Varejo deve agregar serviços a produtos

Leia em 3min 40s

Uma empresa de vestuário que faz ajustes de acordo com o corpo de cada cliente. Esse é um exemplo do que o Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) de Bauru procura dizer: agregar serviços aos produtos é uma opção para driblar a crise. Com o intuito de discutir esse e outros temas, o órgão se reuniu junto a entidades da região (leia mais abaixo). O evento contou com a presença do superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Antonio Carlos Borges.

A alternativa de se diferenciar das demais empresas de um mesmo segmento é sugerida pelo presidente do SinComércio de Bauru, Walace Sampaio. Segundo ele, sempre há espaço para inovação e, atualmente, ela se concentra na ideia de vender uma solução - ao invés de apenas um produto - ao cliente. “Uma empresa que vende ar-condicionado pode muito bem oferecer, ainda, a sua instalação”, dá outro exemplo.

O conselho é voltado aos pequenos empresários, porque os grandes têm maior capacidade de sobreviver apenas com o comércio tradicional, mesmo em tempos de crise. “Eles conseguem acertar os preços e a escala de compra dos produtos. Por isso, os pequenos têm de buscar um diferencial em relação aos grandes e a chave está na prestação de serviços, seja qual for o segmento que eles trabalham”, argumenta o presidente do SinComércio de Bauru.

Segundo Sampaio, outra opção para driblar a crise é a flexibilização do horário de trabalho, de acordo com o do público-alvo. “Não falo em aumento de horas trabalhadas, porque isso implica em pagamento de horas extras. Em Bauru, temos o horário padrão, mas será que ele atende ao interesse do meu público-alvo? Em qual horário o consumidor tem mais disponibilidade para procurar minha empresa?”, questiona.

Dias melhores

Com o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), a FecomercioSP vê uma ligeira recuperação da economia até o final deste ano, conforme aponta o superintendente e economista do órgão, Antonio Carlos Borges. “Os indicadores de confiança dos empresários e dos consumidores revelam o espírito dos agentes econômicos em relação à situação atual e ao que esperam para o futuro. Os dados mostram melhora nas expectativas”, acrescenta.

Contudo, Borges destaca que o governo ainda não está consolidado e não dá para saber se a previsão vai se concretizar. “Não haverá grandes mudanças e acredito que a recuperação da economia se dê em um processo muito lento, porque depende de modificações, começando pela reforma política. Se houver avanços nesse sentido, o presidente interino terá folga para reduzir a taxa de juros até o final do ano, o que facilitará os negócios”, defende.

O presidente do SinComércio de Bauru, Walace Sampaio, tem uma visão ainda mais otimista do futuro da economia brasileira e ela se dá também por uma questão política, conforme ele explica. “A manifestação da sociedade, seja a favor ou contra o governo, é capaz de garantir a eficácia do Estado, porque a população está atenta e vai continuar pressionando. Esse embate político deve existir, independentemente das convicções que estão em jogo”, pontua.

‘Oásis’

Nem todos os segmentos do comércio varejista sofrem com a crise. O “oásis do deserto”, como aponta o superintendente da FecomercioSP, Antonio Carlos Borges, é o setor de farmácias, que oferece produtos considerados inelásticos. “De forma geral, os consumidores estão disciplinados a conviver com a crise, porque esta não é a primeira do País, e passaram a cortar o que consideram supérfluo”, justifica.

Reunião também tem foco nas eleições

Representantes de sindicatos patronais ligados à FecomercioSP estiveram reunidos na sede do SinComércio de Bauru, localizada na avenida Nações Unidas, 17-45, na Vila Santo Antônio, na manhã do último dia 17. Entre os temas abordados, as entidades discutiram algumas propostas aos futuros candidatos às prefeituras de Bauru e região. Uma delas pede a eliminação de feiras itinerantes, que, segundo os sindicatos, são concorrentes desleais.

Outro assunto discutido em reunião diz respeito à data-base dos trabalhadores do varejo, que será em setembro. Mensalmente, a FecomercioSP promove encontros com os sindicatos ligados a ela. Até 2015, os eventos eram feitos na sede do órgão, que fica na Capital. Contudo, neste ano, a instituição vem ao Interior para trazer seus conteúdos. Antes de Bauru, Marília e Botucatu sediaram iniciativas semelhantes, mas nos meses anteriores.

 



Veículo: Site JCNet


Veja também

Vendas dos supermercados cresceram 3,75% no quadrimestre

                    ...

Veja mais
Calote no cartão de crédito aumenta

Os consumidores estão atolados em dívidas com cartão de crédito. Em abril, a inadimplê...

Veja mais
Alta nos preços dos remédios pressiona custo de vida em SP

O custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo subiu 0,68% em abril, pressionado pela elevaç&...

Veja mais
TVs de tela fina vendem 28% menos no 1º tri

As vendas nacionais de aparelhos de TV de tela fina no primeiro trimestre de 2016 registraram queda de 28% em volume e d...

Veja mais
Confiança do consumidor tem ligeira alta em maio, disse a FGV

As expectativas do consumidor brasileiro melhoraram em maio, após dois meses seguidos de queda, apontou a Funda&c...

Veja mais
Lucro líquido da Camil teve alta de 5,5% em 2015

A Camil Alimentos conseguiu ampliar os ganhos no último ano. A companhia teve alta de 5,5% no lucro líquid...

Veja mais
Importação de lácteos aumentou em abril

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as importaç&o...

Veja mais
Confiança do comércio atinge maior nível desde junho de 2015

A confiança dos empresários do comércio aumentou de abril para maio e atingiu o maior nível ...

Veja mais
Número de famílias endividadas recua no País

O percentual de famílias endividadas recuou para 58,7% em maio, informou ontem a Confederação Nacio...

Veja mais