Eletroeletrônicos e moda puxam vendas no e-commerce 3

Leia em 2min 10s

Mesmo num momento em que austeridade é a palavra de ordem, não há brasileiro que resista a promoções do comércio em datas comemorativas, especialmente aquelas oferecidas pela internet. Foi o caso do Dia dos Namorados, celebrado no último dia 12 (domingo). Segundo dados do E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, as vendas do segmento na data subiram 16% e as lojas registraram um faturamento de R$ 1,65 bilhão.
 
O resultado positivo confirma tendência medida no último relatório do Webshoppers, que mostrou que, apesar do cenário de crise econômica, não faltam oportunidades para o comércio eletrônico, que tornou-se uma alternativa confortável na hora das compras. Segundo o documento, o brasileiro já compreende que o e-commerce oferece mais conveniência no consumo, entre outros motivos, graças à facilidade na comparação de preços, o que permite ao consumidor estabelecer uma relação de custo-benefício.
 
A fim de aprofundar os dados divulgados pelo E-bit a respeito das vendas no Dia dos Namorados, a JET e-business, empresa de tecnologia que oferece soluções para negócios em comércio eletrônico e trabalha com um portfólio de 7.000 lojas virtuais espalhadas no País, realizou um levantamento comparativo por segmento de vendas. Os dados indicam que os consumidores optaram por comprar produtos eletroeletrônicos e itens de moda na hora de presentear o parceiro ou a parceira.
 
O levantamento da JET, mostra que, neste ano, os eletroeletrônicos concentraram, sozinhos, 71,4% das vendas na internet no Dia dos Namorados, com um ticket médio de R$ 542. No comparativo com os primeiros dias do mês, no período que vai do dia 1º ao dia 11, houve um crescimento de quase 15% nas vendas desse setor. O crescimento foi possível, em parte, pelos descontos promocionais praticados na data comemorativa: o ticket médio desses produtos caiu em R$150 no dia.
 
Em segundo lugar ficou o segmento de moda e acessórios, representando 17% das vendas totais feitas pela internet. O ticket médio se aproximou de R$ 403. Segundo a JET, aqui também houve crescimento em relação aos onze primeiros dias do mês de junho: as vendas subiram 8%, com um ticket médio R$ 100 abaixo do contabilizado no período, indicando novamente que os sites apostaram na redução dos preços.
 
Comparação anual
 
No comparativo com o ano passado, a JET e-business verificou que, no Dia dos Namorados, os eletrodomésticos e itens de moda também ficaram à frente da venda de outros produtos, como livros, alimentos e bebidas e cosméticos. O percentual de representação por setor de venda foi quase o mesmo: os eletroeletrônicos concentraram 70,7% das transações; moda e acessórios representaram 15,8%. E, mais uma vez, os tickets médios foram reduzidos por ofertas promocionais da data, o que beneficiou as vendas do nicho.
 
 
Veículo: Investimentos e Notícias


Veja também

Analistas melhoram projeções para o PIB

Mercado revisou a estimativa de contração da economia brasileira neste ano de 3,6% para 3,4%  Bras&i...

Veja mais
Frutas apresentam baixas de preços enquanto hortaliças registram alta

O aumento na oferta das principais frutas comercializadas nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) mais representativas do...

Veja mais
Preços elevados e queda nos estoques mundiais justificam déficit global de açúcar

De acordo com o presidente da DATAGRO, Plinio Nastari, este déficit no mercado deve atingir 7,1 milhões de...

Veja mais
Dasa compra Laboratório Gaspar por R$ 59,4 milhões

O conselho de administração da Diagnósticos da América (Dasa) aprovou, sem ressalvas, a aqui...

Veja mais
Exportações de café somam US$ 352 milhões em um ano

Desempenho de maio ficou próximo ao do mês anterior, com volume estável de exportações...

Veja mais
Demanda por crédito aumenta 5% em maio

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que busco...

Veja mais
Arrecadação de impostos e tributos federais em maio é o pior para o mês desde 2010

Com a contínua queda da atividade econômica, a arrecadação de impostos e contribuiç&ot...

Veja mais
Para fabricantes de alimentos, o pior já passou e recuperação está no radar

Na visão do diretor da Abia, Vicente Manzione, a atividade da indústria alimentícia parou de cair, ...

Veja mais
Caem os preços do gengibre e batata-doce

Muitos produtos que compõem as festas juninas e julinas levam hortaliças que têm movimentado o ataca...

Veja mais