nos preços mundiais, que foi precipitada pela crise. O lançamento de novas tecnologias, cujos aparelhos sempre são vendidos a preços mais altos, é crucial para as companhias.

 

A Samsung voltou a disputar o mercado brasileiro de TVs há cinco anos. A sua arquirrival, a também coreana LG, por sua vez, já vinha investindo no país e conseguiu morder uma grande fatia do mercado local. Segundo Daniel, o Brasil está hoje no topo das prioridades da Samsung, que quer conquistar a liderança em toda a categoria de áudio e vídeo no país. Segundo ele, a Samsung já é líder em LCDs no país, mas a empresa não revela os números levantados pela empresa de pesquisa GFK.

 

Em 2008, as vendas da multinacional no Brasil cresceram 31%, totalizando US$ 2,7 bilhões. "Para 2009, a nossa meta ainda é manter um aumento de dois dígitos", disse Daniel.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Nestlé Brasil amplia vendas e destoa do balanço mundial

Destoando dos resultados mundiais, a Nestlé Brasil não teve redução de vendas em nenhuma de ...

Veja mais
Alliance Boots desiste de fatia na Athos Farma

A Alliance Boots, uma das grandes redes de distribuição e de varejo de medicamentos da Europa, desistiu of...

Veja mais
Casino vende menos

O faturamento da rede francesa Casino, cocontroladora do Pão de Açucar, no primeiro trimestre somou €...

Veja mais
Carga congelada cresce 18,55% em Paranaguá

O movimento de cargas conteinerizadas aumentou 5,2% em 2008 no Terminal de Contêineres do porto paranaense de Para...

Veja mais
Acesso difícil reduz benefícios do Rodoanel

As chuvas freqüentemente trazem consigo o caos para a cidade de São Paulo. Como se não bastasse o tr&...

Veja mais
Receita da Nestlé cai no trimestre

As vendas da Nestlé caíram pelo segundo trimestre consecutivo, contrariando as expectativas, pelo fato de ...

Veja mais
Mais eficientes, redes registram venda recorde

No ano que ficou marcado pela crise financeira mundial, o setor de autosserviço brasileiro registrou o seu maior ...

Veja mais
Conselhos devem ser avaliados com rigor

A imagem dos conselhos administrativos - justamente cobrados sobre decisões equivocadas tomadas pelos executivos ...

Veja mais
General Mills deixa de fabricar Frescarini e Forno de Minas

A companhia norte-americana General Mills anunciou na sexta-feira a reestruturação das operaç&otild...

Veja mais