Investir em atacado exige planejamento

Leia em 3min 20s

Com menor fluxo de pessoas dentro das operações, a participação de consumidores em sorteios de prêmios e programas como 'comprou ganhou' caiu 25% no ano passado, ante a 2013.

Ao perceber os consumidores mais arredios, em função da crise econômica, os shoppings começaram a buscar alternativas para voltar a atrair o público. As estratégias vão desde as tradicionais promoções e prêmios até a organização de torneios de pôquer.

De acordo com uma pesquisa do Ibope Inteligência, o percentual de consumidores que participaram de alguma promoção de Natal realizada pelos shoppings brasileiros caiu 25% em 2015 na comparação com 2013.

Para a diretora executiva da entidade, Márcia Scola, o motivo pode ser mais um reflexo das dificuldades atuais vividas pelo setor de varejo, mas não apenas isso.

"Esse é mais um dos exemplos das dificuldades pelas quais passa o varejo. Nos shoppings, o fluxo de consumidores em dezembro sofreu redução de 4% em comparação com ano anterior. Com menos pessoas nos corredores, caíram também as vendas e o tíquete médio, afetando a participação dos clientes nas promoções", afirma ela.

O estudo revelou ainda que a queda de participantes é maior entre as mulheres, pessoas de 24 a 34 anos e entre consumidores da classe C.

Em 2013, o levantamento havia apontado que 20% das pessoas que frequentavam os malls participavam de algum tipo de programa de recompensas nos espaços. Já em 2015 o número caiu para 15%.

As promoções do tipo sorteio foram as que mais registraram queda, passando de 80% de participação, em 2013, para 66% no ano passado.

"O consumidor está muito cauteloso e com a confiança muito baixa. É normal que ele deixe de ir ao shopping, o que reflete a queda no fluxo desses espaços e na participação de promoções", observa o assessor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), Guilherme Dietze.

Para ele, é a hora dos espaços inovarem ao buscar esse consumidor, seja com programas de recompensa diferentes dos atuais ou fortalecer a aproximação com o cliente.

Novas promoções

Presente em mais de 120 centros de compra pelo Brasil, a Alugainfo, empresa que organiza eventos e promoções nos malls, já sabe o que fazer para recuperar a motivação dos consumidores em participar dos programas. A ideia mais recente, e que está em fase de testes, é o torneio de pôquer, que, ao contrário dos eventos comuns nos shoppings, é voltado para adultos. Além disso, a companhia elabora novos conceitos de promoções, que devem estrear no próximo Dia das Mães. "Eu e alguns amigos tivemos a ideia de levar o pôquer para o shopping durante uma conversa informal. Fizemos alguns testes e decidimos inaugurar um projeto-piloto no Shopping Tucuruvi. Deu muito certo", comemora o proprietário da Alugainfo e sócio do VegasMall, que organiza o torneio, Leandro Ferreira.

Em um levantamento realizado com os jogadores, a VegasMall constatou que 80% deles nunca haviam ido ao local, o que impacta positivamente nos negócios do shopping.

"Estamos recebendo, em média, entre 40 e 50 jogadores por dia. Eles levam suas esposas e família, que consomem e circulam pelo espaço enquanto eles se divertem", relatou o executivo ao DCI .

No geral, o torneio recebe participantes com idade entre 25 e 35 anos, que preferem o ambiente do shopping às casas de pôquer para jogar.

A previsão é de que o evento chegue a outros dez centros brasileiros até o fim de 2016. A próxima sacada do empresário é modificar as promoções realizadas nos shoppings. Para o Dia das Mães, Ferreira revela que cinco estabelecimentos brasileiros vão realizar promoções com mais de um premiado, em recompensas que podem chegar a R$ 400.

"Nós vamos mudar aquela promoção que sorteia apenas um carro. Agora vamos premiar vários consumidores. Isso deve fazer com que o número de participantes aumente", diz.

Com a mudança, o empresário estima que participação de consumidores suba dos atuais 5% para 15%, afirmou.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Indústrias tentam manter fatia de mercado com menos aporte

A indústria brasileira deve atravessar mais um ano de baixo investimento. Os poucos aportes previstos para 2016 v...

Veja mais
STF dá liminar suspendendo cobrança de ICMS no comércio eletrônico

                    ...

Veja mais
Hortaliças prontas para consumo ganham espaço no mercado

  Veículo: Site Canal Rural...

Veja mais
Vendas da dona da Nivea sobem 6,4% em 2015

A Beiersdorf, dona da marca Nivea no Brasil, registrou alta de 6,4% nas vendas nominais para 6,686 bilhões de eur...

Veja mais
Preço médio do ovo tem aumento de 32%

A Quaresma é o período onde fiéis fazem memória aos 40 dias que Jesus passou em jejum no des...

Veja mais
Indústria tem desempenho negativo

As vendas de pneus no mercado brasileiro recuaram 1,2% em 2015 na comparação com o ano anterior. O resulta...

Veja mais
Caixa de bombons e tabletes venderão mais nesta Páscoa

Em meio à queda de consumo dos brasileiros e perda do poder aquisitivo, supermercados gaúchos apostam em o...

Veja mais
Consumidor muda hábito para driblar a crise

A cesta básica registrou alta de preço em Salvador, ficando 11,15% mais cara em janeiro, na comparaç...

Veja mais
Técnico prevê safra de alta qualidade

O clima ideal também tem contribuído para o desenvolvimento e para a colheita da soja precoce em Uberl&aci...

Veja mais