Crise garante mais poder aos consumidores

Leia em 2min 30s

A crise econômica, que resultou no menor poder de compra do brasileiro, trouxe uma elevação do empoderamento do cliente. De acordo com um levantamento do Ibope, a conscientização do consumidor aumentou a análise das promoções e colocou as marcas em cheque sobre a assertividade das liquidações.

"As compras por impulso, antes o grande atrativo do varejo para promoções, começaram a perder força. Isso marca um novo momento do consumo, em que a análise do consumidor envolve força da marca, necessidade dos produtos e custo benefício", analisou ao DCI o consultor especialista em perfil do consumidor e professor de marketing da Universidade de São Paulo, Celso Otto.

A visão do acadêmico vem em linha com o estudo "A Crise Econômica e a Dinâmica das Compras da Família Brasileira", do Ibope Inteligência. Segundo o levantamento, a crise deixou o consumidor brasileiro mais racional, menos fiel às marcas e oportunista. "O consumidor encontra no próprio consumo sua maneira de protestar contra a crise e reage deixando, por exemplo, de comprar marcas com preços abusivos. Abre-se um espaço para experimentação de novas marcas e criação de novos vínculos", detalhava o estudo divulgado na última semana.

Segundo o levantamento, 61% dos consumidores entrevistados dizem que já alteraram ou planejam alterar o hábito de consumo e planejamento financeiro , entre esses, grande parte afirma que vai reduzir os gastos com lazer (41%), sair menos para comer fora (37%), passar a poupar mais pensando em dificuldades futuras (30%), adiar ou desistir de comprar um carro/moto (27%) e reduzir gastos com cartão de crédito (27%).

Se adaptar é preciso

Com a mudança do comportamento do cliente, é necessário que as marcas redobrem o cuidado ao tratar com o consumidor na crise, devendo se preocupar, tanto no âmbito tático como no estratégico, com a quebra de paradigmas e inovação. "As ações táticas de promoção e descontos são indispensáveis, assim como as promoções de produtos premium, tão raras de acontecer em tempo de vacas gordas, ou ofertas de "mais" produtos pelo mesmo valor" diz o Ibope.

Para Otto, uma estratégia importante para garantir venda é que a marca aponte para o consumidor as vantagens dos produtos. "Produtos que fazem bem à saúde, que possuem embalagens econômicas, ou que possuem um tempo de uso maior que o dos concorrentes são apelos que ainda tem relevância", detalhou.

Outra questão importante, na visão do acadêmico, é ter empatia com o consumidor, e não subestimar o entendimento dele com relação à crise. "Publicidade que apelam para termos como 'Sem Crise' é um exemplo de subestimar o entendimento do cliente sobre o momento do Brasil", afirmou.

Para o Ibope, é fundamental que as marcas reconheçam o poder do consumidor, valorize as escolhas dele, transmita solidez do produto comercializado, além de utilizar um tom de transparência e parceria, não paternalismo. "Algumas marcas mais tradicionais, principalmente as que são voltadas às classes C e D precisam mudar radicalmente a forma como se relaciona com o cliente. A primeira lição é não tentar enganar o consumidor, ou há chances de perder mercado."

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Camex altera alíquotas de Imposto de Importação

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou no Diário Oficial da União (DOU), da úl...

Veja mais
Comércio estima alta de até 7% nas vendas do Dia das Mães no RS

O comércio do Rio Grande do Sul deve registrar um crescimento de 5% a 7% no volume de vendas no Dia das Mã...

Veja mais
Casino planeja mais vendas de ativos, diz jornal

                    ...

Veja mais
Colheita de café antecipada na região deve elevar a produção em até 20%

A colheita de café na região de Caconde e São João da Boa Vista (SP) começou um m&eci...

Veja mais
Frango, ovo, milho e inflação em abril de 2016

Após ligeira recuperação em março, frango vivo e ovos voltaram a enfrentar perda de pre&cced...

Veja mais
Hortaliças e legumes voltam a subir e pressionam inflação pelo IPC-S

             Indicador passou de 0,49% no fechamento de abril para 0,64% em maio...

Veja mais
Alimentos subiram 129%; cebola e batata dispararam

                    ...

Veja mais
Mais da metade das famílias paulistanas está endividada, diz Fecomércio-SP

O endividamento atingiu 1,962 milhão de famílias paulistanas - ou 51,1% delas - em abril. O número ...

Veja mais
Empresas mantêm ritmo de reajustes apesar da retração do volume no 1º tri

As companhias brasileiras de bens de consumo mantiveram os reajustes de preços no primeiro trimestre, mesmo com a...

Veja mais